Links Patrocinados? O que São e Como Funciona

18/01/2021 by in category Links Patrocinados with 0 and 0
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O que são Links Patrocinados

Links Patrocinados são definidos como anúncios exibidos em sites e aplicativos. Eles podem aparecer em diversos formatos, como texto, banners e vídeos. Os Links Patrocinados costumam ser contextuais. Isto significa que aparecem de acordo com o interesse dos usuários. Por exemplo, o anúncio aparece no Google de acordo com a pesquisa do usuário. Com os Links Patrocinados, você paga somente quando alguém clica no seu anúncio.

Os Links Patrocinados são tradicionalmente conhecidos como os anúncios de texto.

Mas eles estão disponíveis em outros formatos. Eles podem ser exibidos junto com imagens no Google Shopping.

Podem ser exibidos como vídeos no YouTube e outros sites.

Além disso, Links Patrocinados também são exibidos como banners de imagens estáticas ou animadas.

Google Ads

O Google Ads é a plataforma para anunciantes encontrarem seu público no Google e em toda a internet. Com o Google Ads, os anunciantes criam os anúncios e definem diversas regras, como orçamento diário, lance pelos cliques recebidos, onde e quando os anúncios devem aparecer, além de outras configurações.

Agência Certificada

Você não confiaria sua campanha de Links Patrocinados a uma agência que não desse garantias de expertise, certo? Pensando nisso, o Google desenvolveu um programa de certificação para profissionais e agências, para dar mais segurança a você na hora de contratar quem vai cuidar da “alma do seu negócio”. Veja todas as certificações da Clinks.

Links Patrocinados com o Target Certo

Você já teve a sensação de estar atirando para todos os lados com o marketing da sua empresa? Com Links Patrocinados e um bom planejamento de target é possível segmentar o público exato para que sua mensagem chegue.

Como Funcionam os Links Patrocinados

A maioria das pessoas depende diariamente das buscas realizadas nos mecanismos de pesquisa.

Mas muitas não sabem exatamente qual a diferença dos resultados orgânicos e patrocinados, e como eles influenciam grandemente o lucro das pequenas, médias e grandes empresas.

Nesta página, você vai aprender os pontos mais importantes sobre esta estratégia de marketing digital.

Continue lendo este artigo e saiba detalhes sobre o que são os Links Patrocinados.

Links Patrocinados e Mídias Pagas São Diferentes?

Não, não são diferentes.

Links Patrocinados e mídias pagas (ou canais pagos) são a mesma coisa.

O termo mídias pagas começou a ser usado por algumas empresas. Por serem nomes diferentes, alguns usuários erroneamente concluíram se tratar de soluções diferentes. Mas, este não é o caso. Links Patrocinados e mídias pagas são, portanto, sinônimos.

De qualquer forma, o termo original e oficial para determinar os anúncios na internet são Links Patrocinados.

Plataformas Que Usam Links Patrocinados

Muito provavelmente, você é impactado diariamente pelos Links Patrocinados nos sites que visita. Eles podem aparecer de forma bem nítida, ou de maneira bem discreta.

Os Links Patrocinados podem aparecer em diversos sites e plataformas como:

  • Google
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Instagram
  • Blogs
  • Sites de notícias
  • Plataformas de e-mail

Tipos de Links Patrocinados

  • Texto
  • Imagens (banners)
  • Promoção de aplicativos
  • Vídeo
  • Anúncios de produtos do Shopping
  • Anúncios somente para chamadas

Por Que Usar Links Patrocinados no Marketing Digital

Experimente fazer uma busca no Google pelo nome do produto ou serviço que sua empresa oferece. Veja quantos sites aparecem nos resultados.

Por exemplo, pesquisando por “tênis adidas”, o Google retornou aproximadamente 353 milhões de resultados.

A conclusão é uma só: para você ser encontrado pelo seu público-alvo, você precisa aparecer em destaque.

E isto é o que fazem os Links Patrocinados: eles colocam sua empresa nas posições mais destacadas, o que inclui os primeiros resultados.

Assim, sua empresa pode ser imediatamente encontrada pelas pessoas que estão procurando os produtos e serviços oferecidos por você.

