Há diversas tecnologias relacionadas à Inteligência Artificial em voga. Estamos ouvindo falar constantemente de aprendizado de máquina, Big Data, redes neurais, computação cognitiva (Entenda as diferenças entre estas tecnologias). Algumas têm nomes um pouco complexos. Mas a verdade é que todas elas estão revolucionando a forma de empresas e indústrias realizarem seus negócios.
A presença da Inteligência Artificial no mercado já é muito grande, e continua em crescimento. Mas, acredite, o impacto da IA vai muito além de simples processos de automação. Na verdade, a Inteligência Artificial e a computação cognitiva estão remodelando e revolucionando os processos de negócios. Além disso, novas abordagens de mercado têm surgido, à medida que as máquinas aprendem novos processos.
O próximo passo é inovar a forma de fazer negócios e de realizar marketing de sua empresa.
Mas qual tem sido o impacto da implantação de tecnologias de inteligência das máquinas nas empresas?
Muitas funções antes realizadas por humanos foram substituídas pelas máquinas. Especialmente tarefas monótonas e rotineiras estão sendo realizadas com extrema eficácia pelas máquinas. Gestão de dados de clientes, por exemplo, é uma destas tarefas que as máquinas realizam sem se cansar, e com extrema destreza. No entanto, não é difícil concluir que isto gerou uma substituição de mão de obra (ou seja, as máquinas substituindo pessoas).
No entanto, é preciso destacar que novas áreas surgiram com a Inteligência Artificial. Afinal, é necessário equipes bem treinadas para gerenciar os processos e orientar as máquinas em seu aprendizado.
Tanto é assim que a IBM trabalha em parceria com agências digitais. Tais agências IBM Partner fornecem consultoria para que empresas de diversos setores implantem, de modo eficiente, a IA em seus esforços de marketing.
Algumas vagas desaparecem, mas outras surgem. Este tem sido o impacto da tecnologia ao longo de toda a sua história.
A cada dia, as máquinas aprendem mais. Com isso elas aprimoram sua capacidade de identificar novas oportunidades. E não menos importante que isso, as máquinas inteligentes conseguem identificar riscos e prever problemas. Por exemplo, com base no comportamento de clientes, elas podem identificar quais são os clientes que estão prestes a entrar em contato com a empresa solicitando cancelamento de um serviço.
O varejo está vendo uma nova forma de abordar clientes com experiências cada vez mais personalizadas. Isto é empolgante tanto para as empresas quanto para os consumidores.
E atente para o ponto: este tipo de personalização não é mais algo opcional. Muitas marcas já utilizam este sistema. E exatamente por isso, os consumidores se acostumaram com tal abordagem. Em outras palavras, se seu varejo não oferece um sistema de recomendação personalizado, seus clientes talvez já estejam se sentindo frustrados.
É vital que as empresas que oferecem produtos e serviços adaptem suas sugestões às reais necessidades e desejos dos clientes. Todo o contexto do usuário deve ser levado em consideração nestas recomendações. Esta é a perspectiva que deve orientar as empresas para atender clientes cada vez mais exigentes.
A Inteligência Artificial do IBM Watson conseguem avaliar as preferências dos usuários em um nível diferente das abordagens tradicionais. Com o aprendizado de máquina e a computação cognitiva do Watson, é possível construir uma visão completa (em 360°) do consumidor. E tudo isso em tempo real, avaliando todas as nuances e comportamentos online, tais como pensamentos e interações com as redes sociais. Isto permite oferecer soluções instantâneas de acordo com a situação ou problemas enfrentados pelos clientes neste exato momento.
O banco de dados sobre a interação das pessoas é gigantesco e está em franco crescimento. Para humanos, é impossível gerenciar tanta informação, muito menos extrair insights e estabelecer padrões e tendências.
Por isso, empresas e indústrias de todos os ramos estão recorrendo à Inteligência Artificial. E são exatamente estas que têm inovado e transformado sua forma de fazer negócios. Afinal, elas estão evoluindo com a análise detalhada de todos os dados disponíveis sobre o público-alvo.
Visto que os algoritmos da IA possuem recursos de autoaprendizagem, isto significa que tais empresas estão evoluindo, constantemente.
A IBM já desenvolve e aprimora sua tecnologia de Inteligência Artificial há muito mais tempo do que outros gigantes da indústria. Por este motivo, o IBM Watson figura como a solução ideal para as empresas revolucionarem sua forma de fazer negócios, incluindo esforços de marketing.
O Watson arregaça as mangas e faz todo o trabalho duro, aquele que é impossível para humanos conseguirem realizar. E está ajudando muitas empresas a inovarem a sua forma de fazer negócios.
O resultado desta inovação tecnológica são consumidores mais satisfeitos, bem como aumento nas taxas de conversão e fidelidade dos clientes.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner