No artigo anterior, vimos como a Inteligência Artificial pode ajudá-lo a encontrar novos visitantes para seu site. Vimos que a inteligência das máquinas atua no campo da pesquisa por voz, geração automática de conteúdo para seu site, bem como a programação e exibição dos anúncios certos, no momento mais ideal.
Mas a tecnologia da computação cognitiva do IBM Watson não fica por aí. Você conseguiu atrair os visitantes certos para seu site. Neste artigo, veremos o estágio seguinte: como envolver estes visitantes.
Para tanto, veremos como a Inteligência Artificial pode levar sua empresa para um novo nível de atuação ao:
Uma das principais funções do aprendizado de máquina é a sua capacidade de fazer previsões. Uma gigantesca quantidade de dados chegam por meio de interações com websites e aplicativos, e são estas informações que alimentam as máquinas. Tais dados são a matéria-prima para que a computação cognitiva do IBM Watson seja capaz de fazer previsões sobre seus clientes e público-alvo. Esta é a chamada análise preditiva.
Quais são as respostas que a análise preditiva pode trazer sobre seus clientes? Considere algumas áreas:
Você já possui uma ampla quantidade de conteúdo em seu site. Este talvez esteja em formato de texto, áudio, imagens (como infográficos) e vídeos.
Pense em alguém que já está seu site, que foi atraído por algum conteúdo específico. Como você poderá manter esta pessoa mais tempo em seu site? Como poderá envolvê-lo com mais conteúdo, de modo que esta pessoa comece a estabelecer um elo com sua empresa?
Isso pode ser feito com a recomendação personalizada de conteúdo. Mas note um detalhe: este tipo de recomendação não é feita simplesmente analisando o artigo ou vídeo que a pessoa está lendo ou assistindo neste momento. A Inteligência Artificial vai além. Ela analisa diversos sinais compartilhados pela pessoa na internet para identificar o que provavelmente interessará a pessoa no momento seguinte. E ao passo que novas interações são realizadas, o aprendizado torna ainda mais precisa a recomendação.
Por exemplo: pense em duas pessoas que estão na mesma página de um site. No entanto, o conteúdo recomendado para elas será diferente. Por quê? A IA leva em consideração as experiências anteriores destas pessoas. Talvez uma já tenha adquirido determinado produto da empresa, ao passo que outra, não. A combinação destes sinais ajuda a inteligência do IBM Watson a determinar qual o conteúdo mais relevante e significativo para cada usuário em seu site.
Leads são aqueles novos contatos que a empresa obtêm ao longo da jornada de conversão. À medida que novos visitantes chegam ao seu site, sua lista de leads tende a crescer.
Mas é verdade que alguns destes leads têm maior potencial de se tornar um cliente leal de sua empresa. Como identificá-los?
O IBM Watson chama esta tarefa de Lead Scoring. Trata-se de atribuir aos leads uma pontuação de acordo com critérios pré-determinados. Tendo como base essa pontuação, é possível identificar quais são os leads que estão a ponto de se tornarem clientes. Os leads são gerenciados em todo o processo de compra. Assim, você consegue direcionar seus esforços de marketing para estas pessoas, incluindo ofertas de produtos/serviços e descontos. O resultado? Seu investimento em estratégias de vendas é melhor aproveitado. O tempo empregado também. Isso contribui para que o retorno financeiro aumente, uma vez que o custo de aquisição de novos clientes diminui.
Bem, seguindo o mesmo princípio apresentado no subtema anterior, os anúncios são segmentados de acordo com o potencial de cada lead. Note que aqui não estamos falando de anúncios exibidos para aqueles que nunca tiveram contato com sua marca. Neste estágio, o IBM Watson vai trabalhar na segmentação de anúncios para as pessoas que já chegaram até seu website, mas ainda não são clientes.
Analisando os diversos sinais compartilhados pelos usuários, a Inteligência Artificial trabalha de modo a apresentar o conteúdo patrocinado certo para os leads, levando em consideração o estágio onde se encontram na jornada de conversão. Consegue imaginar o potencial que sua publicidade online pode alcançar com esta personalização no nível do indivíduo?
Neste segundo artigo, vimos como a computação cognitiva da IBM ajuda as empresas a envolver as pessoas que já tiveram um contato com seu website. Eles recebem um tratamento diferenciado, fortalecendo a sua relação com a marca. E são preparadas com muita atenção para se tornarem clientes, conforme veremos no próximo artigo.
Assim, no próximo artigo desta série, vamos passar para o estágio seguinte. Depois de fortalecer a relação do visitante, transformando-o em um lead, chega a hora de transformá-lo definitivamente em um cliente. Veremos as soluções oferecidas pela Inteligência Artificial do IBM Watson para isso.
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