preloader

Transações Duplicadas no Analytics – Como Localizar e Corrigir?

Como identificar se o Google Analytics está registrando duplicação de transações em sua loja virtual? Como evitar que isso aconteça?

Aliar os relatórios do Google Analytics ao comércio eletrônico é essencial para compreender o desempenho da loja virtual e tudo o que pode ser feito para otimizar seu desempenho.

Como o universo das transações digitais são complexos e repleto de detalhes que fazem toda a diferença, problemas podem acontecer a qualquer momento.

Um destes problemas são as transações duplicadas.

Isso pode passar despercebido por alguns proprietários de e-commerce. Afinal, se o ID da transação é o mesmo, por que uma transação apareceria duplicada?

Bem, antes de tudo, é importante não encarar o Google Analytics como um recurso para implementação de transações. É melhor enxergá-lo como uma ferramenta de registro e geração de relatórios. E, como tal, ele mostra o que está acontecendo. A partir daí, podemos tomar ações para corrigir problemas ou mesmo otimizar aquilo que está dando certo.

Assim, como você pode identificar se o Google Analytics está registrando duplicação de transações em sua loja virtual? Como evitar que isso aconteça?

Por Que Se Preocupar Com Isso

O cerne de um comércio eletrônico são as transações. Se elas forem computadas mais de uma vez, isto certamente afetará diversos relatórios e métricas relevantes. Por exemplo, você terá um aumento da receita, embora o valor não seja real.

Por este motivo, é importante que todo site que possibilita transações online verifique se não estão acontecendo problemas de duplicação.

Como Localizar Transações Duplicadas

Para identificar se o Google Analytics está registrando as transações de forma duplicada em sua conta, você precisará criar um relatório personalizado.

Para isso, siga os passos abaixo:

1. No painel esquerdo do Analytics, clique em Personalização.
2. Escolha Relatórios personalizados.
3. Clique no botão +Novo relatório personalizado.
4. Dê um nome para seu relatório (por exemplo, Transações Duplicadas).
5. Clique em +Adicionar Métrica.
6. Na dimensão Comércio Eletrônico, selecione Transações.
7. Clique em +Adicionar Dimensão.
8. Na dimensão Comércio Eletrônico, clique em Código da Transação.
9. Clique em Salvar.

identificar transações duplicadas analytics

Assim que clicar em Salvar, você já será redirecionado para o relatório que acabou de criar.

Antes de analisar as transações, escolha um período longo, digamos, 3 meses.

Depois disto, clique no nome da coluna Transações de modo a classificar sua lista pelo número de transações.

Como saber se o Analytics não está registrando transações duplicadas no seu e-commerce? Para isso, cada ID na tabela deve mostrar apenas uma transação. Se o número apresentado ali for maior que um, então, você está diante de uma transação duplicada.

identificar transações duplicadas analytics

Caso se depare com esta realidade em seu Analytics, o que pode fazer para corrigir a situação?

O Que Causa o Problema

Antes de tudo, precisamos nos perguntar: o que causa esta anomalia?

Um dos principais motivos está na página de agradecimento, a página usualmente responsável por enviar ao Analytics o hit da transação.

Visto que esta página costuma trazer detalhes do produto adquirido e do pedido, muitos usuários acabam salvando o endereço nos Favoritos.

Posteriormente, quando querem verificar algum detalhe do pedido, carregam novamente a página de agradecimento. O que acontece? Um novo hit de transação é enviado ao Analytics.

Como Corrigir Transações Duplicadas no Analytics

Diante desta realidade, como a loja virtual pode corrigir o problema?

Há algumas soluções para o problema, algo que seu desenvolvedor pode lhe ajudar.

Apenas para citar uma delas, o problema pode ser corrigido garantindo que a página de agradecimento seja carregada apenas uma vez. Assim, mais tarde, se o usuário tentar acessar a página de agradecimento novamente, ele pode ser redirecionado para outra página. Obviamente, esta página de redirecionamento deve conter todos os detalhes do produto e do pedido.

Concluindo

O Analytics é uma ferramenta poderosa que fornece insights valiosos sobre o desempenho de um negócio na internet.

No entanto, como visto, com uma simples brecha, e temos diante de nós discrepâncias e anomalias nos relatórios.

Por este motivo, é importante sempre realizar uma análise criteriosa para descobrir se as coisas estão realmente funcionando como deveriam.