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Qual o Tamanho Ideal Para Posts em Blogs Corporativos?

300, 500, 1000 ou 1500? Quantas palavras seu post deve ter? Neste artigo, você verá os fatores que determinam o tamanho ideal para os artigos em seu blog.

Sabemos que a alimenta√ß√£o regular de um blog est√° entre as ferramentas do Inbound Marketing. Compartilhando conte√ļdo de qualidade, voc√™ tem a oportunidade de aumentar o n√ļmero de visitantes em seu site, gerar compartilhamento em m√≠dias sociais, al√©m de nutrir seus leads ao longo de todo o est√°gio de convers√£o.

Por isso, cada post do seu blog precisa ser tratado com carinho. Uma das d√ļvidas recorrentes entre profissionais de marketing tem a ver com o tamanho ideal dos posts, em n√ļmeros de palavras.

Neste artigo, nós vamos considerar alguns fatores que influenciam quantas palavras um blog post deve ter. Além disso, vamos ver quantas palavras um post deve ter, em média, dependendo de quais sejam os seus objetivos.

Aspectos Que Determinam o Tamanho do Post

Tentar determinar um n√ļmero espec√≠fico de palavras e fazer disto uma regra, certamente, n√£o √© apropriado. Na verdade, o tamanho do post pode variar, de acordo com certos fatores.

Vamos analisar alguns destes fatores que você precisa levar em consideração ao estipular quantas palavras, aproximadamente, seu blog post terá.

Assunto

Claro, o tamanho do post depender√° do assunto tratado. Alguns assuntos rendem milhares de palavras, tranquilamente. Nestes casos, d√° para escrever um artigo de 2000 palavras.

Outros assuntos, por sua vez, precisam n√£o mais do que apenas algumas centenas de palavras para serem perfeitamente cobertos.

Portanto, não podemos afirmar de forma categórica que um post com menos de 500 palavras é muito pequeno, como alguns fazem. Dependendo do assunto abordado, um artigo entre 400 e 500 palavras talvez seja o suficiente.

Por outro lado, alguns assuntos são bastante complexos. Nestes casos, se você escrever um artigo com menos de 500 palavras, é bem provável que muitas perguntas ficarão no ar, sem respostas.

Portanto, ao determinar o tamanho do seu post, fa√ßa uma pesquisa sobre o conte√ļdo que vai abordar. A partir da√≠, voc√™ j√° ter√° uma no√ß√£o de quantas palavras precisar√° para falar sobre isso de forma clara e bem abrangente.

Valor

Certamente, existem algumas palavras-chave que são as mais importantes para o seu negócio.

Quando você escreve um artigo falando sobre estas palavras-chave, vale a pena fazer uma pesquisa mais aprofundada e escrever artigos mais longos.

No entanto, é provável que alguns termos não tenham tanto valor para seu negócio, mas que, mesmo assim, você decida escrever a respeito. Talvez estes termos sejam palavras-chave de cauda longa e com volume de procura muito pequeno nos mecanismos de pesquisa. De modo geral, por serem pouco concorridas, estas palavras não precisam de artigos muito grandes ou complexos para você conseguir ficar bem ranqueado em um buscador.

Em um cenário assim, talvez você conclua que não vale a pena investir tanto tempo em pesquisa e escrita para produzir um artigo longo sobre tais assuntos.

Objetivo

Sim, o objetivo pode ajud√°-lo a determinar o tamanho de suas postagens. Vamos considerar 3 objetivos principais:

Aumentar n√ļmero de coment√°rios: se seu objetivo principal √© impulsionar o n√ļmero de coment√°rios, artigos mais curtos (100 a 400 palavras) cumprem bem esse papel. Claro que o assunto abordado, por si s√≥, deve estimular a discuss√£o. E nem todos os assuntos, por natureza, tem essa caracter√≠stica. Nestes artigos, o assunto √© apresentado de forma breve. Em seguida, voc√™ deixa uma pergunta no ar, com o objetivo de gerar discuss√£o. Visto que a inten√ß√£o √© que os leitores se expressem, artigos com esse objetivo n√£o podem ser muito longos. Tenha em mente que artigos pequenos como esses s√£o ruins para SEO e para compartilhamento em redes sociais.

