Com a popularização da Inteligência Artificial, especialmente com o IBM Watson na dianteira, ouvimos falar muito em hiperpersonalização. Entre esta personalização no nível do indivíduo, está a capacidade das máquinas adaptarem os preços oferecidos para diferentes usuários.
Em um artigo anterior, mencionamos sobre a inserção dinâmica de preços como uma das aplicações da Inteligência Artificial:
“… precificação dinâmica significa a capacidade da Inteligência Artificial de alterar preços dos produtos e serviços levando em consideração uma série de fatores. Isto inclui analisar quem é o lead que está interessado naquilo que você tem a oferecer.”
Na verdade, a diferenciação de preços não é algo novo.
Muito antes de existir internet, já existia a personalização de preços. Ela está presente em todos os segmentos. Você pode vê-la ao comprar produtos em uma loja ou ao comprar uma passagem aérea dentro de um programa de fidelidade. E não existe objeções por parte dos clientes quanto a esta política de ofertas e descontos.
Por exemplo: um cliente vai até uma loja e vê a oferta de um tênis por R$ 98,90. Em seguida, ele compra o produto por este preço. No entanto, logo em seguida, outro cliente entra na loja em busca do mesmo tênis. Este, porém, diz para o vendedor que só levará o produto se pagar R$ 90,00. Proposta aceita, o segundo cliente sai minutos depois da mesma loja, com o mesmo produto, porém, por um valor mais baixo.
A diferença desta aplicação no ambiente digital, é que as máquinas lidam com milhares de clientes, simultaneamente, avaliando as características de cada um. Em tempo real, elas verificam quem precisa de um incentivo a mais (como um desconto, por exemplo) para converter. O princípio é o mesmo que o existente no mundo offline, porém, realizado de forma automatizada.
Algumas empresas que oferecem este recurso preferem estabelecer uma postura de clareza quanto às políticas de diferenciação de preços. Por quê?
Isto acontece por receio de que alguns clientes fiquem ressentidos com a ideia de que pagaram mais do que outros. No entanto, como mencionado no início, a diferenciação de preços não é algo novo – vemos ela em diversos estabelecimentos, desde uma quitanda de legumes até concessionárias de automóveis.
Mas se você possui este receio, ainda assim poderá utilizar o recurso de personalização de preços da Inteligência Artificial. Para isto, basta estabelecer algumas regras para personalizar preços levando em conta o contexto da compra.
Que regras são essas?
Acredita que um cliente ficará insatisfeito se souber que outro obteve um desconto maior? Isto dependerá de muitos fatores. E se o cliente agraciado com um preço menor for um idoso e que, exatamente por isso, recebeu tal desconto? Isto mudaria o cenário, não acha?
Este tipo de estratégia é usado também no cenário offline. Talvez você se lembre de uma ótica que usa a idade do cliente como percentual de desconto. Este tipo de apelo tem o potencial de melhorar a imagem da marca.
Com a Inteligência Artificial, muitos dados compartilhados pelos clientes são assimilados pelas máquinas. Isto significa que você poderá, conforme exemplo acima, personalizar os preços, e oferecer descontos para idosos. Poderá utilizar outros critérios demográficos e sociais para personalizar os preços.
Falamos há pouco sobre programas de fidelidade. Clientes que utilizam um serviço com frequência são compensados com descontos.
Considere um exemplo já citado:
“Uma pessoa está interessada em um produto de R$ 100,00. No entanto, de acordo com o aprendizado de máquina que acompanha este consumidor, a Inteligência Artificial conclui que ele não pagará este montante pelo produto. Trata-se de um consumidor que precisa do incentivo de um desconto. Entra em cena a precificação dinâmica. Um desconto é oferecido, e a oferta passa a ser de R$ 94,90. Logo em seguida, ele compra o seu produto”.
Criar um sistema de recompensas para aqueles que já compraram de sua empresa pode ser usado para isso. Com a Inteligência Artificial, você pode filtrar os clientes que realmente precisam de um incentivo adicional (desconto).
As pessoas estão acostumadas com diferenciação de preços. Como mencionamos, estamos expostos a ela muito antes da internet. No entanto, se desejar, poderá criar algumas regras adicionais para a aplicação da mesma em sua empresa.
Este é apenas um dos muitos segmentos da hiperpersonalização que a Inteligência Artificial pode oferecer. Com a ajuda de uma agência IBM Partner, você levará sua empresa para uma nova era onde cada cliente será tratado como um indivíduo.
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