Guia Completo da Aplicabilidade da Inteligência Artificial em Toda a Jornada do Consumidor – Parte 4/4

04/05/2018 by in category Inteligência Artificial with 0 and 0
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Na quarta e última parte desta série de artigos, veja como a Inteligência Artificial e a computação cognitiva da IBM ajuda as empresas a ENGAJAR seus clientes, gerando lealdade

Na parte anterior desta série de artigos, vimos como a computação cognitiva e a Inteligência Artificial desempenha um papel essencial em transformar leads em clientes. Vimos como o IBM Watson possui soluções ideias para atingir este objetivo ao longo da jornada do consumidor.

Agora, o seu lead é definitivamente um cliente. Mas o alcance da Inteligência Artificial permite mais. Trata-se de um trabalho essencial para empresas que desejam se manter vivas no mercado competitivo atual. Estamos falando da necessidade de engajar os clientes atuais e gerar lealdade.

Por que isso é tão importante? E de que formas a Inteligência Artificial pode ajudar sua empresa a continuar envolvendo seus clientes atuais?

A Importância de Engajar Clientes Atuais

Certamente, é mais fácil vender um produto para quem já é um cliente seu do que para alguém que está tendo o primeiro contato com sua marca. Por este motivo, investimentos em manter clientes satisfeitos trazem excelente retorno.

Se você possui um e-commerce, ter clientes satisfeitos é de grande importância. Afinal, em um momento ou outro, os clientes precisarão de mais produtos disponibilizados por sua loja. Podem ser acessórios relacionados a compras anteriores, ou produtos completamente diferentes.

Mas, e se o seu ramo de negócios for algum serviço por assinatura? Ainda assim, precisará de clientes satisfeitos. Do contrário, as taxas de cancelamento resultarão em grandes prejuízos para sua empresa.

Por isso, surgem as perguntas: como você pode impedir que clientes cancelem um serviço de assinatura? De que formas outras empresas que trabalham com venda de produtos podem engajar seus clientes? A Inteligência Artificial vai lhe ajudar.

Prever Cancelamentos de Assinatura

O cancelamento de assinaturas de serviços causam muitos prejuízos para as empresas do ramo. Afinal, um investimento foi feito para atrair este cliente. Sua saída é sinal de perdas financeiras para a empresa.

No entanto, as máquinas inteligentes são capazes de identificar comportamentos em clientes que estão pensando em cancelar uma assinatura. É exatamente isso. Por meio de análise de uma série de sinais, a Inteligência Artificial consegue descobrir se seu cliente está perto de cancelar seu serviço.

Quando um cliente assim é identificado, você toma conhecimento disto. Em seguida, pode tomar as providências necessárias para impedir o cancelamento (antes mesmo que o cliente faça a solicitação). Isto inclui entrar em contato com o cliente oferecendo alguma assistência individual ou talvez lhe trazendo uma oferta tentadora.

Desta forma, não espere seu cliente solicitar um cancelamento para então tentar reverter a situação. Pode ser tarde demais. Deixe que a Inteligência Artificial avise você com antecedência sobre tais intenções dos clientes. Assim, você poderá eliminar estas intenções antes que elas criem raízes.

Automatizar o Atendimento

Eventualmente, você entra em contato com seus clientes, trazendo informações sobre produtos/serviços e apresentando novas ofertas. Pode ser que este contato seja feito por e-mail, mensagem ou mesmo por meio de um telefonema. Isto faz parte do processo de engajar e envolver clientes.

Mas quando é o melhor momento para entrar em contato com cada cliente. A Inteligência Artificial do IBM Watson sabe o momento ideal para este contato levando em consideração as necessidades e características de cada cliente seu. Não se trata de uma análise de clientes como grupo, mas sim de indivíduos.

O aprendizado de máquina analisa inúmeros sinais emitidos pelos clientes para determinar quais são os momentos mais apropriados para lhes enviar uma mensagem. A personalização é tamanha que até mesmo o conteúdo da mensagem é personalizado de acordo com as necessidades e características do cliente. E toda esta análise é realizada de forma automatizada.

E-mail Marketing Dinâmico

No item anterior, mencionamos sobre a automação de esforços de marketing. Isto inclui a criação e envio de e-mails dinâmicos para os clientes. Este tipo de e-mail é altamente eficaz devido seu nível de personalização. Ou seja, novamente, não se trata de e-mails enviados para grupos de pessoas, mas para indivíduos.

A análise dos diversos sinais comportamentais dos clientes ajuda a descobrir quais são os produtos ou serviços que provavelmente interessarão a eles. Com o aprendizado constante das máquinas, a cada dia, mais informações sobre os clientes são adquiridas e processadas. Com isso, as máquinas conseguem determinar quais produtos, categorias, cores e tamanhos podem interessar aos clientes. São e-mails dinâmicos, personalizados no nível do indivíduo.

De posse destas informações, os e-mails dinâmicos estão prontos para serem enviados. As máquinas garantem que os valores (preços) estejam sempre atualizados, além de exibir somente as ofertas que você tenha em estoque. E a computação cognitiva vai além, ajudando até mesmo a determinar qual a melhor linha de assunto.

Conclusão

Como vimos nesta série de artigos, o consumidor passa por diversas etapas ao longo da jornada de conversão até chegar a compra final. E mesmo após esta compra, é preciso trabalhar seu engajamento para garantir lealdade e novas compras.

E em todas as etapas desta jornada, a Inteligência Artificial do IBM Watson oferece soluções assertivas. Você possui, assim, a solução ideal para cada momento em que o cliente estiver em sua jornada de consumo.

Portanto, conte com uma Agência IBM Partner na hora de implementar a inteligência artificial em sua empresa. Assim, você terá a ajuda das máquinas para encontrar visitantes, atrai-los para seu site, converter leads em clientes e gerar lealdade entre eles.

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