– Pequenas lojas virtuais talvez se sintam intimidadas com a ideia de investir nos Links Patrocinados exibidos no Google Shopping. Afinal, como querer competir de igual pra igual com gigantes do varejo online na promoção de produtos?
– Esta é uma das grandes belezas em investir no Google Ads. Nesta plataforma de publicidade, as pequenas empresas têm o potencial de competir com grandes marcas e conquistar a atenção, cliques e conversões do seu público-alvo.
– No entanto, para chegar neste patamar é preciso estar atento a alguns princípios durante a criação e gerenciamento das campanhas promocionais.
– Veja alguns aspectos a que uma agência digital de Links Patrocinados está atenta para fazer com que as PMEs figurem em destaque nas buscas relevantes dos internautas por produtos, ao anunciar seu e-commerce na internet.
– Os recursos de segmentação do Google Ads são muito poderosos e eficientes. Por meio deles, você consegue ter seus anúncios exibidos somente em determinadas áreas geográficas. Além disso, pode dar lances de acordo com a região onde os anúncios são exibidos. Por exemplo, ao criar uma campanha para ser exibida em sua região, você pode dar lances mais altos e criar diferenciais (como frete gratuito). Isto pode ser especialmente vantajoso para cidades fora dos grandes centros, onde os gigantes do varejo costumam cobrar altas taxas de frete para entregar o produto em domicílio.
– Em vez de investir em termos amplos com uma competitividade gigantesca, as PMEs podem investir em palavras-chave de cauda longa, bastante específicas. Assim, apenas como exemplo, deixe os gigantes do varejo virtual darem seus lances sobre palavras tão amplas quanto “tênis”. Os pequenos podem se concentrar em marcas e modelos específicos. Embora as consultas sejam bem menores, tais termos possuem alta probabilidade de conversão. Um exemplo de cauda longa seria: “tênis nike air force masculino cano alto”.
– Como um varejista online, você certamente possui diversos produtos que estão presentes na maioria dos catálogos dos grandes comerciantes. No entanto, é provável que possua produtos que são bastante escassos nas prateleiras virtuais da internet. Quando um e-commerce possui produtos desta categoria, isto abre oportunidades para criar Links Patrocinados com pouca concorrência, aumentando a probabilidade de receber uma visita com grande potencial de conversão.
– Um benefício posterior desta estratégia é que, uma vez que o prospectivo cliente esteja em sua página de destino, é possível apresentar-lhe produtos relacionados sem que haja qualquer outro concorrente presente.
– As pessoas estão sendo cada vez mais específicas em suas buscas. Isto significa que, ao procurar produtos, elas nem sempre mencionam marcas e modelos, mas destacam as atividades que desejam realizar com o produto, ou mesmo a solução para um problema.
– Ainda utilizando o exemplo de “tênis”: é por esta razão que vemos sugestões do Google para termos como: “tênis para corrida de rua para pisada supinada”.
– Uma agência de Links Patrocinados faz uma pesquisa profunda para avaliar o que o público-alvo está procurando, em vez de simplesmente gerar listas de palavras-chave utilizando marcas e modelos. Quando uma PME do ramo virtual possui campanhas publicitárias focadas no que o público-alvo está pesquisando atualmente, aumentam as chances de ter seus produtos exibidos no momento certo. E isto faz com que aumente a probabilidade de você disputar de igual pra igual com os gigantes do varejo virtual.
– Uma das grandes vantagens oferecidas pelos anúncios do Google Shopping é que o funil de conversão é mais curto. Isto significa que as pessoas que procuram por produtos e clicam nos anúncios estão comumente mais perto do processo final de conversão (compra).
– Portanto, anunciar um e-commerce na internet com o Google Shopping é um investimento que vale a pena. No entanto, para conseguir obter bons lucros, mesmo diante da concorrência acirrada, é preciso ter campanhas muito bem administradas e focadas em resultados.
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