– No início de 2016, empresas e agências de web marketing foram surpreendidas com um anúncio do Google Ads. O gigante das buscas removeria os Links Patrocinados dos resultados laterais.
– A partir daí, os anúncios patrocinados começaram a ser exibidos com a seguinte configuração:
– Logo após a mudança, institutos começaram a avaliar o impacto desta atualização. O objetivo era determinar como a taxa de cliques (CTR) dos anúncios exibidos acima dos resultados de pesquisa seriam afetados. Em um primeiro momento, percebeu-se um aumento na CTR dos Links Patrocinados exibidos na parte superior das páginas.
– Agora, um novo estudo procura apontar quão significativo esta atualização foi para as empresas que anunciam seus negócios no Google.
– Accuracast, um instituto de marketing digital, analisou 2 milhões de pesquisas realizadas nos 12 meses antes da mudança, comparando com 2 milhões de pesquisas realizadas um ano após a remoção dos resultados laterais.
– Qual foi o resultado desta comparação?
– De acordo com este estudo, as posições mais beneficiadas pela mudança do Google Ads foram a 3ª e 4ª. As taxas de cliques destas posições foram assim impactadas:
– A quinta posição, anteriormente mostrada na lateral, agora é exibida nos resultados inferiores. Segundo o estudo, ela experimentou uma pequena queda de apenas 7,6%.
– Se formos analisar as 4 primeiras posições (exibidas acima dos resultados orgânicos), somadas, o aumento na CTR foi de 49%.
– É evidente que as alterações realizadas pelo Google Ads visam melhorar a experiência dos usuários e garantir maiores taxas de cliques e conversões para as empresas. Esta atualização, sem dúvida, tem possibilitado exatamente isso.
– No entanto, o número de anúncios exibidos na primeira página do Google é menor. Em outras palavras, independentemente do seu ramo de atuação, a concorrência tornou-se ainda mais acirrada. Assim, para conseguir exibir seus produtos e serviços na primeira página do Google, faz-se necessário um trabalho mais apurado. E isto, sem dúvida, afeta tanto a configuração de anúncios e páginas de destino, bem como as estratégias de lances utilizadas nas campanhas publicitárias.
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