Como a Inteligência Artificial Pode Prever as Ações e Reações dos Seus Clientes

18/05/2018 by in category Inteligência Artificial with 0 and 0
Home > Blog > Inteligência Artificial > Como a Inteligência Artificial Pode Prever as Ações e Reações dos Seus Clientes

Como os dados da análise preditiva são montados de modo a formarem um cenário abrangente sobre cada cliente seu? Como é possível começar a montar desde já os perfis comportamentais dos clientes de sua empresa para prever suas ações e reações?

Em nossa série de artigos sobre a aplicabilidade da Inteligência Artificial na jornada do consumidor, falamos um pouco sobre a capacidade das máquinas em realizar a chamada Análise Preditiva.

Esta análise envolve, entre outras coisas:

  • Prever visitantes com maior potencial de conversão;
  • Prever qual faixa de preço levará cliente a converter;
  • Prever clientes com potencial de compra repetida.

Mas como é que as máquinas obtêm estas informações? Como os dados são montados de modo a formarem um cenário abrangente sobre cada cliente seu? E como você pode começar desde já a montar seus perfis comportamentais de clientes para prever suas ações e reações?

Por Que Prever as Ações dos Clientes

O objetivo da análise preditiva das máquinas é diminuir a necessidade de adivinhação durante a gestão do marketing da empresa.

Ou seja, as máquinas estão acabando com o “achismo” dentro das empresas. Os dados já fornecem elementos suficientes para solidificar a previsão de comportamento dos seus clientes.

Visão 360° dos Clientes

Quando você ouve falar em visão 360° no que pensa? Certamente, imagina a visão do todo, uma visão completa. E é exatamente isso.

E a visão em 360° é vital para a Inteligência Artificial. Para que as máquinas consigam prever as ações dos seus clientes, elas precisam olhar para seu público-alvo de todos os ângulos possíveis.

Isto significa que as fontes de dados são as mais variadas possíveis. As máquinas não se contentam com apenas uma fonte de dados. Por exemplo, não basta analisar a interação dos clientes com o website da empresa. Esta, embora vital, não é única.

Onde mais as máquinas mantêm sua atenção para colher informação relevante e dados de qualidade? Também é analisado o engajamento dos clientes com:

  • Anúncios em toda a internet;
  • E-mail marketing, incluindo dias e horários de abertura, bem como assuntos que despertam interesse dos usuários gerando cliques;
  • Mídias sociais, incluindo interações como curtidas no Facebook e informações profissionais postadas no LinkedIn, para citar apenas dois exemplos;
  • Programas de CRM internos da empresa, que obtêm muitas informações inseridas manualmente pelos funcionários.

Combinando Informações Para Visão 360°

O grande charme da Inteligência Artificial do IBM Watson é sua capacidade de combinar estas informações. Não são dados obtidos e analisados de forma isolada. Pelo contrário, o aprendizado de máquina combina as informações para gerar um perfil completo dos clientes. Dados são extraídos de todas estas fontes e são estabelecidos padrões.

Foi por isso que mencionamos a visão 360°. Olhar a partir de diversas direções para saber como os clientes se comportam em diversos contextos: diferentes canais, locais geográficos, dias, horários, condições climáticas, etc.

Isto é muita informação, não é verdade? Para um humano, este estudo manual seria impossível. Mas o aprendizado de máquina observa cada um desses sinais para montar um “dossiê” comportamental e preferencial dos seus clientes. Nada se perde.

Assim, pode ser que você já tenha uma “imagem limitada” do seu cliente, criada a partir dos dados do seu CRM. Mas as informações originadas nas outras fontes de dados acrescentam detalhes essenciais para prever as ações e reações do seu público-alvo.

Sua Mensagem Será a Mais Relevante na História de Sua Empresa

IBM WatsonO IBM Watson consegue montar um perfil dos seus clientes, prevendo qual mensagem surtirá efeito e em qual contexto ela deve ser entregue.

Com base na análise preditiva, é possível determinar:

  • Com quem entrar em contato
  • Quando entrar em contato
  • Qual assunto abordar

O resultado não poderia ser diferente: sua abordagem junto aos clientes se torna muito mais relevante.

Seus clientes deixam de ser apenas números anônimos perdidos no meio de uma lista sem personalidades. Você consegue passar para o seu cliente a ideia de que realmente está olhando para ele como um indivíduo com nome e rosto.

Está encantado com a ideia? Já imaginou usar todo o poder da Inteligência Artificial para realizar uma análise preditiva dos clientes de sua empresa?

Isto agora está ao alcance das suas mãos. Você poderá tirar todas suas dúvidas e obter uma consultoria com uma agência IBM Partner.

Assim, você verá que a capacidade de prever o futuro das pessoas não é apenas a base da narrativa de filmes de ficção científica. Mas já é uma realidade que está ao alcance de sua empresa.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso