– Uma campanha bem sucedida em Links Patrocinados depende entre outras coisas, de paciência, pois os resultados começam a aparecer gradualmente. Se bem planejada, a campanha pode trazer retorno imediato.
– A partir do momento em que Link Patrocinado de qualidade (QS) passa a ser veiculado, sua relevância junto ao Google aumenta, e este começa a adquirir posições mais privilegiadas dentro do sistema do Google Ads.
– Automaticamente, os anúncios são associados com as URLs de destino que lhe foram determinadas, e este vínculo torna-se óbvio para o robô do Google.
– Mas que dizer se o anunciante precisar alterar a URL de destino de seus Links Patrocinados do Google Ads? Talvez a mudança chegue ao nível do próprio domínio. Um domínio exemplo.com passa a ser veiculado no domínio exemplo.com.br. Isto poderá ser feito a qualquer momento, dentro do período de sua campanha, se assim o desejar.
– Embora tais mudanças sejam válidas, porém, o anunciante deve estar ciente de que, ao fazer uma alteração de URL de destino, ele estará quebrando um círculo conhecido pelo mecanismo do Google Ads. Todo o histórico construído em cima da URL antiga se perderá. Isto implica em uma queda no volume de cliques recebidos, pois o robô do Google admite inicialmente que tal URL de destino trata-se de um novo anúncio (ou domínio) em seu sistema. Desta forma, o seu anúncio perde a relevância conquistada, e precisará de um tempo até ele se restabelecer.
– Porém, quão significativa é esta queda? Em alguns casos, o índice de clique chega a cair pela metade, logo na primeira semana, o que é um impacto bastante negativo na campanha. Porém, na maioria dos casos, a tendência é que a taxa de cliques retorne ao índice habitual dentro de algum tempo.
– Também é bastante comum ocorrer alterações nas ofertas sobre as palavras-chave. Ou seja, nas primeiras semanas em que a alteração foi efetuada, ocorre um aumento no valor de cada palavra-chave. Há casos de algumas palavras-chave terem o valor do seu lance dobrado.
– É muito difícil determinar se uma mudança na URL de destino, durante uma campanha trará mais ou menos benefícios para o anunciante. O que podemos afirmar é que, a curto prazo, perdas acontecerão.
– Por isso, a necessidade de planejar prévia e cuidadosamente uma campanha em Links Patrocinados, para evitar que futuramente, o anunciante deva se valer de uma estratégia tão “dura” que resultará em queda no índice de qualidade, na taxa de cliques e na taxa de conversões.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2322) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2397) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2397) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)