Grande parte do que ouvimos falar da aplicação da Inteligência Artificial e aprendizado de máquina diz respeito, em especial, à relação entre empresas e consumidores. É o famoso B2C.
No entanto, a margem de aplicação da Inteligência Artificial é bastante ampla, abrangendo todos os segmentos da indústria e mercado. E isto inclui o mercado do business-to-business (B2B). Na verdade, o sucesso de empresas B2B, incluindo sua sobrevivência no futuro, passa pelo campo da Inteligência Artificial.
A concorrência costuma ser muito forte no mercado entre empresas, independentemente do segmento dos negócios. E isto significa uma possibilidade muito maior para as empresas trocarem de marca, caso haja descontentamento durante os estágios do ciclo de compra.
Mas, as máquinas podem ajudar sua empresa a conhecer seus clientes de uma forma nunca vista antes. E isto permite otimizar todo o processo de compra, oferecendo um atendimento mais qualificado.
Portanto, veja como a gigantesca quantidade de dados que as máquinas estão processando estão facilitando as operações e negócios no B2B.
As expectativas dos clientes são basicamente as mesmas, sejam eles indivíduos no B2C ou empresários no B2B. Portanto, assim como a Inteligência Artificial surge como tecnologia essencial no B2C, o mesmo pode ser dito sobre o mercado de negócios no B2B.
No entanto, a jornada de conversão, também conhecida como ciclo de compra, costuma ser mais longa no B2B. Enquanto um consumidor pode decidir por um produto simplesmente clicando no botão “Comprar”, uma compra no B2B é mais complexa. Dependendo da estrutura organizacional, ela pode requerer aprovações de outros setores.
Com a ajuda da Inteligência Artificial das máquinas você pode tornar o processo de compra o mais simples possível, adaptando a mensagem aos estágios no funil de conversão, incluindo catálogos de produtos e contratos.
Assim, quando o cliente chegar ao seu site e navegar no catálogo de produtos, ele terá uma experiência similar ao que vemos na Amazon ou mesmo na Netflix. Ou seja, personalizar a busca dos clientes, exibindo os produtos que eles procuram. Isto economiza o tempo dos clientes e aumenta o potencial de efetuar novos negócios.
Leads são contatos qualificados muito úteis para os negócios de uma empresa. Pode ser muito difícil para as empresas conseguirem estes contatos qualificados, envolvendo muita pesquisa, esforço e tempo.
Mas a Inteligência Artificial contribui para que este processo seja agilizado e tornado muito mais eficiente. De que maneira?
Para tanto, as máquinas analisam diversas fontes de dados não-estruturados. Estes dados representam conteúdo em formato de texto, voz, imagem ou vídeo. Eles recolhem e analisam estas informações disponíveis em:
A Inteligência Artificial possui o grande potencial de analisar estes dados não-estruturados e encontrar padrões. A partir daí, a computação cognitiva das máquinas consegue selecionar quem são os clientes B2B que podem ser classificados como qualificados, ou seja, os valiosos leads que sua empresa tanto precisa.
Diretamente relacionado com o ponto anterior, a Inteligência Artificial e computação cognitiva podem ser de grande ajuda em categorizar os clientes de sua empresa.
Por exemplo, quais são as características dos seus clientes? Que hábitos comportamentais separam os clientes mais valiosos de sua empresa daqueles menos eficazes? Nuances de comportamento podem até ser despercebidas aos nossos olhos, mas não das máquinas. Além disso, a partir dos dados disponíveis, as máquinas descobrem padrões que os humanos levariam muito tempo para conseguir. Encontrar dados, conectá-los entre si e imediatamente descobrir significados é o trabalho da Inteligência Artificial.
Quando se consegue contextualizar e categorizar os clientes com exímia precisão, os esforços de marketing são racionalizados e melhor direcionados. Consequentemente, eles se tornam mais eficazes. Por exemplo, você consegue exibir anúncios altamente segmentados para os clientes enquanto eles utilizam suas redes sociais favoritas. Também pode enviar e-mail marketing altamente segmentado, oferecendo os produtos certos para os clientes mais propensos a realizar negócios com você.
O aprendizado de máquina é responsável por recolher informações sobre seus clientes a todo instante, gerando a resposta ideal que você precisa para alcançá-los com o marketing mais eficaz, e na hora mais apropriada. E este é o recado para seus clientes que você realmente sabe quem eles são, e que se importa com suas necessidades.
O aprendizado de máquina e a Inteligência Artificial estão dedicados a tarefas analíticas e rotineiras, mergulhando fundo na imensidão de dados que estão disponíveis na internet e outros sistemas gerenciais. Fazem isso com eficácia e velocidade muito superiores aos seres humanos.
Isto permite que os seres humanos possam ser utilizados naquilo que fazem melhor do que as máquinas: o processo criativo.
Trata-se de uma divisão de responsabilidades. Enquanto as máquinas ficam responsáveis por processar dados e identificar padrões, os humanos utilizam estas informações para criar conteúdo mais eficaz e personalizado.
Este é o processo utilizado em e-commerces, onde são geradas perguntas automáticas que ajudam o cliente a tomar uma decisão de compra complexa. Especialmente se o cliente não tem experiência com o produto que está adquirindo, ele precisará de orientação para chegar a conclusão do que realmente precisa. Este processo automatizado ajuda a atender as reais necessidades dos clientes, e é um processo realizado com a inteligência das máquinas.
Sabemos que as condições que afetam um negócio mudam constantemente. Por exemplo, produtos que entram e saem do catálogo, ou que se esgotam. Mudanças nas estações e condições climáticas. Tendências que se tornam a moda do momento.
O seu comércio eletrônico é diretamente afetado por estas variáveis. Para que suas páginas sejam relevantes para os clientes, é preciso que elas estejam adaptadas a estas circunstâncias variadas. E isto pode ser alcançado sem envolver a manutenção de desenvolvedores de web design.
A computação cognitiva consegue identificar estas mudanças e adaptar suas páginas (ou mesmo criar páginas) de acordo com esta nova realidade.
Tudo o que foi dito até aqui representa uma realidade já presente na computação cognitiva. E o IBM Watson é a solução que as empresas B2B precisam para implementá-las em seus negócios.
Especialmente no tocante ao marketing, esta solução cognitiva em nuvem é o diferencial que sua empresa precisa. De sugestões de conteúdo até detalhes sobre segmentação são disponibilizados no nível do indivíduo. Todas as valiosas informações que você precisa sobre seus clientes são extraídos em tempo real e convertidas em eficientes estratégias de alcance.
Estes serviços são disponibilizados para todas as empresas B2B por meio das agências IBM Partner. Com estes parceiros da IBM, sua empresa terá acesso a uma vasta quantidade de conhecimento e soluções disponibilizados pela computação cognitiva do Watson.
Vivemos hoje na melhor época para as empresas adotarem a Inteligência Artificial. Isto significa sair na frente dos concorrentes e obter resultados mais eficazes nos negócios B2B.
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