Relatórios Entre Dispositivos do Analytics – Como Utilizar Seus Dados de Forma Prática

20/03/2020 by in category Google Analytics with 0 and 0
Home > Blog > Google Analytics > Relatórios Entre Dispositivos do Analytics – Como Utilizar Seus Dados de Forma Prática

Por que você deveria se preocupar em analisar um relatório que rastreia o uso do seu site em diferentes dispositivos? Neste artigo, você descobrirá a resposta.

Por que se preocupar com o comportamento dos usuários em diferentes dispositivos? A resposta a esta pergunta é que vivemos na era da multitela.

Ou seja, antes de converter, um usuário talvez utilize diversos dispositivos. Uma pesquisa no tablet, a análise de uma revisão no celular e, por fim, a compra no computador.

É claro que muitas vezes acontece do usuário entrar no funil em um dispositivo e continuar utilizando este dispositivo até a conversão.

É por isso que você precisa de um relatório que o ajude a ter esta visão mais analítica e compreender a jornada do cliente.

E quanto a isso, você pode ficar tranquilo. O Google Analytics oferece relatórios preparados para este comportamento.

Este guia se propõe a isso. Ele mostra a importância dos relatórios entre dispositivos e como você pode começar a utilizar esta ferramenta.

Sim, usamos no plural: relatórios entre dispositivos. Você verá que o Analytics oferece 4 relatórios para analisar o fluxo dos usuários entre diferentes telas.

São eles:

  1. Sobreposição de dispositivos
  2. Caminhos de dispositivos
  3. Canais
  4. Dispositivo de aquisição

Antes de Começar

Antes de analisarmos cada um destes relatórios, convém destacar que eles ficam disponíveis depois que você ativar os Indicadores do Google.

Caso os indicadores não estiverem ativados, você será informado disso assim que clicar em um dos relatórios.

A ativação acontece ali mesmo, no Analytics, com poucos cliques.

Além disso, tenha em mente que os relatórios entre dispositivos não são retroativos. Portanto, se você ativar os indicadores do Google hoje, os relatórios entre dispositivos passarão a apresentar dados de hoje em diante.

Portanto, vamos analisar estes relatórios. Acesse o Analytics e clique em Público-alvo > Todos os Dispositivos.

1. Sobreposição de Dispositivos

Aqui você consegue identificar o dispositivo ou combinação de dispositivos utilizados pelos usuários ao navegar no seu site.

Procurando facilitar a compreensão, os dados são apresentados em um diagrama.

Você pode se aprofundar nos dados apresentados configurando diferentes segmentos. Assim, terá uma visão mais detalhada sobre o comportamento do seu público.

Note na imagem acima que, com a ajuda do relatório de sobreposição de dispositivos, você pode comparar receita e taxas de transação.

Analisando os dados ali, note que a maioria do tráfego e da receita deste site vem de computadores.

Mas há um dado interessante ali: embora o tráfego de Desktop + Mobile seja menor do que de tablets, a receita gerada pelo primeiro é maior.

Como você pode usar esta informação? No exemplo citado, vimos que o mobile tem papel fundamental nos lucros da empresa. Portanto, vale a pena investir em design e campanhas publicitárias focadas em usuários de dispositivos móveis.

2. Caminhos de Dispositivos

Aqui é apresentado a ordem de dispositivos utilizados no caminho traçado pelos usuários no funil.

Os blocos apresentados estão na sequência certa. Por exemplo, o bloco Mobile > Desktop são os usuários que interagiram com seu site inicialmente em um dispositivo móvel e depois em um computador.

3. Canais

Aqui você descobre quais são os canais de marketing que impactaram os visitantes do seu site.

Para isso, ele disponibiliza diversas dimensões. Além do Agrupamento padrão de canais, há também as seguintes dimensões:

  • Campanha: nomes das campanhas do Google Ads. Também estão incluídas aqui suas campanhas do Campaign Manager ou do Search Ads 360, se tiver associado essas contas ao Analytics.
  • Conteúdo do anúncio: a primeira linha de cada link patrocinado do Google Ads, bem como as etiquetas utm_content utilizadas nas campanhas.
  • Mídia: as mídias que geraram tráfego. Inclui os meios identificados com utm_medium.
  • Origem: as origens que geraram tráfego para seu site, incluindo aquelas identificadas através do utm_source.
  • Origem/mídia: as combinações de origens que geraram tráfego.
  • Palavra-chave: todas as palavras-chave utilizadas pelos usuários para chegarem até seu site. Isto inclui as pagas (links patrocinados) e não pagas (orgânicas).

4. Dispositivo de Aquisição

Dispositivo de aquisição é o nome que se dá para o dispositivo utilizado pelo usuário no primeiro contato que ele teve com seu site.

O objetivo deste relatório é descobrir se seu cliente converteu no dispositivo de origem (ou seja, no dispositivo de aquisição) ou em outro dispositivo.

Note que este relatório apresenta duas colunas: Receita do dispositivo de origem e Receita de outros dispositivos.

Assim, digamos que você cria uma campanha publicitária focada principalmente em celulares. No entanto, se os usuários não converterem de imediato, mas retornarem posteriormente para concluir a conversão nos computadores, você descobrirá isso analisando estas colunas deste relatório.

Concluindo

Seus clientes provavelmente estão migrando entre uma tela e outra quando acessam seu site. E dependendo da tela utilizada, isto faz toda a diferença no número de conversões.

Por isso, vale a pena analisar estes relatórios para entender o comportamento do seu público-alvo e obter informações sobre quais dispositivos seus clientes usam em cada estágio do funil de compras.

Depois, basta utilizar este conhecimento para otimizar suas estratégias de comunicação digital.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso