A temporada de vendas costuma variar, dependendo de qual seja o segmento das empresas. Por exemplo, o período do ano mais rentável para lojas de produtos escolares é diferente daquelas que vendem produtos esportivos.
No seu caso, certamente há períodos sazonais em que as vendas de sua empresa aumentam. Com grande parte dos segmentos, isto também acontece no fim de ano.
De modo geral, os períodos sazonais costumam ter algo em comum:
Neste momento, independentemente de qual seja o período sazonal mais vantajoso para seus negócios, a Inteligência Artificial pode ajudar sua empresa.
De que formas a inteligência das máquinas pode contribuir para que seus negócios sejam bem-sucedidos, especialmente em determinados períodos do ano?
As pessoas têm à sua disposição diversos canais de interação com a empresa. Isto inclui visitas presenciais, ligações telefônicas, contato online no site da empresa, uso de aplicativos para smartphones, etc.
São, de fato, muitos pontos de contato para um único cliente. E, para nós humanos, é impossível unir tantos sinais originados de tantas fontes diferentes.
Mas, as máquinas têm uma visão de 360 graus. Isto significa que elas podem enxergar todos os pontos de contato de um cliente com a empresa. Assim, é possível montar como que um dossiê de quais são as preferências de cada indivíduo.
Tal “dossiê” é de vital importância para oferecer a experiência certa para cada cliente. E isto inclui criar uma correspondência entre produtos e pessoas.
Os clientes possuem problemas, necessidades e desejos. E entre os diversos produtos que você comercializa estão muitos que se encaixam perfeitamente naquilo que os clientes esperam. Mas como encontrar as pessoas certas? Como exibir para elas o produto ideal? Como saber qual característica do produto precisa ser destacada para atrair sua atenção?
Para isso, é preciso haver uma correspondência precisa entre os dados dos produtos e os sinais do consumidor, incluindo histórico de compra e contexto em que ele se encontra. A Inteligência Artificial pode ajudá-lo neste momento.
As máquinas analisam uma gigantesca quantidade de dados sobre os clientes. Com isso, podem ajudar você a determinar:
Assim, quando o período sazonal chegar, as máquinas ajudarão sua equipe de vendas a oferecer o produto certo e a mensagem ideal, para cada cliente. É a chamada Hiperpersonalização (ou seja, a personalização em um nível acima do convencional). Saiba mais detalhes lendo este artigo sobre Hiperpersonalização.
Períodos sazonais exigem uma apurada gestão de recursos. Mais produtos precisarão ser produzidos ou adquiridos por sua empresa. Entre em cena a necessidade de prever a demanda. Por que isso é importante?
Prever a demanda ajuda sua empresa a diminuir o desperdício. Ou seja, você não vai adquirir ou produzir muito mais produtos do que realmente vai precisar. Por outro lado, evita adquirir ou produzir de menos, causando a falta de estoque.
Com a Inteligência Artificial implantada em sua empresa, as máquinas aprenderão ao longo do tempo como a demanda afeta seu estoque. E com isto, você terá insights para ajustar produção, atendimento, vendas e logística. Quanto mais informações forem sendo obtidas ao longo do tempo, mais precisas serão as recomendações das máquinas.
A tecnologia da Inteligência Artificial do IBM Watson é a solução ideal para empresas que querem permanecer competitivas. Ela beneficia as empresas em diversas frentes: respondem dúvidas, solucionam problemas, lidam com devoluções de produtos, ajustam a melhor oferta para os clientes certos.
E isto é de grande ajuda durante todo o ano, incluindo os períodos sazonais. Por isso, com a consultoria de uma agência IBM Partner, você terá a inteligência das máquinas trabalhando a favor de sua empresa.
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