Os anúncios fazem parte de qualquer estratégia de marketing digital. A otimização de campanhas publicitárias garante que os anúncios de sua empresa sejam exibidos nos momentos mais apropriados. E isto leva em consideração em que estágio do funil de conversão o consumidor está. Afinal, ele pode estar em uma fase inicial de consideração, apenas procurando obter informações sobre um produto ou serviço. Ou talvez já está no final do funil, pronto para comprar o produto ou contratar o serviço.
Mas com a Inteligência Artificial do IBM Watson, os anúncios entram em uma fase revolucionária. Além de considerar todos os sinais emitidos pelos clientes em sua interação com websites ou aplicativos, os anúncios são capazes de conversar com os clientes.
Sim, prepare-se para a nova era da publicidade – uma era onde anúncios conversam com os usuários. A personalização atingindo novos estágios com a ajuda da Inteligência Artificial do IBM Watson.
Para falar sobre isso, nada melhor do que considerar um estudo de caso. Considere a estratégia publicitária da Best Western em associação com a inteligência das máquinas da IBM.
A Best Western é uma rede hoteleira presente em diversos países. A empresa lançou uma campanha publicitária oferecendo dicas de viagens e recomendações de destino para seu público-alvo. Qual o diferencial oferecido pela campanha publicitária desta rede hoteleira? O uso da Inteligência Artificial.
Este diferencial faz com que os anúncios sejam capazes de ter conversas baseadas em texto com os usuários.
Quando um cliente em potencial vê e clica no anúncio, ele é incentivado a especificar quais são seus planos de viagem. O Watson, da IBM, lê a resposta do usuário e oferece dicas personalizadas para esta viagem.
Por exemplo: um usuário pode interagir com o anúncio inteligente, e mencionar que no final de semana fará um turismo de natureza. O anúncio, por sua vez, solicita mais informações, se isso envolverá mergulhos, passeio nas montanhas, trilhas, etc. Digamos que o usuário responda que fará trilhas, o anúncio oferece dicas sobre o que levar no passeio, informações sobre como chegar ao local, estacionamento, etc. Evidentemente, o anúncio também informa sobre os hotéis da Best Western na região. Isto inclui permitir um tour virtual em 360 graus das acomodações disponíveis.
Para realizar este feito, o IBM Watson alimentou-se com dados da Best Western e de outras fontes para aprender mais sobre viagens e interesses dos viajantes. Isto permitiu aprender sobre suas necessidades, preferências e comportamento online. Além disso, o Watson também adquiriu informações sobre estacionamento, roteiros, itens indispensáveis nas viagens, dicas sobre hidratação, etc.
Esses dados foram reunidos e auxiliam a Inteligência Artificial a oferecer respostas corretas, de acordo com a necessidade do viajante. Visto que a IA possui recursos de linguagem natural, consegue interagir com os usuários como se fosse uma pessoa.
Além dos dados já reunidos pelo IBM Watson, a forma como os consumidores interagem com os anúncios permitem que novos dados continuem abastecendo a Inteligência Artificial. Desta forma, as respostas tendem a ser cada vez mais relevantes.
Segundo a IBM, os anúncios da Best Western conseguiram manter clientes engajados em uma média de 2 a 3 minutos. Isto significa um engajamento muito maior do que o existente em anúncios tradicionais.
Como mencionado, isto só foi possível porque há uma grande quantidade de dados vindos dos milhões de clientes da Best Western em todo o mundo.
No entanto, isto fornece um vislumbre do potencial da Inteligência Artificial para os anúncios exibidos em aplicativos e em toda a internet. Portanto, não é exagero mencionar que as empresas que integrarem a IA aos seus esforços de marketing estarão muito, muito a frente dos concorrentes.
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