Na verdade, o título deste artigo, ao lado de “empresário”, poderia também incluir a palavra “gerente” e “equipe de marketing”. Afinal, a Inteligência Artificial é uma realidade que está revolucionando a forma de se fazer negócios em todo o mundo. Diversos segmentos estão sendo inteiramente reformulados com a aplicação da inteligência das máquinas nos negócios. E entre estes destaca-se a área de marketing e atendimento ao cliente.
Se você possui algumas dúvidas sobre a aplicabilidade da Inteligência Artificial em sua empresa, considere alguns fatos básicos e importantes sobre esta tecnologia. Conhecê-la e utilizá-la dará a sua empresa uma incrível vantagem competitiva sobre seus concorrentes.
Isto significa que a Inteligência Artificial observa diversos elementos (como o comportamento de compra dos clientes na internet) para estabelecer padrões particulares. Como a análise é constante, em tempo real, as previsões são incrivelmente boas. Este método indutivo é diferente do que estamos acostumados a ver com qualquer programa de computador. Afinal, um programa processa dados. A Inteligência Artificial, por sua vez, aprende com eles.
As máquinas estão trabalhando a favor de sua empresa. Estão analisando a maneira como os consumidores e clientes em potencial interagem com sites e aplicativos. Elas processam ações, identificam padrões. Tudo isso é a matéria-prima para alimentar a base de dados das máquinas. Com este aprendizado centralizado, tudo o que elas aprendem vai para o sistema central. Desta forma, conhecimentos recém-adquiridos podem ser imediatamente aplicados em novas estratégias.
Talvez se pergunte: “Por que entregar a uma máquina o trabalho que poderia ser feito por uma pessoa?” Bem, na verdade, o trabalho que é realizado pela Inteligência Artificial não pode ser realizado por uma pessoa. Elas trabalham em escala sobre-humana. Como isso é possível? Os sinais eletrônicos que acontecem no “cérebro” de uma máquina inteligente (como o IBM Watson) são centenas de milhares de vezes mais rápidos do que os sinais químicos no cérebro de uma pessoa. E isto significa que as máquinas podem processar muito mais dados do que o homem, e aprender rapidamente com eles.
Toda empresa lida com problemas. Alguns destes se apresentam de forma mais simples, ao passo que outros são bastante complexos. Além disso, com as novas tecnologias e mudanças no comportamento dos consumidores, novos problemas surgem a cada dia. A Inteligência Artificial da IBM possui uma incrível capacidade de superar as barreiras tradicionais da complexidade. Com seu processo de rápida aprendizagem mencionado no item anterior, ela consegue resolver problemas mais rapidamente do que qualquer humano.
O objetivo de conferir inteligência às máquinas não foi fazer com que elas resolvessem problemas da mesma forma que os humanos. Se fosse isso, teríamos apenas uma mudança de seis por meia dúzia. A forma das máquinas analisarem, interpretarem e resolverem os problemas está em um nível sobre-humano. E por isso a Inteligência Artificial está revolucionando os negócios.
Como seres humanos, somos capazes de nos comunicar. E isto envolve o uso de diversos sentidos. Bem, as máquinas também têm um potencial de comunicação, e que está em franco desenvolvimento. Por isso, elas podem interagir com seres humanos como se fossem um deles. Possuem habilidade de reconhecimento visual o que permite, entre outras coisas, identificar o estado de ânimo de uma pessoa, bastando analisar um vídeo. Estas habilidades estão melhorando a cada dia, e exatamente por isso, já têm sido aproveitadas por muitas empresas.
As máquinas estão aprendendo e estão programadas para compartilhar seu conhecimento com você. Por isso, soluções de Inteligência Artificial como o IBM Watson possuem uma plataforma onde as dúvidas do gestor são facilmente encontradas. É possível fazer perguntas sobre o comportamento do consumidor, saber porque a IA tomou determinada decisão, identificar novas tendências. Em outras palavras, isto significa que o conhecimento acumulado e utilizado pela IA está acessível nas suas plataformas.
Diante destes fatos básicos (além de outros já destacados neste site), não acha que sua empresa poderia dar um passo gigantesco com a implantação da Inteligência Artificial? Uma agência IBM Partner poderá esclarecer quaisquer outras dúvidas que você ainda tenha sobre a relação (e benefícios) desta tecnologia com a sua empresa.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner