O Google Shopping está sendo gradativamente reformulado, apresentando um carrinho de compras universal disponível em várias plataformas do Google, incluindo a rede de pesquisa, Google Assistente, Google Imagens e o YouTube.
O novo Google Shopping inclui mudanças no design e uma experiência de compra mais personalizada. E isto visa aumentar a confiança dos consumidores, e melhorarem as vendas das marcas e varejistas.
Portanto, vamos analisar as principais características das novas experiências de compra do Google Shopping.
O novo Google Shopping está de cara nova.
E esta reformulação em seu design é caracterizada pela personalização nas recomendações de compras. Trata-se de uma resposta competitiva para a Amazon que também utiliza tais recursos em suas páginas.
Para apresentar uma página personalizada é levado em consideração a experiência omnichannel dos usuários.
Mas, exatamente, quais são os fatores que influenciam as recomendações? O Google analisa o histórico de pesquisa e histórico de compras dos usuários, bem como listas criadas. A partir daí, fazendo uso do aprendizado de máquina, é possível apresentar sugestões de produtos que interessarão aos clientes.
Além disso, o próprio cliente atua na personalização. Ele faz isso ao filtrar suas marcas favoritas e selecionar recursos nos produtos procurados.
Com a personalização, a tela inicial do Google Shopping deixa de ser padronizada. Ou seja, cada pessoa terá uma tela diferente.
As marcas possuem um orçamento publicitário utilizado em diversas áreas do marketing digital, incluindo os Links Patrocinados do Google Ads.
No novo Google Shopping, é possível que as marcas usem seu orçamento para ajudar os varejistas a promover seus principais produtos.
Este recurso está em fase beta. Se desejar inscrever-se para utilizá-lo, é necessário preencher este formulário.
O Google não é mais apenas um intermediário passivo. No novo Shopping, o Google dá uma garantia aos clientes.
Note o carrinho azul no produto, na imagem abaixo:
Portanto, para tais produtos, o Google Shopping estará lá para ajudar diante de problemas. Isto inclui pedidos atrasados, dificuldade em obter reembolso ou quando o cliente não recebe o que realmente comprou.
No novo Google Shopping, os clientes têm duas opções de compras.
Uma delas é a tradicional compra online.
O diferencial está na outra opção: retirar o produto diretamente na loja física. Obviamente, para as retiradas locais, o anunciante precisa escolher disponibilizar esta opção. Para isso, precisará de um feed do seu inventário local da Central do Comerciante que mostre quais produtos estão em estoque.
No entanto, visto que a retirada em loja ainda está em fase beta, os anunciantes precisam se inscrever para se candidatar para utilizar este recurso. Isto pode ser feito por meio deste formulário.
Lembrando que, no Google Marketing Live 2019, foi declarado que a nova experiência do Shopping é resultado de uma “fusão do que há de melhor do Google Express com o Google Shopping”.
Assim, com estes ajustes, vemos que o Google Shopping busca melhorar a experiência dos clientes. Isto inclui gerar maior confiança no consumidor e impulsionar as compras online.
Portanto, o novo Google Shopping oferece uma experiência muito mais imersiva para clientes de todo o mundo pesquisarem e compararem milhões de produtos.
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