– As campanhas avançadas do Google Ads trouxeram diversas atualizações sobre o sistema de Links Patrocinados. Entre a quantidade gigantesca de funcionalidades apresentadas estão as Estratégias de Lance Flexíveis. O que são estas estratégias? Quais as suas principais características?
– O termo “flexível” no nome do recurso é significativo. Ele indica que a gestão das ofertas foram consolidadas de modo que as estratégias de lances automatizados possam ser utilizadas e reutilizadas em várias campanhas, grupos de anúncios e palavras-chave.
– Desta forma, um anunciante poderia, por exemplo, aplicar um lance automático às palavras-chave de uma campanha, ao mesmo tempo em que define lances manuais para outras palavras-chave da mesma campanha.
– Em suma, o objetivo do Google Ads com este recurso é conferir ao anunciante a liberdade de escolher suas estratégias de lance sem estar limitado pela estrutura de suas contas.
– Estas estratégias visam estabelecer regras para otimizar as propostas de lance ao redor de objetivos específicos nos níveis de campanha, grupos de anúncios ou palavras-chave. Com base nisso, o Google Ads disponibiliza quatro estratégias:
* CPC Otimizado: Ajusta os lances de CPC manuais, aumentando ou diminuindo os mesmos, para que o anunciante consiga atingir um maior número de conversões;
* Localização de Página Segmentada Para Pesquisa: Realiza ajustes no lance para que os Links Patrocinados fiquem posicionados no topo da página ou, no mínimo, na primeira página do Google;
* CPA Desejado: Sua proposta é definir os lances de modo que o anunciante alcance o maior número de conversões ao mesmo tempo em que alcança seu CPA (custo médio por aquisição) desejado;
* Maximizar Cliques: Esta estratégia visa conferir o maior número de cliques nos Links Patrocinados, levando em consideração o orçamento publicitário disponível pela empresa que anuncia no Google.
– Algumas destas estratégias incorporam informações em tempo real sobre os dispositivos, locais e horário do dia. Desta forma, o contexto (elemento característico das campanhas avançadas) é levado em consideração para ajustar as ofertas.
– Estratégias de Lance Flexíveis fazem parte da Biblioteca Compartilhada. Para acessá-las, siga os passos:
* Acesse o separador Campanhas e, em seguida, clique em Biblioteca Compartilhada;
* Escolha a opção Estratégias de Lance;
* Clique no botão +Nova Estratégia de Lances e escolha dentre as quatro opções mencionadas acima;
* Depois disso será necessário seguir as instruções específicas e exclusivas de cada estratégia de lance.
– Após a criação das estratégias de lances é necessário fazer a aplicação delas às campanhas, grupos de anúncios e palavras-chave. Para isto, basta acessar Todas as Campanhas On-line, selecionar a aba grupos de anúncios ou palavras-chave, selecionar as linhas onde deseja aplicar a alteração, e escolher a opção apropriada no menu Estratégia de Lances.
– O princípio das Estratégias de Lances Flexíveis é interessante e pode ter implicações bastante significativas, especialmente a longo prazo. Alguns ainda acham o trabalho de criação e gestão das estratégias de lances bastante confuso.
– De modo geral, trata-se de um processo de automação, percebido também em outras ferramentas do Google Ads. E assim como nestes casos, é altamente recomendado o monitoramento regular do desempenho das estratégias de lances flexíveis para que se certifique de que suas metas de publicidade estão sendo alcançadas.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner