Alertas, Comunicados e Notificações do Google Ads – O que significa cada um deles?

10/11/2020 by in category Google Ads, Links Patrocinados with 0 and 2
Home > Blog > Google Ads > Alertas, Comunicados e Notificações do Google Ads – O que significa cada um deles?

Durante o período em que uma campanha de Links Patrocinados está ativa, surgem diversas situações envolvendo faturamento, administração da conta, novidades e assim por diante.

Como as situações, imprevistos e surpresas são muitos, é difícil manter-se informado sobre tudo o que acontece em sua conta.

Exatamente por isso, o Google Ads possui uma plataforma de alertas que envia mensagens e notificações aos seus parceiros, apontando diversas situações específicas da administração da conta, bem como novidades e ofertas.

Estes avisos são conhecidos como Alertas, Comunicados e Notificações.

Qual a diferença entre estes tipos de alertas? Além disso, o que são as Oportunidades do Google?

Confira as respostas.

 

Alertas

Os alertas são as principais mensagens apresentadas pelo Google Ads.

Aqui estão incluídos alertas críticos que ajudam a manter sua conta em funcionamento. Alguns exemplos de alertas são os seguintes:

 

  • Problemas na exibição dos anúncios de Links Patrocinados.
  • Problemas relacionados aos pagamentos, como vencimentos pendentes ou necessidade de atualização das informações de faturamento.

Os Alertas geralmente são acompanhados por um triângulo vermelho indicando que se trata de um problema crítico.

 

Comunicados

Os comunicados apresentam novidades no universo do Google Ads.

Com novidades estamos nos referindo a atualizações na plataforma, notícias, boletins informativos, ofertas especiais. Por exemplo, se o Google criar um relatório para acompanhar o desempenho das suas campanhas ou uma nova ferramenta para encontrar palavras-chave, estas novidades serão apresentadas como Comunicados.

Os comunicados são apresentados com um ícone azul.

Embora não sejam exatamente essenciais para o funcionamento de sua conta, os Comunicados ajudam você a gerenciar melhor seus anúncios, extraindo o melhor de suas campanhas.

 

Notificações

As Notificações são mensagens opcionais que você configura para recebê-las em sua conta ou por e-mail. Nestas mensagens são apresentados relatórios de desempenho de uma determinada campanha do Google.

É possível criar e personalizar alertas de acordo com a necessidade de cada anunciante e de suas respectivas campanhas.

Por exemplo, um anunciante pode criar um alerta para que ele seja notificado quando seu orçamento diário se esgotar. Essas notificações personalizadas otimizam o tempo de gestão de uma conta, evitando que o anunciante precise acessar sua conta a todo instante para conferir dados básicos.

 

Oportunidades

Além do que foi apresentado até aqui, vale lembrar que o Google informa os anunciantes quanto a oportunidades para melhorar o desempenho das campanhas.

As Oportunidades são sugestões personalizadas para você otimizar suas campanhas e anúncios. Por exemplo, a inteligência do Google talvez perceba que você pode melhorar o desempenho de uma campanha adicionando uma nova palavra-chave ou alterando uma configuração de segmentação.

Se o Google perceber estas oportunidades, fique tranquilo: ele vai te avisar.

As Oportunidades são apresentadas com uma lâmpada amarela.

 

Como visualizar estes alertas

Os alertas mais críticos costumam aparecer no alto da página do Google Ads. Em alguns casos, como quando seus Links Patrocinados não estão sendo exibidos, o alerta aparece em uma barra vermelha.

Notificações que não são críticas aparecem em uma barra de visualização na parte superior da tela. Clique em Ver tudo para visualizar todas as notificações.

 

Receba alertas em tempo real

Já vimos que você pode ser alertado em diversas situações críticas, por exemplo, quando seus anúncios não estão sendo exibidos.

Mas para que esperar se você pode ser alertado sobre problemas antes mesmo da publicação da campanha?

Este recurso é muito interessante e evita dores de cabeça. Funciona assim:

Se a campanha que você está configurando tiver problemas críticos que podem impedir que ela seja publicada ou funcione com todo o seu potencial, você vai receber um alerta em tempo real. É isso mesmo: o alerta é dado durante o processo de configuração.

Por exemplo, digamos que você tenha inserido uma URL inválida ou uma sobreposição de localização. Em vez de publicar a campanha para somente depois perceber o problema, o Google te avisa em tempo real, durante a configuração.

 

alertas em tempo real google ads

Além disso, o Google informa um resumo de todos os alertas na página de revisão, antes de publicar a campanha.

 

alertas em tempo real google ads

 

Concluindo

Já escreveu Augusto Cury que grandes ideias surgem da observação de pequenos detalhes.

Assim, conhecer pequenos detalhes como a diferença entre alertas, notificações e oportunidades pode facilitar em muito seu trabalho ao gerenciar suas campanhas no Google.

Para conhecer mais sobre os anúncios no Google, confira nosso Manual do Google Ads – do Básico ao Avançado.

 

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso