A Lei de Causa e Efeito e os Links Patrocinados

07/03/2014 by in category Links Patrocinados with 0 and 0
Home > Blog > Links Patrocinados > A Lei de Causa e Efeito e os Links Patrocinados

Como os Links Patrocinados são afetados pela lei de causa e efeito? Quais os principais fatores que interferem nos resultados ao anunciar no Google?

Lei de causa e efeito e o Google Ads– Segundo a lei de causa e efeito, todo processo possui um efeito que foi originado por uma causa específica. Este princípio é muito útil para as empresas que anunciam no Google por meio dos Links Patrocinados. Afinal, ao identificar um efeito (por exemplo, queda nas impressões, cliques ou conversões), o anunciante deve procurar identificar a causa desta alteração. A partir daí, deve procurar alterar as causas, se tal processo estiver ao seu alcance, para que os efeitos possam ser moldados segundo suas expectativas realísticas ao anunciar na internet.

– Por outro lado, se o anunciante percebe um aumento nas taxas de cliques, impressões e conversões, poderá identificar as causas e utilizar a mesma receita em outras campanhas, expandindo os lucros para todos os segmentos da empresa.

– Algumas ferramentas do Google Ads podem ser úteis ao identificar causas e efeitos. Por exemplo, o Histórico de Alterações mostra todas as mudanças aplicadas às contas nos últimos dois anos, de modo a ajudar o anunciante a identificar as causas dos mais variados efeitos percebidos em suas campanhas de Links Patrocinados.

– No entanto, muitos anunciantes ficam confusos ao tentar identificar uma causa para os efeitos em suas campanhas PPC. Por exemplo, diferentes alterações podem gerar o mesmo resultado. E isto pode ser desanimador para um profissional do marketing digital, que quer encontrar o denominador comum da causa e efeito para poder extrair dele a receita do sucesso. Desta forma, qual a razão para nos depararmos com resultados confusos e imprecisos ao tentar determinar as causas de um efeito nas campanhas do Google Ads?

* O fato de existirem duas ou mais causas para um mesmo efeito. Por exemplo, o aumento do lance do anunciante pode ter impactado positivamente o número de impressões, cliques e conversões. No entanto, um outro fator, como a demanda por aquele produto específico pode ter aumentado de forma considerável na mesma época. A combinação das duas causas gerou o efeito percebido;

* Uma alteração é erroneamente identificada como a causa. Aproveitando o exemplo acima, pode ser que o aumento no lance dado sobre uma palavra-chave não tenha tido qualquer relação com o aumento de cliques e conversões. O efeito pode ser atribuído integralmente ao aumento na demanda. Se desperceber este detalhe, o anunciante poderá concluir que, se aumentar o lance sobre as outras palavras-chave, alcançará os mesmos resultados – o que poderá estar muito longe da realidade.

– Quais são os principais elementos – sob controle do anunciante ou não – que podem impactar uma campanha de Links Patrocinados na internet?

As Causas Que Afetam os Anúncios na Internet

– Dentre diversos fatores que afetam o marketing digital, alguns bastante óbvios, outros nem tanto, podemos citar:

* Alterações no lance sobre as palavras-chave;

* Alterações no preço dos produtos;

* Flutuações na demanda ao longo dos períodos, afetado por diversos fatores, tais como a sazonabilidade;

* Queda ou aumento do Índice de Qualidade do anunciante, afetando o custo por clique (CPC), a quantidade de vezes que os Links Patrocinados são exibidos e a posição dos anúncios;

* Alterações nas páginas de destino que podem afetar não somente a reação dos usuários ao chegaram ao site, mas também o Índice de Qualidade;

* Oscilações econômicas e comportamentais no público-alvo;

* Aumento ou queda no número de concorrentes;

* Abrandamento ou maior agressividade do marketing online dos concorrentes;

* Mudança na gestão das contas (por exemplo, deixando de realizar um gerenciamento interno e contratar uma agência de Links Patrocinados);

* E muitos outros fatores.

Concluindo

– Por esta razão, ao identificar as causas para os efeitos percebidos em suas campanhas online ao anunciar no Google, é preciso estar atento para diversos fatores que podem impactar um mesmo resultado. Ao mesmo tempo, deve-se tomar o devido cuidado para não entregar o prêmio a quem não teve qualquer relação com um aumento nas conversões. Desta forma, somente encontrando os verdadeiros responsáveis por melhorias ou quedas nos resultados, será possível realizar a otimização de suas campanhas.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso