Segmentação Demográfica do Google Ads: Tudo o que você precisa saber!

22/02/2022 by in category Links Patrocinados, Segmentação with 0 and 1
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Tire todas suas dúvidas sobre segmentação demográfica do Google. Além disso, confira algumas práticas recomendadas ao usar este tipo de segmentação.

Algumas empresas possuem produtos voltados para pessoas de diversas faixas etárias, gêneros e status parental. No entanto, se o ramo do seu negócio leva em consideração fatores demográficos, você pode segmentar seus anúncios para os clientes certos.

Neste artigo, você vai conhecer a segmentação demográfica do Google Ads. Além disso, vamos dar algumas dicas para você tirar o máximo proveito desta segmentação.

O que é segmentação demográfica

A segmentação demográfica é um recurso que permite segmentar os anúncios para as pessoas certas de acordo com sua idade, gênero, status parental e renda familiar. Com esta segmentação, é possível alcançar melhores resultados, afinal, você direciona seus anúncios para as pessoas certas, com maior probabilidade de comprar da sua empresa.

Por exemplo, se você possui um produto para o público feminino, você pode criar uma campanha segmentando somente mulheres.

Por outro lado, se o seu público possui em média 25 a 34 anos, você pode segmentar apenas pessoas desta idade para serem impactadas pelos anúncios.

Além disso, você pode combinar diferentes segmentações. Ou seja, é possível configurar seus Links Patrocinados para que apareçam somente para mulheres que tenham entre 25 e 34 anos.

Campanhas que aceitam segmentação demográfica

Veja quais são as campanhas que aceitam segmentação demográfica e quais os tipos de segmentação cada uma delas permite:

  • Rede de pesquisa: Idade, Sexo e Renda Familiar.
  • Rede de display: Idade, Sexo, Renda Familiar e Status Parental.
  • Gmail: Idade, Sexo, Renda Familiar e Status Parental.
  • Campanhas de vídeo: Idade, Sexo, Renda Familiar e Status Parental.

Assim, se você estiver criando uma campanha para Google Shopping, lembre-se que não é possível segmentar os anúncios usando dados demográficos.

Principais dúvidas sobre a segmentação demográfica

Como o Google obtém dados demográficos?

O Google consegue estas informações a partir das informações demográficas das pessoas que fazem login na conta Google.

Além disso, o Google estima alguns dados demográficos com base nas atividades destas pessoas na internet.

Finalmente, alguns sites fornecem dados que as pessoas compartilham publicamente, como em redes sociais.

O que é a categoria Desconhecido?

A categoria Desconhecido se refere a pessoas cuja idade, gênero, status parental ou renda familiar o Google não conseguiu identificar.

Quando você escolhe a categoria Desconhecido, seus anúncios também aparecem para estas pessoas.

Todos os sites aceitam a segmentação demográfica?

Não.

Na verdade, alguns sites desativam esta opção, de modo que você não consegue segmentar as pessoas de acordo com dados demográficos.

No entanto, se quiser exibir seus anúncios nestes sites, basta selecionar a categoria Desconhecido.

É possível excluir categorias demográficas?

Sim. Desta forma, você se certifica de que seus anúncios não apareçam para determinados grupos de pessoas.

Para excluir uma categoria demográfica, siga os passos abaixo:

  1. Nas páginas à esquerda do painel do Google Ads, clique em Públicos-alvo.
  2. Em seguida, no card “Exclusões”, clique em Editar exclusões.
  3. Selecione a campanha ou grupo de anúncios onde quer fazer a mudança.
  4. Em seguida, selecione os segmentos demográficos que quer excluir.
  5. Por fim, clique em Salvar.

Posso combinar segmentação demográfica com outros segmentos?

Sim, é possível combinar diversas segmentações.

No entanto, lembre-se que quanto mais segmentações você aplica à sua campanha, menor será o alcance dela.

Dicas para usar a segmentação demográfica da melhor maneira

1. Antes de tudo, faça testes

Não se apresse em escolher grupos demográficos sem testar.

Por exemplo, ao exibir uma campanha para diversas faixas etárias, você descobre que a maioria das pessoas que compram de você possui entre 35 a 44 anos. No entanto, você descobre que os outros grupos etários também compram de você, embora, em menores quantidades.

Neste caso, segmentar somente pessoas entre 35 a 44 anos fará com que você perca bons negócios.

2. Personalize os anúncios

Se você cria anúncios para vários grupos demográficos, experimente personalizar os Links Patrocinados de acordo com cada categoria.

Por exemplo, você pode criar diferentes versões do mesmo anúncio para impactar homens e mulheres.

3. Ajuste os lances com base no desempenho demográfico

É possível aumentar ou diminuir seus lances de acordo com o desempenho de cada grupo demográfico. Para isso, utilize a coluna Ajuste de Lance.

ajuste de lance para categoria demográfica

Desta forma, você aumenta as chances dos seus anúncios aparecerem para grupos de pessoas com maior potencial de comprar de você.

4. Teste a categoria Desconhecido

Se ao configurar a segmentação demográfica, você selecionar a categoria Desconhecido, seus anúncios vão aparecer para pessoas que não fazem parte do seu público.

No entanto, se você excluir esta categoria, você não vai alcançar pessoas que fazem parte do seu público.

Por isso, o ideal é testar a categoria. Com os relatórios do Google Ads, você consegue ver o desempenho de cada grupo demográfico.

Assim, você tem dados suficiente para definir se a categoria Desconhecido é um bom negócio para sua empresa ou não.

Vale lembrar que alguns sites desativam dados demográficos. Se você não marcar a categoria Desconhecido, seus anúncios não vão aparecer nestas páginas.

Como configurar a segmentação demográfica no Google Ads

A configuração é bem simples. Para isto, siga os passos abaixo:

  1. Acesse a página Públicos-alvo no menu à esquerda.
  2. No card “Informações demográficas”, clique em Editar informações demográficas.
  3. Em seguida, selecione o grupo de anúncios onde quer fazer a alteração.
  4. Depois, escolha as informações demográficas que deseja adicionar ao grupo.
  5. Finalmente, clique em Salvar informações demográficas.

Dados demográficos podem te ajudar a vender mais!

Se o seu ramo de negócio é bem segmentado, a segmentação demográfica pode te ajudar a vender mais.

Afinal, exibindo o anúncio certo para grupos de pessoas certos, suas chances de conversão são muito maiores.

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