Aumentar compartilhamento nas redes sociais: seu objetivo √© aumentar o n√ļmero de compartilhamento dos posts nas redes sociais? Nestes casos, o ideal √© que voc√™ escreva posts que tenham entre 500 a 1000 palavras, podendo at√© ser um pouco maiores, dependendo do assunto. Al√©m disso, este n√ļmero tamb√©m √© bom para conseguir que outros sites criem links apontando para suas p√°ginas. Em resumo, estes artigos costumam n√£o ser nem muito curtos nem muito longos.

Melhorar ranqueamento nos buscadores: se seu objetivo √© conseguir uma boa posi√ß√£o nos mecanismos de busca, como o Google, o ideal √© que seus artigos tenham mais de 1000 palavras. Alguns chegam √†s 2000 palavras. Embora este tamanho seja melhor para ranquear no Google, √© bom n√£o utiliz√°-lo como regra para todos os posts. Ou seja, deixe os artigos longos (aqueles que exigem muito tempo de pesquisa e muitas palavras) para assuntos que sejam mais ‚Äúrent√°veis‚ÄĚ para seu neg√≥cio. Isto inclui palavras-chave amplas e com um volume de pesquisa maior. Artigos mais longos como esses tamb√©m costumam ser compartilhados em redes sociais.

E Por Falar em Ranquear no Google…

N√£o pense que um bom posicionamento nos mecanismos de busca depende exclusivamente de um √ļnico fator.

Por exemplo, fatores como tempo de carregamento do site e p√°ginas otimizadas para o mobile afetam a posi√ß√£o nos resultados org√Ęnicos.

Quando falamos em artigos terem mais de 1000 palavras para ficarem melhor posicionados nos mecanismos de busca, √© preciso tomar cuidado para n√£o ficar ‚Äúenrolando‚ÄĚ apenas para aumentar o tamanho do texto. Os artigos devem ser objetivos.

Lembre-se que o Inbound Marketing envolve marketing com conte√ļdo de qualidade. Escrever de forma t√©cnica, pensando apenas em mecanismos de busca, pode afetar a qualidade dos seus posts.

Por isso, lembre-se que voc√™ est√° escrevendo para pessoas. Se o assunto render mais de 1000 palavras, √≥timo. Do contr√°rio, n√£o tente chegar for√ßar este n√ļmero.

Atualizar Conte√ļdo

H√° muitas situa√ß√Ķes em que um texto precisa ser atualizado. Pode ser que muita coisa mudou desde que um artigo foi lan√ßado, tais como novidades que chegaram nos √ļltimos meses.

Por isso, talvez chegue aquele momento em que você contempla um texto escrito há um bom tempo e percebe que ele está desatualizado. O que fazer agora? Será que o ideal é apagar tudo e reescrever o post do zero?

Na verdade, a opção mais viável aqui é fazer uma atualização do artigo. Para isso, você precisa se atualizar com as novidades relacionadas ao assunto do post.

Depois, é preciso varrer o texto em busca de aspectos que estão desatualizados e outros que não foram mencionados no post.

Por fim, é preciso escrever novos parágrafos destacando as novidades do assunto.

Existe uma grande vantagem nesta prática. Imagine que este artigo esteja bem ranqueado nos mecanismos de busca. Atualizá-lo permitirá que você continue aproveitando o tráfego que está chegando até seu site graças a esta página.

E com a atualiza√ß√£o, voc√™ apresenta material fresquinho para seu p√ļblico-alvo.

Concluindo

Em resumo, artigos mais curtos s√£o melhores para estimular coment√°rios. Ao passo que os mais longos s√£o melhores para ganhar links apontando de outros sites, aumentar o n√ļmero de compartilhamento nas redes sociais e melhorar o posicionamento no Google.

Ao escrever para seu blog corporativo, lembre-se de ser natural e aproveitar com sabedoria cada caractere utilizado no seu artigo. Isto √© marketing de conte√ļdo.

Em outras palavras, n√£o tente fazer um post de 1000 palavras quando 800 palavras s√£o mais do que suficientes para cobrir o assunto.