– Conforme mencionado no artigo GTIN Obrigatório ao Anunciar Produtos no Google Shopping, 15 de Setembro de 2015 marcou o início da obrigatoriedade do uso dos números GTINs para os produtos anunciados nos Links Patrocinados do Google Shopping. Isto diz respeito às chamadas Marcas Indicadas, que totalizavam 50 marcas.
– No entanto, conforme anúncio divulgado no perfil do Google Ads, em 2016, o requisito para os GTINs serão expandidos, de modo a abranger não apenas as 50 marcas, mas todos os produtos com um GTIN atribuído pelo fabricante. E isto inclui os anunciantes do Google Shopping no Brasil.
– Portanto, se você comercializa produtos que são vendidos por outros varejistas, esteja atento a estas mudanças porque elas afetam você e sua publicidade online.
– Os Números Globais de Item Comercial (cuja sigla é GTIN) são os códigos de barras que atuam como identificador exclusivo para os produtos no mercado global. Os identificadores são responsáveis por tornar as pesquisas ainda mais relevantes: quanto maior a precisão dos dados enviados, maior a probabilidade do cliente encontrar o que está procurando em sua pesquisa no Google.
– Por meio destas informações, os Links Patrocinados podem ser otimizados por se adicionar informações relevantes sobre o produto. Segundo o Google Ads, a configuração correta destes dados é responsável por aumento de até 20% nas taxas de conversão.
– Para que o anunciante não tenha problemas com sua publicidade online é necessário cumprir com estas normas do Google Shopping, garantindo que os dados estejam corretos e devidamente atualizados. Isto inclui enviar GTINs corretos fornecidos pelos fabricantes e marcas correspondentes para os produtos novos e em estoque.
– Estes requisitos passam a ser obrigatórios a partir do dia 16 de Maio de 2016. Este anúncio tem um grande impacto sobre varejistas que não apresentam estes valores ou que foram submetidos de forma incorreta. Isto significa que, caso o anunciante não atualize a configuração dos seus produtos, em harmonia com estas normas, seus itens serão reprovados, impedindo a exibição dos mesmos nos Links Patrocinados do Google Ads e Shopping.
– Portanto, os comerciantes devem imediatamente começar a fornecer os valores GTINs para seus produtos a fim de que seus Links Patrocinados continuem elegíveis para veiculação. Além disso, estar na vanguarda, enquanto os concorrentes talvez venham a perder a elegibilidade de alguns anúncios devido a reprovações de seus produtos, oferece uma grande vantagem competitiva.
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