As 8 Grandes Vantagens de Anunciar nos Links Patrocinados

1. Controle dos Custos

Você decide quanto quer gastar. E esse valor é sempre respeitado. Ou seja, você não tem surpresas no final do mês com gastos inesperados. O que você decidiu pagar é o que você vai pagar.

E você pode ajustar o investimento quando quiser. Por exemplo, você pode iniciar uma campanha investindo menos e, ao perceber os bons resultados, aumentar o valor.

2. Segmentam as Pessoas Certas

Não adianta sair exibindo seus Links Patrocinados para o maior número possível de pessoas. É melhor exibir os anúncios para 100 pessoas e 5 comprarem, do que aparecer para 1000 pessoas e somente 1 comprar seu produto.

Com este formato de marketing digital, você escolhe quem vai ver seus anúncios.

Que critérios são usados? Para citar apenas alguns deles: localização geográfica e até mesmo o comportamento das pessoas ao navegar pela internet, conteúdo lido, assistido/visto.

3. Fácil de Mensurar

O Google oferece ferramentas e relatórios de acompanhamento.

Por meio destas ferramentas, você consegue acompanhar detalhadamente o desempenho das suas campanhas (como impressões e cliques) e os resultados delas (como vendas, solicitações de visitas, telefonemas, etc).

4. Projetado Para Serem Otimizados

Os anúncios podem ser ajustados em tempo real, tanto nas configurações quanto no que é exibido para o usuário final.

Quaisquer mudanças realizadas, como um ajuste na segmentação ou uma mudança no texto dos Links Patrocinados, são imediatamente validadas.

5. Aumentam as Vendas

Links Patrocinados é definitivamente uma das estratégias que mais geram resultados.

Por serem exibidos para pessoas que estão interessadas no que a empresa tem a oferecer, seus resultados, geralmente, são melhores do que as publicidades tradicionais.

6. Fortalecem a Marca

Sempre que as pessoas fizerem buscas relacionadas ao seu negócio, elas poderão ver seus anúncios.

Isto vai fortalecer sua marca na lembrança delas. Elas criarão facilmente uma conexão entre o seu produto e sua empresa.

Além disso, exibindo anúncios contextualmente em outros sites, como anúncios de vídeo no YouTube, ajudará ainda mais na formação e lembrança da marca.

7. Projetado Para Empresas de Todos os Portes

Os Links Patrocinados são para empresas de todos os tamanhos.

Não importa se você é uma marca de alcance mundial, ou uma pequena empresa que atende somente pessoas em seu bairro, você pode anunciar no Google e/ou ferramentas de publicidade com capacidade de programar esse tipo de segmentação.

8. Tem Retorno Mais Rápido

Em comparação com estratégias de posicionamento nos resultados orgânicos, os Links Patrocinados oferecem um retorno muito mais rápido.

Para os resultados orgânicos, as empresas ficam dependentes do rastreador do Google visitarem suas páginas para indexá-las. Isto pode levar desde algumas horas até vários dias.

Por outro lado, os anúncios do Google Ads estão projetados para serem veiculados logo após sua publicação. Isso ajuda as campanhas a darem um retorno mais rápido e eficiente.

Quanto Custa Anunciar no Google ou outra plataforma similar

Diante das vantagens oferecidas, você deve estar ansioso para saber quanto custam os espaços dos Links Patrocinados.

Para início de conversa, já é bom destacar que, para anunciar no Google, você não precisa de um investimento fixo. Como mencionado, uma das vantagens dos Links Patrocinados você define o montante que quer investir.

Os anúncios do Google são bem mais baratos do que as publicidades tradicionais que estamos acostumados há tanto tempo, como televisão, revistas, jornais, outdor, etc.

Além disso, no Google você paga por resultados, conforme veremos a seguir.

O sistema de publicidade funciona como um leilão. Os aspectos mais importantes deste leilão são os lances e o índice de qualidade dos anúncios.

Os Lances

Quando as campanhas são criadas, é preciso escolher as palavras-chave. São essas palavras que, quando digitadas pelas pessoas no Google, vão acionar os anúncios.

É como se você dissesse ao Google:

“Google, sempre que alguém digitar estas palavras, eu quero exibir meus Links Patrocinados”

Depois de escolher as palavras-chave, é preciso dar um lance – este lance é o valor que você está disposto a pagar por um clique.

