– Um aspecto muito importante da gestão de Links Patrocinados do Google Ads tem a ver com o tamanho das contas administradas. Dizemos isso porque, dependendo do tamanho da conta, as práticas de gestão serão diferentes. De modo que, gerenciar uma conta pequena ou uma conta média não é a mesma coisa, já partindo da avaliação da necessidade do que deve ser implementado e o que deve ser deixado de lado.
– Qual o tamanho das contas que você administra? E como isso deve ser relevante na hora de determinar as inclusões e mudanças a serem aplicadas nas suas campanhas do Google Ads?
– Quando falamos em tamanho de uma conta do Google Ads, estamos nos referindo ao orçamento disponibilizado em cada uma delas. É a maneira mais simples de você catalogar as contas sob sua responsabilidade. Com base no modelo de faixas de valores abaixo, você pode definir se a conta do Google Ads que está gerenciando é pequena, média ou grande. Não são valores absolutos. Sua realidade poderá fazer com que estas faixas de valores sejam bem diferentes. Utilizamos os valores abaixo como forma de ilustração.
* Pequena: Até R$ 10.000,00 / mês
* Média: De R$ 10.000,00 a 50.000,00 / mês
* Grande: Acima de R$ 50.000,00 / mês
– Lembrando que as faixas dispostas acima podem ser adaptadas à sua necessidade. Alguns costumam atribuir a classificação de grande apenas para contas do Google Ads com orçamento superior a cem mil reais por mês.
– É preciso levar em consideração a quantidade de palavras-chave e segmentação que as empresas utilizam em suas campanhas, na hora de classificar uma conta. Por exemplo: uma empresa que investe R$ 12.000,00 por mês em Links Patrocinados poderia ser classificado como uma conta média. No entanto, se a quantidade de palavras-chave utilizadas por ela for muito baixa, você poderá classificá-la como sendo uma conta pequena, já que o tempo necessário para gerenciá-la será bem menor.
– Na hora de iniciar a criação de suas campanhas no Google Ads, o tamanho da conta já interferirá no que você fará. Se for uma conta pequena, você muito provavelmente iniciará somente com campanhas na Rede de Pesquisa do Google. Se estiver gerenciando uma conta média ou grande, certamente pensará em divulgar os Links Patrocinados também na Rede de Display.
– O tempo empregado no planejamento das campanhas também é relativo. Contas pequenas possuem um número menor de configurações. Portanto, realizar mudanças depois de as campanhas estarem rodando é relativamente fácil. No caso de contas médias e grandes, realizar mudanças pode ser extremamente contraproducente. Por isso, estas contas merecem atenção redobrada durante o seu prévio planejamento, para diminuir ao máximo a quantidade de alterações futuras.
– O número de campanhas também é outro fator a ser considerado. Contas pequenas no Google Ads terão um número menor de campanhas. Isto porque quanto mais campanhas você possuir dentro de uma conta, maior a sua complexidade, e maior o tempo necessário para gerenciá-la. Se criar diversas campanhas para uma conta pequena, é provável que terá grande parte do seu dia tomado, restando-lhe pouco tempo hábil para gerenciar outras contas. Além disso, uma conta pequena poderá ser planejada em poucas horas ou alguns dias. Uma conta grande exigirá vários dias, antes mesmo de você iniciar o processo de seleção de palavras-chave.
– De modo geral, o foco das pequenas contas é manter o controle sobre o orçamento. Já as médias e grandes contas focam em obter dados. Isto influencia diretamente nas correspondências utilizadas para as palavras-chave. Visto que pequenas contas não podem se dar ao luxo de gastar dinheiro na realização de muitos testes, a quantidade de correspondências costumam ser mais reduzidas. E para quem precisa de controle sobre a conta e o orçamento, correspondências como a Exata e a de Frase são as preferidas (há exceções: quando os Links Patrocinados de contas pequenas são exibidos apenas localmente, talvez em apenas uma cidade, o uso da Correspondência Ampla é bastante utilizado).
– Já as grandes contas, na busca por obtenção de dados, usualmente iniciam utilizando todas as correspondências e vão refinando o uso delas com o tempo.
– Uma vez que as contas estejam ativas é preciso avaliar o que está sendo alcançado. Embora os princípios para avaliar o retorno sejam os mesmos, contas pequenas costumam dar um pouco mais de trabalho.
– Grande parte das pequenas contas são representadas por empresas locais. De modo geral, o retorno que estas empresas esperam obter são: telefonemas e visitas pessoais em sua loja. É possível medir este retorno? Sim, mas isso exigirá que se adote uma maior complexidade à campanha, tal como o uso de encaminhamento de telefonemas, e até uso de cupons promocionais que podem ser resgatados na loja. Processos estes que exigirão mais tempo do consultor de Links Patrocinados, além de, em alguns casos, não ser possível medir com exatidão o retorno alcançado.
– Portanto, não se pode atribuir verdades absolutas a todos os casos, no Google Ads. Sempre que ouvir que determinado procedimento é o mais indicado para sua gestão de Links Patrocinados, procure sempre associar este princípio ao tamanho das contas que você está administrando. Esta consideração é essencial para personalizar e otimizar as campanhas de acordo com o tamanho de suas contas.
– Esse artigo teve como referência o autor Brad Gelds, fundador do Certified Knowledge, uma empresa dedicada à educação e formação PPC – Oficial Google Ads Seminar Líder e autor do Advanced Google Ads.
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