Ao gerenciar uma conta do Google Ads, é importante mantê-la segura. Por isso, quando se concede acesso a uma conta no GA, existem os níveis de acesso. Como eles funcionam?
Por exemplo, imagine uma agência de Links Patrocinados que permite que um empresário tenha acesso a conta para acompanhar o desenvolvimento das campanhas.
Por outro lado, pode ser que uma empresa já tenha uma conta e agora contrate alguém para realizar ajustes em campanhas e relatórios.
Além disso, diversas pessoas, como funcionários de uma agência, podem ter acesso para realizar determinadas operações dentro de uma conta do Google Ads.
Enfim, existem diversas situações em que diferentes pessoas precisam acessar uma conta para realizar diferentes ações.
Exatamente por isso foram criados os níveis de acesso ou níveis de privilégio no Google Ads. Basta você verificar qual deles se encaixa nas permissões que quer conceder a uma pessoa ou empresa.
Neste artigo, você vai conhecer cada um destes níveis e como concedê-los.
Este é o nível mais básico de todos.
As pessoas com acesso no nível Somente e-mail conseguem receber todas mensagens, alertas e notificações do Google Ads por e-mail.
Assim, elas podem se manter a par de diversas situações relacionadas ao andamento da conta, incluindo anúncios reprovados, bem como relatórios e boletins informativos.
Visto que o acesso é concedido somente por e-mail, estas pessoas não conseguem logar na conta.
Quem tem acesso Somente leitura também recebe e-mails de notificação e relatórios.
A diferença é que estas pessoas conseguem fazer login na conta e ter acesso a informações de faturamento, além de visualizar campanhas e usar ferramentas de planejamento.
Embora o nível de acesso seja Somente leitura, quem tem este privilégio consegue criar e editar relatórios de desempenho das campanhas.
Este é o mais novo membro da família dos níveis de acesso.
Pessoas com o nível de acesso Faturamento conseguem fazer todo o processo de visualização e gerenciamento do faturamento.
No entanto, elas não conseguem visualizar ou editar as campanhas.
Assim, com este nível de acesso, fica mais fácil conceder permissões de cobrança a pessoas do departamento financeiro.
Além de terem todos os privilégios concedidos aos três níveis anteriores, pessoas com Acesso padrão conseguem editar campanhas.
Elas até conseguem visualizar usuários e administradores, mas não podem conceder acesso à conta nem alterar níveis de acesso.
O mais alto nível de acesso no Google Ads é o Administrativo. Este é o acesso que faz tudo o que outros níveis fazem, e um pouco mais. É o nível máximo na administração dos Links Patrocinados.
Quando você compartilha com alguém o acesso como administrador, você está concedendo total permissão para que ele acesse e altere sua conta.
No entanto, dados sigiloso como informações sobre seu cartão de crédito não aparecem para ele.
Vale lembrar que anteriormente, uma conta podia ter vários proprietários. No entanto, agora, a função de propriedade permite que apenas uma conta de administrador tenha a propriedade. Os proprietários têm total acesso administrativo, além de privilégios de acesso a dados que podem incluir informações de identificação pessoal associadas à conta de cliente.
Para convidar outros usuários a acessarem sua conta, você precisa seguir estes passos:
Acesse sua conta no Google Ads e clique em Configurações e faturamento.
Em seguida, na guia Conta, clique em Acesso e segurança.
Na tela seguinte, clique no botão de + para abrir a tela de convite.
Em seguida, preencha o endereço de e-mail da pessoa que vai receber os privilégios e especifique qual nível de acesso ela terá. A tela é autoexplicativa indicando os privilégios de cada nível.
Se escolher o nível de acesso Somente e-mail, você ainda pode escolher os tipos de e-mail que a pessoa vai receber.
Por fim, clique em Enviar convite.
Portanto, como você percebeu, convidar um usuário para ter acesso a elementos na sua conta é muito simples.
O que exige mais cuidado é escolher que nível de privilégios esta pessoa terá.
Mas, como mencionamos, alguns níveis de acesso conseguem visualizar relatórios. Portanto, este é um bom momento para você conhecer quais são os relatórios do Google Ads.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner