O que é uma pesquisa de mercado? É o processo utilizado por empresas para coletar dados confiáveis do seu público-alvo. O objetivo é conhecer melhor os clientes. Isto inclui obter uma caracterização quantitativa e qualitativa deles. Desta forma, a empresa obtém informações importantes sobre quem são seus clientes, incluindo renda, escolarização, comportamento, hábitos de consumo, etc.
Porém, a era da internet e dos dispositivos móveis criou uma grande dificuldade para a efetividade das pesquisas de mercado. A jornada dos clientes é muito mais complexa. E eles têm voz ativa. Com apenas alguns toques ou cliques, acessam uma enxurrada de informação e melhores ofertas. E não hesitam em compartilhar isto em suas mídias sociais.
Além disso, considere também o fato de que os hábitos dos consumidores mudam muito rapidamente. Isto significa que a pesquisa que sua empresa possui hoje, estará desatualizada amanhã.
Como as ferramentas de pesquisa de mercado podem acompanhar este ciclo de mudanças aparentemente infinito? Como garantir que os dados de sua pesquisa de mercado estejam sempre atualizados, independentemente de quando sejam acessados?
Diante dos desafios apresentados acima, acha que é impossível acompanhar o ciclo de mudanças do seu público-alvo? Pois acredite, não é.
A Inteligência Artificial (IA) e seu aprendizado de máquina fazem este trabalho impossível, do ponto de vista humano. E todo o processo que está ao alcance dos humanos é otimizado por meio das recomendações das máquinas e sua computação cognitiva.
A IBM possui uma solução de inteligência das máquinas conhecida como IBM Watson. Com sua capacidade de aprendizado de máquina e computação cognitiva, sua empresa entrará em uma nova era das pesquisas de mercado.
Veja algumas vantagens que sua empresa pode obter por utilizar a Inteligência Artificial para geração de pesquisas de mercado.
Considere, por exemplo, a formulação de hipóteses. As hipóteses são concebidas para que a pesquisa de mercado, posteriormente, possa confirmar ou refutar.
No entanto, as hipóteses geradas por pesquisadores humanos podem sofrer influência de um conjunto de crenças ou ideias preconcebidas. Este tipo de pensamento mais limitado prejudica a eficiência daquilo que pode ser descoberto por meio das pesquisas de mercado.
Mas isso não acontece com as máquinas e sua Inteligência Artificial. Não há uma agenda já definida de conceitos a serem explorados. As máquinas têm, por assim dizer, a mente totalmente aberta.
Com seu potencial gigantesco de processamento de dados, o IBM Watson analisa uma avalanche de informações. E isto permite que ele encontre padrões comportamentais que seria impossível para humanos identificar.
O que isto significa, na prática? Que muitas das hipóteses que serão apresentadas jamais lhe ocorreriam se fossem produzidas por um pesquisador humano.
Você encontrará oportunidades que estavam ocultas, perdidas entre tantos sinais comportamentais em constante mutação dos seus clientes. E isto lhe dará uma incrível vantagem competitiva sobre seus concorrentes.
Lembra-se que mencionamos no início deste artigo que um dos grandes desafios das pesquisas de mercado são as mudanças repentinas nos hábitos dos consumidores?
Pois bem, como a Inteligência Artificial lida com isso?
Pesquisas de mercado realizadas por humanos ocorrem em períodos específicos. E é exatamente por isso que se tornam defasadas, em pouco tempo.
Mas as pesquisas de mercado realizadas pelas máquinas ocorrem 24 horas por dia, 7 dias por semana. As máquinas não trabalham somente em horário comercial, não tiram férias, e nem param para tomar um cafezinho.
Em outras palavras, isto significa que os dados que você obtém sobre seus clientes e público-alvo estão sempre fresquinhos, totalmente atualizados.
As máquinas analisam todo o contexto atual do cliente. Por exemplo, não é analisado apenas onde o cliente mora, mas onde ele está neste exato momento. Com as tecnologias de reconhecimento facial, é possível que as máquinas até mesmo identifiquem o humor do cliente em dado momento. E isto pode ser de grande ajuda ao determinar qual produto oferecer para ele, e quando.
Nenhuma informação é perdida. É isto o que a Inteligência Artificial promete e cumpre ao funcionar como ferramenta de pesquisa de mercado. Com a ajuda de uma consultoria em Inteligência Artificial de uma agência IBM Partner, você verá como implementar esta tecnologia a favor de seus negócios.
Com seus modelos de autoaprendizagem, sua empresa terá acesso a dados em tempo real que serão convertidos em estratégias para alcançar seu público-alvo de forma eficiente.
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