– Ao criar os Links Patrocinados para divulgar um site no Google, o anunciante tem a oportunidade de escolher quais serão os dispositivos onde os anúncios devem ser veiculados. A escolha leva em conta fatores tais como os hábitos do público-alvo. No entanto, visto que o acesso à internet via celular cresce vertiginosamente a cada ano, a maioria dos segmentos empresariais precisa fazer suas apostas visando a publicidade móvel.
– Embora a maioria das pessoas possua celulares de última geração, pode ser que dentre seu público-alvo encontre-se pessoas que utilizam celulares WAP. Utilizando o Google Ads, o anunciante poderá divulgar seus anúncios para ambos. Devemos ter em mente que os Links Patrocinados veiculados em celulares WAP são menores do que os exibidos em dispositivos móveis de última geração.
– Para isso, você deve acessar sua conta no Google Ads e, em seguida, a campanha que pretende divulgar nos celulares. É muito importante que o anunciante possua ou crie uma campanha específica voltada para dispositivos mobile. Em seguida, clique no botão +Novo Anúncio e selecione a opção Anúncio Para Celular WAP. Na primeira opção para configuração, você precisará escolher entre Anúncio de Texto WAP ou Anúncio Gráfico WAP. Anúncios de texto são exibidos nos resultados de pesquisa do Google. Se optar por Anúncios Gráficos WAP, os mesmos irão aparecer em websites parceiros da Rede de Display.
– Independentemente de qual seja o tipo de anúncio que será veiculado, é importante que as Páginas de Destino do mesmo estejam otimizadas para dispositivos móveis. Isto evitará problemas na exibição das imagens e textos do site.
– Atenção aos limites de caracteres para criação de um Link Patrocinado de texto para celulares.
* Título: 18 caracteres
* Descrição: 18 caracteres
* URL de Visualização: 20 caracteres
– Em seguida, é preciso definir em qual Linguagem de Marcação o website mobile está gravado. As linguagens de marcação aceitas são:
* xhtml (WAP 2.0)
* chtml (imode, etc)
* wml (WAP 1.x)
* html compatível com PDA
– Alguns anunciantes costumam testar a visualização de seu site diretamente no próprio celular ou tablet. Quando conseguem visualizá-lo sem problemas, concluem que o site está otimizado. Mas isso nem sempre é verdade. Alguns dispositivos podem ler um site sem apresentar quaisquer problemas. Mas alguns celulares WAP, por outro lado, só conseguem visualizar websites com design especial. Por isso, os padrões de linguagem estabelecidos pelo Google Ads visam impedir surpresas desagradáveis e, assim, alcançar o maior número de pessoas que utilizam celulares para navegar.
– Utilizando os anúncios de texto, os usuários podem se comunicar diretamente com a empresa efetuando uma ligação a partir de um clique. A opção Clicar Para Ligar está disponível somente para Links Patrocinados de texto.
– Por fim, você pode escolher segmentar seus Links Patrocinados para serem exibidos para usuários de todas as operadoras de celular, ou especificar a exibição para usuários de apenas algumas delas.
– Se optar por divulgar seus anúncios patrocinados por meio de banners na Rede de Display, deverá escolher uma imagem .jpg, .gif ou .png para isso. Deve-se atentar para o fato de que a imagem não será redimensionada. Portanto, se ela for maior do que o permitido, o anunciante terá de realizar as modificações. Não há suporte para anúncios gráficos em Flash para celulares WAP.
– Assim como acontece com os anúncios de texto, a URL de Visualização em anúncios gráficos também deve conter até 20 caracteres. Além disso, o anunciante precisará especificar a Linguagem de Marcação e, se deseja, segmentar seus anúncios para usuários de apenas algumas operadoras de sua escolha.
– Por meio de testes e aprimoramentos, divulgar sua empresa em anúncios para celulares WAP e de última geração, posicionará sua marca muitos passos a frente em seu mercado. A medida que explorar este segmento do marketing, controlando resultados e otimização, verá o benefício e retorno significativo que a publicidade móvel pode lhe trazer.
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