– A API do Google Ads é uma interface de programação que dá aos anunciantes a capacidade de realizar diversas alterações em suas contas, incluindo ajustes em massa nas campanhas de Links Patrocinados. É um recurso especialmente útil para quem trabalha com contas grandes que oferecem maior dificuldade para realizar um gerenciamento mais próximo e apurado.
– Além da criação de aplicativos que satisfaçam a necessidade de um sistema funcional e flexível para gerenciar alterações em suas campanhas de Links Patrocinados, a API do Google Ads também está disponível para todas as campanhas do Google Shopping, facilitando o processo de criação e gerenciamento em ampla escala. Para as empresas que possuem um grande inventário de produtos anunciados no Google, a API do Google Ads pode ser a ferramenta ideal para facilitar a gestão das campanhas.
– Esta integração do Google Shopping à API do Google Ads define configurações próprias para este tipo de campanha de Links Patrocinados. Por exemplo, isto exige a criação do ShoppingSetting que possui três propriedades: merchantId (obrigatório), salesCountry (obrigatório) e campaignPriority (opcional).
– As possibilidades destas definições são muito amplas. O Google dá o exemplo de campanhas que tem todo o seu estoque de produtos divididos em diversas categorias. Em seguida, são definidos lances para os grupos de produtos de forma individual. O diagrama abaixo exemplifica isso.
– Itens da categoria “Brinquedos” recebem um lance de $0,20. Já os produtos eletrônicos possuem lances segmentados: se for um produto eletrônico da Marca A receberá um lance de $0,11; se for da Marca B, então o lance será de $0,12. Para as demais marcas, o lance é de $0,13. O diagrama ainda oferece o exemplo de que os demais produtos terão um lance de $0,31 caso forem usados, e $0,32 para os restantes.
– Neste caso, percebe-se a necessidade do anunciante criar a estrutura de seus produtos anunciados no Google como uma árvore, para poder definir os valores corretos a serem aplicados em massa nos Links Patrocinados no Google Shopping.
– Devemos nos lembrar que, para ter acesso ao Google Ads API e seus poderosos recursos voltados para o marketing digital, é necessário que o anunciante possua uma conta Minha Central de Clientes (MCC). Durante o processo de inscrição, será solicitado informações sobre o usuário, desenvolvedor e aplicativo. Após a aprovação, o anunciante receberá um token de desenvolvedor que é a chave para acessar a API, e realizar o gerenciamento em massa de suas campanhas no Google Shopping.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2521) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2591) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2591) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)