Nova Experiência de Scripts do Google Ads: Como fazer alterações automatizadas na sua conta

17/05/2022 by in category Links Patrocinados, Otimização with 0 and 2
Home > Blog > Links Patrocinados > Nova Experiência de Scripts do Google Ads: Como fazer alterações automatizadas na sua conta

Conheça a Nova Experiência de Scripts do Google Ads. Entenda para que servem e como você pode começar a utilizá-los em sua conta, hoje mesmo!

Os scripts do Google Ads permitem que você use programação para realizar diversas alterações nas suas campanhas de forma automática. Assim, em vez de realizar inúmeras ações de forma manual, você consegue colocá-las no piloto automático.

Neste artigo, você vai saber mais detalhes sobre a nova experiência de scripts do Google Ads. Além disso, veja algumas das tarefas que você pode automatizar utilizando esta poderosa ferramenta de programação.

O que são os Scripts do Google Ads

Os scripts do Google Ads são definidos como linhas de comando que permitem automatizar diversas ações ao gerenciar campanhas de Links Patrocinados quando determinadas condições forem atingidas. Isto inclui adicionar, editar ou remover itens da conta.

Por exemplo, você pode aumentar em 20% o lance de todas as palavras-chave que geraram mais de 2000 impressões nos últimos 7 dias.

Para usar os scripts, é necessário que você tenha conhecimento básico em JavaScript.

Mas, embora você possa usar a API do Google Ads, os scripts são uma versão mais simples de programação. Por isso, scripts são ideais quando você precisa de uma automação básica para suas campanhas.

No entanto, alguns processos mais complexos, em geral, dependem de API que é uma ferramenta mais robusta e completa.

O que é a nova experiência de scripts

A nova experiência de scripts é uma versão reescrita dos Scripts do Google Ads com o objetivo de aproveitar melhor os recursos disponíveis na API e oferecer um melhor desempenho.

Veja abaixo as principais características desta nova experiência.

1. Ferramentas de validação

Um dos recursos da nova experiência de scripts é a capacidade de validar um código antes de executá-lo. Na prática, isto significa fazer um teste prévio antes que o código seja aplicado em sua conta.

Desta forma, você tem uma garantia que o script vai funcionar corretamente, evitando falhas e perda de tempo.

Por exemplo, o processo de validação garante que os lances de palavras-chave não excedam o orçamento da sua campanha.

2. Suporte para estratégias de lances

Anteriormente, os scripts permitiam que você alterasse os lances.

Mas com a nova experiência você consegue definir as estratégias de lances usando scripts.

Isto é possível, inclusive, se a estratégia escolhida utilizar alguns parâmetros adicionais, como acontece com o ROAS.

3. Recursos de consulta

A nova experiência de scripts ajuda na gestão dos Links Patrocinados oferecendo recursos de consulta.

Isto permite, entre outras coisas, classificar palavras-chave de acordo com os resultados, listando aquelas que oferecem melhor retorno em suas campanhas.

4. Suporte para ES6

ES6 é a mais nova versão de linguagem do JavaScript.

Na nova experiência de scripts do Google Ads, você tem total suporte para esta nova versão.

Mas é importante destacar que talvez seja necessário fazer mudanças no código de alguns scripts para executá-los sem erro na nova versão.

5. Mais velocidade no processamento

A velocidade é outra importante característica da nova experiência de scripts do Google.

Por exemplo, em alguns casos, é possível que o processamento de milhares de entidades caia de meia hora para menos de um minuto.

Alerta sobre a nova versão de scripts

O Google afirma que procura deixar a nova experiência de scripts compatível com as versões anteriores, mas não garante que todos elas funcionem sem qualquer problema. Assim, se você usa um script antigo, tenha em mente que é possível que ele apresente erros e não funcione como o esperado.

Portanto, se sua conta depende de scripts para realizar importantes funções, certifique-se de verificar se eles funcionam corretamente antes migração automática que acontece em Setembro de 2022.

Quais processos os scripts realizam

Alguns exemplos de ações automatizadas que você pode utilizar quando determinadas condições forem atingidas são as seguintes:

  • Alterar lances e orçamentos
  • Ajustar lances das campanhas levando em consideração o clima
  • Pausar grupos de anúncios
  • Adicionar, pausar e retomar palavras-chave
  • Gerar relatórios de várias contas
  • Corrigir links corrompidos
  • Identificar palavras-chave negativas conflitantes
  • Personalizar anúncios com preços atuais
  • Criar grupos de anúncios do Google Shopping em massa
  • Verifica todas as recomendações do Google e exportá-las para uma planilha
  • E muito, muito mais.

ALERTA: Os scripts do Google Ads expiram quando são executados por mais de 30 minutos. Assim, neste caso, as ações talvez não sejam concluídas. Portanto, se perceber que seus scripts expiram, você precisa refiná-los.

Quais vantagens de utilizar Scripts no Google Ads

As vantagens de utilizar scripts são claras:

  • Economia de tempo na gestão das campanhas.
  • Diminuição das chances de erros e atrasos, comuns em ajustes manuais.
  • Usa dados de inventários externos para realizar algumas alterações.
  • Visto que usa poucas linhas de comando, os scripts do Google Ads são leves.

Como começar a usar os Scripts do Google Ads

Você pode usar editar scripts pré-criados pelo Google Ads e personalizá-los do jeito que quiser. Eles estão disponíveis para serem baixados e editados na biblioteca de scripts.

Por exemplo, quer verificar se os links dos seus anúncios não estão quebrados? Use este script.

Ainda assim, se você possui conhecimento em programação JavaScript, você pode escrever seus próprios comandos.

Para isso, clique em Ferramentas e Configurações. Em seguida, na guia Seções em Massa, clique em Scripts.

acessar scripts do google ads

Em seguida, você vai ver uma área de edição para inserir o código, visualizar e autorizar o acesso do script à sua conta.

Você também pode ver exemplos de scripts com ações comuns clicando em Documentação e, em seguida, em Exemplos.

Depois disso é possível escolher uma data para que o script seja executado.

Use scripts para não perder tempo e dinheiro

Os poderosos recursos da Nova Experiência dos Scripts do Google Ads permitem integrar dados externos com a conta do anunciante.

Com esta ferramenta, é possível otimizar o tempo empregado nas campanhas, ao mesmo tempo em que você personaliza suas ações no Google Ads.

Em outras palavras, você economiza tempo e dinheiro ao anunciar sua empresa na internet.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso