O Que São as Campanhas Inteligentes (Smart Campaign)

26/04/2019 by in category Inteligência Artificial with 0 and 0
Home > Blog > Inteligência Artificial > O Que São as Campanhas Inteligentes (Smart Campaign)

Campanhas Inteligentes ajudam pequenas e médias empresas a desenvolverem anúncios com a ajuda da inteligência artificial.

Apesar de vivermos na era da internet, aproximadamente 60% das empresas brasileiras não tem um site. Além disso, muitas empresas com sites não conseguem atingir seu público-alvo na sua área geográfica.

Diante desta realidade, como estas empresas podem atender à demanda existente em seu mercado? Certamente, há muitos prospectivos clientes nas imediações destas empresas, pesquisando pelos produtos ou serviços oferecidos por elas.

Para suprir esta necessidade, o Google Ads oferece as Campanhas Inteligentes. Conheça as principais características deste formato de publicidade na internet.

O Que São as Campanhas Inteligentes

Você é um pequeno anunciante? Tem uma pequena empresa e nunca anunciou no Google? Pois bem, o Google Ads tem uma solução desenvolvida especialmente para você.

O princípio por trás da publicidade do Google está em priorizar a simplicidade. E esta é a força motriz das Campanhas Inteligentes, disponível em mais de 150 países, incluindo o Brasil. Elas foram desenvolvidas para empresas pequenas, especialmente aquelas que não tem uma equipe interna de marketing. Além disso, mesmo que sua empresa nem mesmo possua um site, esta solução Google vai lhe interessar.

Com este formato, o Google exibe os anúncios no momento em que os clientes estão mais propensos a entrar em contato com sua empresa, seja por meio de uma ligação ou visitando sua loja.

Como Funcionam os Anúncios das Campanhas Inteligentes

Os anúncios do Google (conhecidos como Links Patrocinados) são criados, essencialmente, por descrever a empresa, bem como o produto ou serviço.

Depois disso, os anúncios das campanhas inteligentes são exibidos na rede de pesquisa do Google e no Google Maps. Isto pode acontecer sempre que alguém pesquisar por algo que sua empresa oferece.

Estes anúncios são exibidos para pessoas que estão dentro da sua área geográfica segmentada na campanha. Se alguém estiver fora da sua região geográfica, mas incluir termos relacionados ao seu negócio e ao seu local, também poderá visualizar seus anúncios.

Qual a Aparência dos Anúncios

Aparência dos Anúncios nas campanhas inteligentesOs Links Patrocinados apresentam os seguintes elementos:

  • Título: Texto exibido na parte superior do anúncio.
  • Texto do anúncio: Espaço para descrever a empresa, o produto ou serviço.
  • URL: Se sua empresa tiver um site, a URL dele é exibido aqui.
  • Sitelinks: São os links gerados automaticamente que direcionam os clientes para páginas específicas do seu site.
  • Marcador do mapa: Um marcador é exibido para pessoas que estão nas imediações. Se clicado, o cliente é redirecionado para sua empresa no Google Maps.
  • Telefone: Se um número de telefone for incluído, ele poderá ser exibido no anúncio.
  • Endereço: Por meio do Google Meu Negócio, é possível exibir o endereço físico de sua empresa.

Para empresas sem um website, o Google cria e hospeda automaticamente páginas de destino. E as páginas criadas e hospedadas pelo Google estão otimizadas de acordo com o texto do anúncio, aumentando a relevância.

Portanto, mesmo que sua empresa não tenha um site, você pode anunciar no Google e vender mais.

Quanto Custa Anunciar nas Campanhas Inteligentes

Assim como funciona com outros tipos de campanhas do Google Ads, nas Campanhas Inteligentes, você paga apenas pelos cliques e chamadas que seu anúncio recebe.

Isso é feito, inicialmente, definindo um valor máximo que você está disposto a pagar por mês, conhecido como Orçamento Mensal. Ao final do mês, o valor pago pelos cliques e chamadas não excederá o seu orçamento mensal.

O valor dos cliques é conhecido como Custo Por Clique (CPC). Segundo o Google, eles podem mudar de um momento para o outro. Isto acontece porque o custo de cada clique depende de muitos fatores, incluindo:

  • O valor que os anunciantes concorrentes na sua região estão gastando;
  • A relevância do seu anúncio para a pesquisa de um usuário no Google;
  • A probabilidade de a pesquisa do usuário resultar em uma venda.

Características das Campanhas Inteligentes

Este formato de campanha funciona usando a inteligência artificial do Google e seu aprendizado de máquina.

  • Grande parte do processo de criação e otimização dos anúncios é automatizado (levando em consideração o produto/serviço anunciado e as metas da empresa);
  • A otimização da segmentação dos anúncios é automatizada;
  • O Google Ads analisa os sinais comportamentais do público-alvo, incluindo localização geográfica, comportamento e dispositivo utilizado, para determinar para quem e quando exibir o anúncio de sua empresa;
  • Tem como principal objetivo estimular visitas ao website, bem como incentivar ligações para a empresa e dar informações sobre como chegar à loja física.

Isto é muito importante porque, a cada dia, cresce o número de pesquisas locais. O que isto significa?

Que muitas pessoas, com a ajuda de celulares, estão neste momento procurando pelos produtos ou serviços oferecidos por sua empresa, nas imediações de sua loja.

Por isso, mesmo que você não tenha um site, uma solução do Google Ads que ajude as pessoas a chegarem até sua loja é importantíssima.

Campanhas Inteligentes Trabalham Em Conjunto Com Google Meu Negócio

As Campanhas Inteligentes foram desenvolvidas para trabalhar em conjunto com o Google Meu Negócio. Esta união ajuda a criar o anúncio certo para você, incluindo quais imagens são as melhores para serem utilizadas.

Por exemplo, o seletor de imagens permitem que o anunciante escolhe até 3 imagens para serem testadas em combinação com o anúncio.

E existem relatórios preparados especialmente para acompanhar o desempenho destas campanhas.

A Importância dos Links Patrocinados Para Empresas Brasileiras

Quanto às vantagens oferecidas para as pequenas, médias e grandes empresas, os números falam por si mesmos. Segundo o Relatorio de Impacto Econômico do Google no Brasil, cada empresa anunciante ganha entre R$ 5,75 e R$ 12,50 em vendas para cada real investido no Google Ads.

No Brasil, as ferramentas de anúncios do Google atenderam mais de 60.000 empresas.

Os anúncios do Google Ads são a solução de publicidade perfeita para as pequenas, médias e grandes empresas. Com eles, você consegue exibir sua empresa no Google nos momentos mais relevantes. E isso vai ajudá-lo a gerar melhores resultados para sua empresa, mesmo que você não possua um site corporativo.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso