Como Divulgar Clínicas e Consultórios Médicos no Google

03/02/2021 by in category Links Patrocinados, Segmentos do Mercado with 0 and 1
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Doutor, saiba como aparecer no Google. Veja porque o Google Ads é a melhor solução para divulgar clínicas médicas na internet e fazer marketing para consultórios.

anunciar clínicas de saúde na internet

Neste artigo, você vai ver como usar o marketing médico para:

  • Conseguir mais pacientes.
  • Fortalecer a presença da sua clínica de saúde na internet.

Qual o melhor lugar para divulgar uma clínica médica?

É bem provável que você já tenha ouvido a expressão “doutor Google”. O Google é chamado assim porque costuma ser o primeiro lugar que as pessoas pesquisam quando estão com algum problema de saúde.

Mas claro que esta prática é muito perigosa. Afinal, as pessoas podem encontrar informações erradas ou que não se aplicam a elas. Além disso, isto pode estimular a automedicação – uma ameaça para a saúde das pessoas.

De qualquer forma, este fenômeno mostra que as pessoas recorrem ao Google quando enfrentam algum problema de saúde.

Portanto, o Google é um importante canal para divulgar uma clínica médica na internet.

Google Ads para médicos – Como funciona?

Como atrair clientes para a clínica médica? Você precisa do Google Ads – a plataforma de anúncios no Google. Como funciona?

Para anunciar uma clínica médica no Google você precisa criar uma campanha e escrever os anúncios. Assim, sempre que alguém for no Google e procurar seu serviço médico, seu anúncio pode aparecer no alto da página.

divulgar clínicas médicas no google

Para isso, é preciso escolher uma lista de palavas-chave. São estas palavras que vão acionar os anúncios.

Por exemplo, uma clínica de cirurgia plástica começa a anunciar no Google e cria uma lista de palavras como “cirurgia plástica”, “clínica de estética”, e assim por diante.

Assim, sempre que alguém for no Google e digitar estes termos, o anúncio pode aparecer no topo da página, acima dos demais resultados.

Onde os anúncios médicos aparecem?

Você, doutor, escolhe onde seus anúncios vão aparecer. Quais são as opções?

Os anúncios da clínica podem aparecer em toda a internet, incluindo sites parceiros, Gmail e YouTube, além de aplicativos.

Mas o principal canal para divulgar uma clínica médica é a rede de pesquisa do Google.

Quanto custa divulgar uma clínica médica no Google

O Google Ads funciona como um leilão em tempo real.

Para aparecer nas páginas de resultados, as clínicas médicas devem dar lances. Este é o valor máximo que você está disposto a pagar sempre que alguém clicar no seu anúncio médico.

Visto que o leilão acontece em tempo real, os valores oscilam. Assim, fatores como hora do dia e local geográfico afetam o valor do lance para aparecer na parte superior.

Mas, você sempre gasta um centavo a mais do que o segundo colocado.

Por exemplo, vamos imaginar duas clínicas de radiologia participando ao mesmo tempo de um leilão. Um paciente pesquisa por “clínica de radiologia”. Suponhamos que a clínica A deu um lance de R$ 2,00. Mas, a clínica B deu um lance maior: 3,00.

Olhando apenas para lances, vemos que a clínica B venceu o leilão. Ela vai aparecer em 1º lugar, acima da clínica A.

Mas, qual o valor que a clínica médica B vai pagar? Um centavo a mais que o segundo colocado, ou seja, R$ 2,01.

Mas…

O lance mais alto nem sempre ganha!

O Google Ads deseja que as pessoas que clicam nos anúncios fiquem satisfeitas. Por isso, ao determinar quem vai aparecer no topo dos resultados, o Google também analisa o Índice de Qualidade.

Índice de qualidade é uma estimativa da qualidade dos anúncios, palavras-chave e páginas de destino. É como uma nota – ela vai de 1 a 10.

Por isso, uma clínica médica com um índice de qualidade maior pode aparecer em 1º no Google mesmo dando um lance menor.

Portanto, para aparecer nas melhores posições, é preciso combinar lances competitivos e qualidade dos anúncios.

Vantagens de usar Google Ads no plano de marketing médico

1. Sua clínica médica só aparece quando precisam de você

Como vimos, são as palavras-chave que acionam a exibição dos anúncios.

