– Dados obtidos através das mais recentes pesquisas, revelam que estamos mudando a maneira como pesquisamos e compramos online. Esteja certo de que, se a sua empresa estiver sendo anunciada através dos Links Patrocinados do Google Adwords, cada vez mais seus clientes potenciais encontrarão você através de iPads e tablets. Para alcançar e influenciar estes clientes, é preciso entender quando, onde e como eles usam a Internet – e ajustar suas estratégias de publicidade para conquistá-los.
– O Google divulgou uma pesquisa em setembro de 2011 mostrando uma comparação no volume de pesquisas realizado a partir de computadores desktop, smartphones e tablets. Os dados revelam os hábitos de consumo dos usuários, e podem ajudar anunciantes a clarear ideias estratégicas para suas campanhas de links patrocinados.
– Os relatórios mostram que os tablets tem ganhado popularidade, e os nossos hábitos de navegação em smartphones e computadores desktop tem se adaptado a esta nova realidade.
– Segundo o gráfico disponibilizado pelo Google, percebemos que os computadores desktop são predominantemente utilizados durante o horário comercial. A utilização destes cresce a partir das 9h00 e cai por volta das 18hs, tendo um pequeno pico às 20hs. Já o uso de smartphones aumenta ao longo do dia, e também à noite. Quanto aos tablets percebemos que são pouco usados no decorrer do dia, mas são usados intensivamente durante a noite.
– A equipe do Google acompanhou os usuários em sua utilização dos tablets, durante duas semanas. O objetivo era descobrir como, quando e em que situações eles fazem uso dos seus dispositivos. A que conclusão chegaram? Os tablets são usados esmagadoramente para uso pessoal.
– Mas esta não é a única diferença a destacar. Tablets parecem ser uma espécie de dispositivo multi-tarefa. O que queremos dizer com isto? Significa que 40% do tempo de uso dos tablets coincidem com alguma outra atividade como ver TV, cozinhar, comer, e até mesmo se vestir.
– As principais atividades realizadas nestes dispositivos, durante a semana, são: acessar os emails, jogar, e assistir vídeos do YouTube. Nos fins de semana, as atividades se expandem e os usuários passam a assistir filmes longa-metragens e programas de TV.
– Outro fato constatado pela pesquisa é que os tablets não são tão móveis como telefones celulares. A maioria dos entrevistados deixam seus aparelhos em casa quando vão trabalhar. Porém, geralmente são levados por ocasião das férias e viagens de negócios.
– O que se percebe é que cada vez mais os consumidores estão fazendo uso destes para navegação e compras on-line. Se você quer divulgar seu site no Google Adwords, deve considerar a possibilidade dos seus prospectivos clientes utilizarem este dispositivo. Se você estiver executando campanhas de acordo com as configurações padrão do Google, seus anúncios já estão sendo exibidos para todos os três grupos de dispositivos (desktop, celular e tablets). Se ainda não, que acha de analisar os hábitos de consumo dos seus clientes e descobrir se encontra neste segmento uma fonte de lucro extra?
– Se você tiver um tráfego significativo de usuários de tablet, você deve criar uma campanha separada só para esse dispositivo. Por que dizemos isso? Sua Página de Destino (landing page) pode estar sendo exibida apropriadamente em computadores desktop, mas não em tablets. Esta é uma razão para você considerar criar Páginas de Destino específicas – e consequentemente campanhas distintas – para cada um destes dispositivos. Além disso, seria interessante ajustar suas campanhas separadamente para analisar cada um dos fluxos de tráfego. Outra vantagem é que isto lhe permitirá aumentar ou diminuir lances de suas palavras-chave de acordo com o dispositivo. Uma segmentação que converterá em melhorias sobre seu ROI.
– Se for criar uma campanha e anúncios específicos para os tablets, leve em consideração o contexto, ou seja, a situação em que se encontram os usuários ao acessarem seus dispositivos. Na grande maioria, eles estão em casa, desfrutando do descanso e comodidade. Isto deve ser levado em conta ao decidir que palavras usará para aumentar o impacto de seus anúncios patrocinados. Lembre-se também o fato dos dispositivos serem multi-tarefa. Como mencionamos, de certa forma, você estará competindo com outros aparelhos e atividades realizadas ao mesmo tempo, como assistir TV. Isto exigirá anúncios e Páginas de Destino (landing pages) bastante atrativos, interativos e descontraídos.
– Finalmente, com base no que sabemos sobre o uso do dispositivo ao longo das horas do dia, e dias da semana, você terá condições de ver como essas variáveis afetam o desempenho de suas campanhas no Google Ads. Você poderá concluir que determinados anúncios precisam ser pausados em determinados dias ou horários, enquanto outros devem ter os seus lances diminuídos ou aumentados para atingir o ROI esperado.
– A medida que o Google fornece informações tão valiosas sobre volume de pesquisas de seus usuários, procure aproveitar tais dados para otimizar suas campanhas, a medida que realiza diversos testes, para que suas decisões também sejam embasadas nos resultados reais.
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