O Inbound Marketing costuma ser dividido em 5 etapas:
Na primeira destas etapas, aparecem em destaque as redes sociais. Afinal, se a intenção é Atrair, certamente você encontrará prospectivos clientes em alguma rede social.
Neste artigo, vamos destacar como você pode utilizar a metodologia de Inbound Marketing nas redes sociais nesta primeira etapa. Como esta abordagem afetará a criação, a frequência e o conteúdo das suas postagens?
Para atrair prospectivos clientes para sua empresa, a primeira coisa que você deve fazer é apresentar sua marca a eles. Em outras palavras, as pessoas precisam saber que você existe.
Com conteúdo de qualidade e a frequência correta das postagens (que vamos abordar mais detalhadamente no próximo subtópico), você vai conseguir atingir algumas metas importantes:
Mas, como mencionado, para atingir estas metas você precisa categorizar seus posts pela qualidade.
Qualidade é essencial em qualquer estratégia de marketing. E isso não é diferente no marketing de atração nas redes sociais.
Por isso, ao criar postagens nas mídias sociais, não pense somente em termos de vendas.
Com o conteúdo compartilhado ali, você deve criar engajamento. Em outras palavras, você deve nutrir a relação com os usuários ao passo que fornece valor ao longo do tempo.
Esta relação desenvolvida e fortificada será crucial no final do funil de conversão.
No entanto, neste primeiro momento, você deseja atrair os usuários.
Por isso, as melhores campanhas publicitárias são aquelas que nem de longe parecem ser anúncios.
O que queremos dizer com ser consistente?
Isto significa que sua linguagem deve ser padronizada. Por exemplo, uma empresa pode adotar uma linguagem cômica em suas postagens. Por ser consistente, ela manterá esta linguagem em todas suas abordagens – ou pelo menos, na maioria delas.
E linguagem não se refere somente a textos. Imagens e vídeos também precisam manter o padrão comunicativo.
Veja o exemplo da L.L.BEAN, uma loja de equipamento para acampamentos. A empresa mantém sua consistência por postar com frequência fotos e vídeos de pessoas em momentos de aventura, se divertindo.
A consistência fez com que esta linguagem se tornasse padrão da empresa.
Para atrair novos visitantes para seu site, você precisa criar uma rotina de postagens nas redes sociais das quais participa.
É verdade que você pode criar conteúdo exclusivo para os perfis de suas redes sociais. Isto gera engajamento e mantém os leitores na plataforma.
No entanto, é claro que você procurará inserir links para redirecionar os leitores para o seu site.
Ao fazer isso, dê atenção a cada elemento da postagem: título, imagem e conteúdo.
A postagem deve ser mais do que atraente. Ela precisa despertar a curiosidade, servindo como um chamariz para a pessoa clicar no link e terminar de ler o conteúdo no seu site.
Por exemplo, vamos supor que você criou um novo post em seu blog corporativo. Agora, deseja compartilhar este post nas redes sociais, atraindo novos leitores. Assim, nem sempre bastará inserir apenas uma chamada a ação e um link. Em alguns casos, você precisará colocar um trecho do texto, um trecho que seja chamativo e desperte a curiosidade. Mas, é preciso ter muito cuidado para que este trecho não seja muito longo. Especialmente nas redes sociais, as pessoas gostam de postagens diretas.
Mas, você talvez se pergunte qual é a frequência ideal das postagens.
É complicado estabelecer números sobre isso. No entanto, muitos profissionais de marketing adotam uma recomendação padrão que varia de acordo com a rede social:
Falar sobre a frequência é importante não apenas para evitar exageros, ou seja, diversas postagens ao dia. Mas também é preciso cuidar para que não sejam raras. Muitas empresas cometem o erro de iniciar a publicidade nas mídias sociais para tão somente desaparecer, posteriormente.
Por isso, planejamento e regularidade são vitais para alcançar as pessoas certas.
As redes sociais oferecem diferentes métricas de engajamento, como curtidas, compartilhamento, comentários.
Após publicar seu post, acompanhe o desempenho da publicação. Veja o que atraiu a atenção dos seus seguidores e o que foi sumariamente ignorado.
As reações mostrarão qual conteúdo está mais preparado para atrair o foco do seu público no futuro.
Para fazer Inbound Marketing nas redes sociais, você pode ir além das postagens orgânicas.
Com elas, você exibe o conteúdo para seus seguidores. É verdade que esta estratégia oferece a vantagem de ser gratuita. No entanto, ela está limitada no tocante ao número de pessoas alcançadas.
Com o Social Ads, porém, você alcança um público bem maior, muito além dos seus fãs atuais. E isto de forma rápida.
Uma das grandes vantagens do social ads são as ferramentas de segmentação. Elas vão além dos dados demográficos básicos. Além de localização geográfica, idade, gênero e idioma, você ainda pode segmentar seu público-alvo de acordo com critérios como:
As opções de segmentação podem variar de acordo com a rede social.
Desta forma, você consegue alcançar as pessoas certas.
Para saber mais detalhes sobre Social Ads, confira os guias que preparamos para você:
Direcionar o público-alvo para seu site corporativo, permitirá que você rastreie a interação dele com seu conteúdo.
Além disso, você poderá solicitar dados dos usuários, como nome e e-mail, o que transformará seus visitantes em leads. Neste momento, você já estará na segunda etapa: Conversão.
Como vimos, as redes sociais são importantes na primeira etapa do marketing de atração. Mas, sua atuação vai muito além.
Na verdade, as mídias sociais podem figurar em destaque nas demais etapas desta metodologia.
Se incluir as redes sociais no Inbound Marketing, seu orçamento publicitário será muito bem aproveitado para atrair mais público e gerar novos negócios para sua marca.
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