E quando as pessoas procuram por um serviço médico, elas estão interessadas e prontas para marcar uma consulta.

Portanto, você não desperdiça dinheiro aparecendo para quem não precisa dos serviços médicos da sua clínica.

2. Você escolhe as cidades e estados onde quer aparecer

Se você atua em Florianópolis, não seria uma boa aparecer quando alguém em Belo Horizonte pesquisa por uma clínica médica, certo?

É aí que entram as configurações de segmentação geográfica. Com ela, você escolhe em que cidades e estados seus anúncios vão aparecer.

No entanto, existem clínicas que oferecem serviços especializados e que recebem pacientes de várias partes do país. Estes casos precisam ser examinados de maneira individual para decidir se é vantajoso exibir anúncios em outras cidades e estados.

3. Acompanhe todos os resultados

O Google possui diversos relatórios de desempenho. Com eles você consegue ver quantas vezes seus anúncios apareceram, quantos cliques receberam, de onde vieram os cliques, quantas consultas foram agendadas a partir dos anúncios, e muito mais.

Com estes relatórios, você acompanha como cada centavo está sendo usado nos anúncios médicos.

4. Permite ajustar lances e outras configurações em tempo real

Muitas alterações são implementadas em tempo real.

Por exemplo, assim que você aumenta ou diminui seu orçamento, os novos lances começam a valer.

Você também pode interromper seu anúncio quando quiser. Vai ficar fora durante uma semana por causa de um congresso médico? Não há mais horários disponíveis para atendimento nesta semana? Basta pausar as campanhas e os anúncios deixam de aparecer.

Dicas para conseguir mais pacientes anunciando no Google

1. Direcione os pacientes para as páginas certas

Diferentes anúncios devem levar os pacientes para diferentes páginas.

Imagine uma clínica de dermatologia e cirurgia plástica.

Neste caso, o ideal é que os pacientes com problemas na pele sejam redirecionados para a página de dermatologia. Ao mesmo tempo, aqueles que procuram por cirurgias estéticas e reconstrutoras devem ser levados para a página de cirurgia plástica.

Com o Google Ads, você escolhe as páginas de destino de cada um dos anúncios. Isto permite criar um anúncio para cada especialidade e enviar os usuários para as páginas certas.

2. Use palavras-chave negativas

Estas palavras servem para indicar ao Google quando você não quer aparecer.

Muitas campanhas para divulgar consultórios médicos negativam palavras como “grátis” e “gratuito”.

Isto é bom porque muitas pessoas costumam procurar por consultas médicas gratuitas. Se você não oferece este serviço, então, não tem porque aparecer nestas buscas.

Além disso, se você não faz consultas online, também pode negativar a palavra “online”.

3. Use extensões de anúncios

As extensões ajudam a deixar seus anúncios maiores e mais completos. São diversas extensões disponíveis

Por exemplo, as extensões de localização exibem endereço, um mapa ou a distância até a clínica.

Por outro lado, os sitelinks exibem diversos links no mesmo anúncio. Assim, você consegue direcionar os pacientes para páginas específicas.

extensões de anúncios médicos

Vale a pena investir em Marketing Médico!

A Journal of Medical Internet Research (JMIR) publicou um estudo sobre o impacto dos anúncios médicos na internet. A dúvida era: será que as pessoas clicam neste tipo de anúncio?

Portanto, foi criada uma campanha de combate ao fumo e cerca de 130 mil pessoas entraram em contato. Deste total, 106 mil pessoas vieram por meio dos anúncios na internet.

Assim, isto mostra como anunciar uma clínica de saúde no Google pode levar mais pacientes para você.

Alexandre Puga, da Clínica de Dermatologia Luciana Godoi, fez a seguinte observação: “Iniciei uma campanha de links patrocinados para o site da clínica da minha esposa. Várias pessoas entraram em contato, e boa parte delas marcaram uma primeira consulta. Sem dúvida, o custo benefício da divulgação no Google é ótimo“.

Anuncie no Google com uma Agência Certificada

Doutor(a), as pessoas estão agora mesmo no Google pesquisando pelos serviços médicos oferecidos por sua clínica.

Portanto, a hora para anunciar é agora.

A Clinks é uma agência certificada Google Partners PREMIER. Entre em contato com a gente e veja quanto você precisa investir para começar a aparecer no Google.