O Que É Not Provided e Como Entender Este Tráfego no Analytics

04/03/2020 by in category Google Analytics with 0 and 0
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Que métodos alternativos existem para identificar as palavras-chave atribuídas como not provided pelo Google Analytics?

O que as pessoas estão digitando no Google e outros mecanismos de busca antes de chegarem até seu site?

A resposta a esta pergunta é muito importante. Afinal, entendendo o comportamento do seu público-alvo fica mais fácil otimizar seu site para conseguir mais visitas e mais conversões.

Mas o problema é que, ao analisar os relatórios do Google Analytics, você se depara com algo parecido com isso:

not provided

Sim, os termos de consulta sendo substituídos para um fantasmagórico termo “not provided”.

Não há dúvidas de que os not provided afetam a análise do tráfego no seu site. Afinal, você não consegue identificar quais são os termos digitados pelos usuários e que estão lhe trazendo novas visitas e conversões.

E agora? Como identificar as palavras-chave que o Google deliberadamente esconde dos profissionais de marketing? Como você pode aproveitar outros recursos e ferramentas para continuar aprendendo sobre a maneira como seu público-alvo encontra seu site na internet?

A Razão do Not Provided

Primeiramente, vamos entender os motivos do Google em determinar a criptografia destes dados.

Tudo isto começou a acontecer em 2011. Neste ano, os not provided surgiram nos relatórios do Analytics. Assim, os dados de pesquisa dos usuários que estivessem logados em sua conta Google (como Gmail e YouTube, por exemplo) passaram a ser enviados para o Analytics como “not provided”.

O objetivo do Google com este comportamento sempre foi o de proteger a privacidade dos usuários.

Como Conhecer as Oportunidades de Palavras-chave

Não existe um recurso simples, algo como clicar em um botão “desabilitar”, para que os not provided não apareçam mais.

No entanto, ainda assim, você pode continuar aprendendo sobre qual o interesse do seu público-alvo e como ele tem feito buscas relacionadas.

Existem diversas soluções e vamos compartilhar algumas com você.

Relatórios do Search Console

Alguns dados de consulta podem ser obtidos no relatório do Search Console, no Analytics. Este relatório apresenta dados de cliques e impressões.

Para isso, você deve acessar Aquisição > Search Console > Consultas.

Se por acaso você não conseguiu visualizar este relatório, será necessário vincular o Search Console ao Analytics. Para tanto, siga os passos abaixo:

1. Acesse o Google Analytics.
2. Clique em Administrador, no canto inferior esquerdo.
3. Na guia Propriedade, clique em Configurações de Propriedade.
4. Na tela que abrir, localize e clique no botão Ajustar o Search Console.
5. Clique em Adicionar.
6. Role para baixo até encontrar seu site. Marque a caixa e clique em Salvar.

Depois disto, basta acessar os dados do Search Console no painel Aquisição do Analytics.

Além disso, você pode acessar diretamente o site do Google Search Console para descobrir palavras-chave que geraram impressões e cliques para visitar o site da sua empresa.

Use a Pesquisa Interna

Seu site tem um campo de pesquisa interna?

Se não tem, seria bom utilizá-lo. Há no mínimo dois bons motivos para isso:

  • Você ajuda seus visitantes a encontrarem o que estão procurando.
  • E ainda consegue identificar palavras-chave de interesse do seu público-alvo.

O Google Analytics oferece um relatório chamado Pesquisa Interna. Ele está dentro da guia Comportamento.

Pesquisa interna not provided

Assim, você consegue visualizar o que as pessoas estão digitando dentro do seu site, palavras estas que, em muitos casos, serão parecidas com aquelas que digitaram no Google.

Para ativar este relatório e começar a recolher seus dados, siga estes passos:

1. Acesse a página de Administrador, no canto inferior esquerdo.
2. Na guia Vista, clique em Configurações da Vista da Propriedade.
3. Ative a opção Acompanhamento da pesquisa no site.
4. Em Parâmetro de consulta, digite os parâmetros de consulta internos, como term,search,query,keywords.

pesquisa interna

Invista em Links Patrocinados

Anunciar no Google Ads traz a tradicional vantagem de colocar seu site em posições destacadas nas pesquisas mais importantes para sua empresa.

Além disso, convém destacar que os termos utilizados pelos usuários e que geraram impressões e cliques ficam disponíveis nos relatórios.

Portanto, os Links Patrocinados podem ajudá-lo a conhecer melhor não somente as visitas patrocinadas, mas também o tráfego orgânico.

Use o Google Trends

Embora você esteja impossibilitado de descobrir os not provided, ainda assim você pode identificar o que as pessoas estão procurando no Google e como elas estão fazendo isso.

Com o Google Trends, você tem acesso a estes dados. Portanto, use esta ferramenta para descobrir mais detalhes comportamentais do seu público-alvo.

Use o Planejador de Palavras-chave

O Google Ads oferece uma ferramenta de planejamento de palavras-chave para investimento em anúncios. No entanto, este recurso pode ser bastante útil também em otimizar seu site para as buscas orgânicas.

Com a ajuda do Planejador, você identifica os principais termos do seu ramo de negócios e as palavras-chave relacionadas.

Você deve realizar testes para verificar o posicionamento do seu site para estas principais consultas. É provável que descobrirá muitas oportunidades para otimizar seu site.

Concluindo

Como mencionado, não há uma maneira simples e segura de acessar os not provided.

Por isso, se você está perdendo muita informação valiosa por causa desta criptografia, deve procurar métodos alternativos para identificar as palavras-chave, tais como os mencionados acima.

Utilizar um ou mais dos métodos apresentados pode ser exatamente o que você precisa para compreender as palavras-chave orgânicas do seu ramo de negócio e otimizar as visitas em seu site.

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