Se você possui uma empresa, um site ou mesmo um blog, é provável que em um momento ou outro, já utilizou serviços de e-mail marketing.
Esta estratégia de marketing é definida como a utilização das mensagens eletrônicas como ferramenta de marketing direto. Associado ao envio das mensagens, ela também pode seguir algumas regras de segmentação e programação de envio. Além disso, permite análise do retorno por meio de relatórios, visando otimizar campanhas publicitárias futuras.
É possível que você já tenha investido muito tempo e dinheiro para determinar as características certas para um marketing eficiente. Deve ter analisado diversos dias e horários de envio, a melhor mensagem para o campo “assunto”, quais as imagens que atraem mais atenção e a chamada a ação que gera maior engajamento.
Combinar todos estes fatores pode ser muito complicado. Até porque sua lista de contatos sofre alterações diariamente – novos inscritos e contatos descadastrados. Isso sem contar os hábitos de consumo das pessoas que sofrem alterações, principalmente com a aquisição de novas tecnologias.
Mas é aí que a Inteligência Artificial entra em cena para eliminar seus problemas. Elas têm revolucionado as ferramentas de automação.
De que formas isso tem acontecido? Como a Inteligência Artificial e o aprendizado de máquina podem impulsionar os resultados das suas campanhas de marketing por e-mail?
Confira 3 formas com que a IA mudou, na prática, o funcionamento do e-mail marketing.
Quando falamos em conteúdo estamos nos referindo aos seguintes aspectos:
De modo geral, os comerciantes e profissionais de marketing digital testam diversas variações e combinações de conteúdo. Com isso, tentam alcançar o e-mail mais eficiente. Mas, como mencionado, este processo é demasiadamente demorado. Além disso, está sujeito a constantes erros.
Mas a tecnologia da Inteligência Artificial resolve estes problemas.
Com a IA, as máquinas aprendem rapidamente o que funciona melhor. E fazem isso por combinar diversos sinais comportamentais de cada usuário integrante da lista de inscritos.
A cada entrega, novos sinais são recolhidos e analisados em tempo real. Assim, a Inteligência Artificial automaticamente apresentará o melhor ajuste para o conteúdo do e-mail.
E com a personalização no nível do indivíduo, cada inscrito receberá a combinação de conteúdo mais ideal para ele.
Em muitos casos, oportunidades são perdidas porque as ofertas não estão adequadas às características e necessidades de cada inscrito.
Sabemos que cada consumidor possui suas próprias nuances comportamentais. Assim sendo, alguns consumidores só converterão se a oferta de desconto chegar em, digamos, 25%. Outros precisam de um incentivo maior, e não colocarão a mão no bolso se não tiverem um desconto de 30%.
De forma humana, identificar e catalogar cada uma dessas características é quase impossível. Mas as máquinas conseguem fazê-lo com eficácia e de forma bastante rápida.
Analisando o histórico de compras dos inscritos, as máquinas conseguem determinar quais são as promoções que interessarão a cada um. Estas promoções não se referem somente a descontos. Também incluem algumas ofertas como frete gratuito, pontuações em um programa de fidelidade, etc.
Sabendo quais são as promoções que interessarão a cada inscrito, as ofertas dos e-mails marketing são adaptadas imediatamente pela Inteligência Artificial. Isto certamente resulta no aumento no número de conversões.
Qual o melhor horário para seus clientes abrirem o e-mail marketing?
Com base em relatórios e estatísticas, você determina os melhores dias e horários. Por exemplo, talvez tenha concluído que enviar mensagens toda quarta-feira, às 8h00, alcança uma taxa de abertura de 15% (a maior de todos os testes que você realizou). Isto significa que para 15% das pessoas, este dia e horário foi o melhor. Mas e quanto aos outros 85%?
Como já mencionado, uma das grandes forças da Inteligência Artificial está na sua capacidade de personalização. E ela trabalha por identificar qual o melhor dia e horário para cada indivíduo abrir seu e-mail. A partir daí, a programação de envio passa a ser altamente segmentada. Os usuários que correspondem positivamente aos e-mails enviados às quartas, logo pela manhã, continuarão a recebê-los neste dia. Mas aqueles com maior potencial de engajamento em outros dias e horários receberão a mensagem no melhor momento para eles.
Esta tarefa é extremamente difícil de ser replicada manualmente, por seres humanos. Por outro lado, a tecnologia de aprendizagem das máquinas identifica as preferências de grandes listas de assinantes rapidamente.
Assim, os e-mails são enviados no melhor momento, garantindo uma maior taxa de abertura, cliques e conversões.
Você não conseguirá replicar este tipo de aprendizado de forma manual. Embora tenhamos à nossa disposição ferramentas para realizar testes A/B, nada se compara com a eficiência da IA. E somado a isso, não se esqueça que este aprendizado acontece em tempo real. Ou seja, pequenas variações no comportamento de cada um dos seus clientes são imediatamente captadas pela Inteligência Artificial. E as campanhas são, consequentemente, adaptadas.
O que te impede de começar a utilizar, hoje mesmo, a computação cognitiva a favor das suas campanhas de entrega de conteúdo? Tenha certeza que isso significará aumentar o engajamento e as conversões.
Os usuários cadastrados em suas listas passarão a ser vistos como indivíduos. Não importa se você possui mil contatos ou um milhão. A Inteligência Artificial consegue discernir características particulares da cada um destes indivíduos.
Como você pode ter hoje mesmo máquinas inteligentes trabalhando para sua empresa?
A IBM possui a solução de negócios ideal para esta iniciativa – o IBM Watson. Por meio da implantação do Watson, com a consultoria de uma agência IBM Partner, a tecnologia da Inteligência Artificial começará de imediato a trabalhar para melhorar o desempenho das suas campanhas de marketing.
Você poderá então atingir níveis de abertura, cliques e conversões dos seus e-mails como nunca antes.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2519) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2591) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2591) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)