– Suas campanhas de Links Patrocinados tem atingido bons resultados? Ou você está um tanto quanto descontente com o que o Google Ads tem trazido para seus negócios?
– Falar em “bons resultados” pode parecer simples, mas nem sempre é. Isto porque a visão do que seja um “bom resultado” pode variar de pessoa para pessoa. Quando uma empresa passa a investir em Links Patrocinados ela tem um objetivo, e todas as métricas de avaliação de resultados precisa levar em consideração esta meta.
– Por exemplo, se uma campanha na Rede de Display teve mil impressões e nenhum clique, você consideraria esta campanha como sendo de sucesso? Se nosso objetivo de marketing forem os cliques, então, fica evidente que a campanha deixa (e muito) a desejar. Mas pode ser que o resultado não seja tão ruim assim quando a empresa possui outras metas.
– Quando um anunciante divulga uma empresa na Rede de Display do Google Ads, ele geralmente possui dois objetivos:
– Se o seu principal objetivo forem os dois primeiros, então precisará encontrar sites na Rede de Display que possibilitem maiores chances de levar seu público-alvo a acessar suas páginas e efetuarem a conversão.
– Se o objetivo for o branding, as métricas avaliadas serão outras. Ou seja, você pode atingir o branding apenas com a impressão do seu Link Patrocinado, sem a necessidade de cliques e conversões. As métricas que lhe interessarão aqui será quantas pessoas viram seu anúncio e com qual frequência isto ocorre.
– De modo geral, as pessoas possuem pouco tempo. Quando navegam pela internet, estão pouco propensas a analisar aquilo que não lhes seja impreterivelmente necessário. Quando buscam por uma solução, costumam confiar em empresas que já possuem um nome alicerçado no mercado.
– Na Rede de Display, quanto mais elas veem seu anúncio do Google Ads, a medida que navegam por diversos websites, maiores são as possibilidades de encararem seu produto ou serviço como uma solução. A frequência aqui gerará uma associação automática. Quando estiverem propensas a obter a solução, sua marca já terá conquistado a confiança do seu público-alvo, e pode ser que a pessoa pesquise não pelo produto ou serviço, mas pelo nome de sua marca.
– Também, é possível que um usuário veja seu anúncio diversas vezes, faça uma associação mental e, mais tarde, digite o endereço do seu site diretamente no navegador. Isto é branding. E neste caso, a frequência de exibição de tais Links Patrocinados na Rede de Display é um dos pilares que o sustenta.
– Aqui podemos voltar à questão proposta no início do artigo, sobre mil impressões e nenhum clique. Com base nesta análise, podemos perceber que uma campanha assim pode ser efetiva, se o objetivo de exposição e associação da marca à solução foi atingido.
– Para tanto, porém, lembre-se de que Links Patrocinados usando imagens e vídeos são muito importantes para conseguir esta associação.
– Como você conseguirá medir este impacto? Uma das formas é quantificar quantas pesquisas usando o nome de sua marca são feitas na mesma época em que você realiza esta campanha na Rede de Display. Também poderá avaliar o tráfego total que seu website tem obtido durante a campanha. Talvez você venha a concluir que seus banners não estão tendo cliques, porém, houve um aumento notável no tráfego oriundo da pesquisa orgânica, ou mesmo digitados diretamente no navegador – sim, sua campanha na Rede de Display, ainda que sem cliques, tem sido efetiva.
– Estas são duas métricas que podem ser avaliadas com o uso do Google Analytics. Estas métricas vão ajudá-lo a perceber o nível de interatividade das pessoas com seu website, se estão engajadas com o seu conteúdo, ou saindo rapidamente. Se sua taxa de rejeição for muito alta, você precisa realizar mudanças em seu Link Patrocinado ou na Página de Destino. O estudo destas duas métricas ajudará a moldar o texto do anúncio e suas Páginas de Destino para que os cliques recebidos seja o resultado de um cuidadoso trabalho de branding.
– De modo que, ao decidir anunciar seu site no Google, estabeleça um objetivo de marketing claro para que as métricas escolhidas sejam as mais apropriadas, ou seja, aquelas que realmente revelem se as metas estabelecidas têm sido atingidas.
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