Veja um exemplo.

Digamos que você tenha um e-commerce de calçados. Uma das palavras-chave que você quer aparecer em destaque é “tênis adidas”. Então, você dá um lance (digamos, R$ 3,00). Ou seja, toda vez que alguém digitar este termo e clicar no seu anúncio, você pagará, no máximo, R$ 3,00.

Mas aí entra um ponto importante: seus concorrentes diretos provavelmente escolherão as mesmas palavras-chave que você. E um dos critérios que o Google usa para determinar quem vai aparecer nas primeiras posições são os lances.

De modo geral, quanto mais requisitadas as palavras-chave, mais caras elas são. Algumas podem custar, em média, poucos centavos. Outras, alguns reais.

Por isso, é preciso uma estratégia muito bem definida para garantir que seus anúncios sejam exibidos para as pessoas certas, dentro do orçamento que você reservou para isso.

De modo geral, os custos nos anúncios do Google são classificados da seguinte maneira:

Custo Por Clique (CPC): quando o usuário clica no anúncio.
Custo Por Mil Impressões (CPM): quando o anúncio atinge mil visualizações.
Custo Por Visualização (CPV): quando o usuário assiste a um anúncio em vídeo.
Custo Por Ação (CPA): quando o usuário realiza uma ação de conversão no site, como uma compra ou o download de um material.

E lembre-se que os valores podem ser ajustados com o passar do tempo. Você pode começar com um investimento moderado e depois aumentar, gradativamente.

Índice de Qualidade

Embora os lances sejam importantes na hora de determinar a posição dos Links Patrocinados, o Google privilegia quem faz os melhores anúncios.

Sim, isto significa que você pode dar lances menores do que seus concorrentes e, ainda assim, ficar melhor posicionado.

Para isso, o Google possui o chamado índice de qualidade. Anúncios bem construídos, relevantes e confiáveis tem um índice de qualidade maior. Portanto, quanto mais seus anúncios forem de qualidade e tiverem relevância, menos você vai pagar.

Depois de analisar os lances e a qualidade dos anúncios, o Google determina quem vai ocupar as primeiras posições.

E lembre-se que você só será cobrado se o cliente clicar no seu anúncio.

O Que Considerar ao Anunciar no Google

O processo para criar Links Patrocinados passam pelas seguintes etapas:

Escolher Onde Anúncios Serão Exibidos

Nesta etapa, é preciso definir onde os anúncios serão exibidos. Isto dependerá, entre outras coisas, de quem é seu público-alvo.

Os anúncios podem ser exibidos nos seguintes sites e plataformas:

  • Sites de pesquisa do Google
  • Busca do Google.com
  • Busca do Google Shopping
  • Busca do Google Maps
  • Busca do Google Play
  • Rede de Display
  • Gmail
  • YouTube
  • Blogger
  • Milhões de sites e aplicativos parceiros do Google

Selecionar Palavras-chave

Está lembrado que falamos sobre as palavras-chave que acionam os anúncios?

Pois bem, neste momento, é preciso criar uma lista de palavras-chave. Todas elas estarão associadas a anúncios específicos. Desta forma, para cada busca, os resultados apresentarão os Links Patrocinados certos.

Como já comentamos, é também preciso definir um lance para as palavras-chave selecionadas.

Definir Público Que Será Impactado

As palavras-chave ajudam a restringir quem verá o anúncio.

Mas você pode utilizar critérios adicionais, como a localização geográfica. Neste caso, seus Links Patrocinados serão exibidos somente para pessoas que digitarem suas palavras-chave dentro da região geográfica configurada.

Escolher Dias e Horários Para Exibição

Os anúncios podem ser veiculados 7 dias por semana, 24 horas por dia. Mas esta estratégia nem sempre funciona.

Na verdade, ela pode ser até contraproducente. Exibir anúncios repetidamente pode cansar os usuários. E isso não é bom para os negócios.

Por isso, você pode programar seus Links Patrocinados para serem exibidos somente nos horários certos, quando seu público-alvo estiver mais ativo.

Conclusão

Não há dúvidas que investir em Links Patrocinados é uma excelente estratégia para conquistar novos clientes e aumentar as vendas.

Com campanhas atrativas e uma estratégia inteligente, os resultados serão ótimos ganhos.