Como o Google Instant Afeta os Links Patrocinados

25/02/2014 by in category Links Patrocinados with 0 and 0
Home > Blog > Links Patrocinados > Como o Google Instant Afeta os Links Patrocinados

Google Instant prevê intenção de busca dos usuários, exibindo Links Patrocinados correspondentes. Como as impressões de anúncios são contabilizadas pelo Google Ads?

Google Instant afeta impressões de Links Patrocinados– O Google Instant é um aperfeiçoamento do sistema de busca do Google, visando prever e apresentar os resultados esperados pelos internautas de forma imediata. Em outras palavras, o Google é uma empresa que deseja que os usuários deixem o seu website o mais rápido possível.

– Quando um usuário começa a digitar um termo de pesquisa, o Google procura prever quais os resultados ele está procurando. Faz isso por apresentar automática e instantaneamente os resultados mais comuns inicializados pelas letras digitadas até o momento. O Google possui um algoritmo que tenta prever qual a intenção do usuário com base em pesquisas similares realizadas por outros internautas. Os textos previstos são exibidos em cinza claro no campo de pesquisa. Quando isso acontece, o Google apresenta os resultados orgânicos e Links Patrocinados para o termo em questão. Caso o usuário continue digitando outro termo, diferente daquele inicialmente previsto, os resultados patrocinados e orgânicos são atualizados de acordo com as novas previsões do Google.

– O Google Instant foi desenvolvido devido a observação de que os internautas costumam digitar lentamente, mas leem de forma rápida. Esta apresentação dinâmica agrada uns, ao passo que incomoda outros. Para as empresas que anunciam no Google Ads, surge a questão: como o Google Instant afeta minhas campanhas de Links Patrocinados?

O Google Instant não altera a forma como os Links Patrocinados são exibidos após a consulta. Mas pode alterar as impressões e CTR, já que os anúncios são exibidos de acordo com o termo de pesquisa previsto.

– Por exemplo, ao digitar “tênis” no campo de busca, o Google Instant pode tentar prever a intenção do usuário com o termo de pesquisa “tênis nike”. Neste momento, enquanto o usuário digitou apenas a palavra “tênis”, Links Patrocinados de empresas que anunciam tênis Nike são exibidos nos resultados, incluindo as imagens do Google Shopping. No entanto, ao continuar digitando, o usuário poderá incluir outras duas letras, como “tênis ad”, o que levará o Google Instant a supor que o possível termo de pesquisa intencionado é “tênis adidas”. Desta forma, os resultados apresentados para o termo de pesquisa “tênis nike” desaparecem da busca orgânica e patrocinada, e o Google apresenta os anúncios online para a palavra-chave “tênis adidas”.

– Diante desta apresentação dinâmica dos anúncios, devemos nos perguntar: as impressões de anúncios geradas pelo Google Instant são contadas pelo Google Ads?

– A resposta é sim. No entanto, as impressões são contabilizadas somente nas seguintes três situações:

* Quando o usuário para de digitar, e os Links Patrocinados são exibidos por três segundos ou mais. Para o Google, este é um indicativo de que o usuário provavelmente encontrou o que procurava e está analisando os resultados apresentados na busca;

* Quando o usuário seleciona um dos termos previstos;

* Quando o usuário clica em algum lugar da página após os resultados previstos serem apresentados.

– Em todos os casos citados acima, uma impressão será contada para o anunciante. De modo que os consultores de Links Patrocinados e marketing digital precisam acompanhar este fator relevante na gestão de uma campanha, onde a CTR e a qualidade dos cliques podem ser diretamente influenciadas pelo Google Instant.

– Em longo prazo, este sistema é uma forma do Google compreender melhor os hábitos comportamentais dos consumidores na internet. Isto ajuda o Google Ads a apresentar anúncios mais relevantes, tornando o marketing digital dos Links Patrocinados cada vez mais eficiente.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso