Vincular Google Ads e Analytics: Quais as vantagens e como fazer?

06/04/2023 by in category Análise e Monitoramento, Links Patrocinados with 0 and 2
Home > Blog > Análise e Monitoramento > Vincular Google Ads e Analytics: Quais as vantagens e como fazer?

Deseja vincular o Google Ads com o Analytics? Veja quais são as vantagens disso e o passo a passo para unir estas duas ferramentas.

“A união faz a força”. Esta também é uma realidade quando as empresas que anunciam na internet vinculam o Google Ads com o Analytics.

Mas, quais são as vantagens de vincular o Google Ads com Google Analytics? E qual o processo para realizar isto?

Descubra as respostas a seguir.

6 vantagens em vincular Google Ads e Analytics

1. Ver os relatórios do Google Ads dentro do Analytics

Em vez de ficar alternando entre abas, você consegue ver as principais métricas dos seus anúncios dentro do Google Analytics.

Confira alguns dos relatórios do Google Ads disponíveis no Analytics:

  • Palavra-chave: aqui você consegue entender o desempenho das palavras-chave em suas campanhas.
  • Hora do dia: este relatório mostra o desempenho das suas campanhas ao longo do dia e da semana.
  • URLs de destino: este é um relatório de página de destino do Analytics exclusivo para campanhas do Google Ads. Entenda quais URLs são mais eficientes em gerar conversões para sua empresa.

Se descobrir a necessidade de fazer qualquer alteração em sua campanha, basta clicar no ícone do Google Ads ao lado da campanha. Em seguida, você é levado imediatamente para a campanha correspondente no Google Ads.

2. Entender o que as pessoas fazem em seu site

Outra vantagem em vincular o Google Ads com o Analytics é que você consegue ter uma visão mais clara do que as pessoas fazem em seu site depois de clicarem no anúncio.

Por exemplo, você consegue descobrir quanto tempo elas ficam em suas páginas e por onde eles saem.

De fato, este tipo de informação é essencial para qualificar suas estratégias ao anunciar no Google.

3. Importar metas do Analytics

Mas, você possui metas e transações que acompanha no Google Analytics?

Neste caso, você pode trazê-las para o acompanhamento de conversões do Google Ads.

Este tipo de estratégia é interessante porque você pode dar aos Lances Inteligentes mais informações para otimizar os lances. Assim, é possível reduzir os custos ao passo que aumenta as conversões.

4. Otimizar campanhas de Remarketing

Com o Remarketing, você consegue alcançar pessoas que já tiveram contato com seu site ou aplicativo por meio de anúncios personalizados.

Vincular Google Ads e Google Analytics ajuda a melhorar esta estratégia.

Isto é possível porque todos os público-alvo do Analytics são exportados automaticamente para o Google Ads. Assim, são informações extras que você pode usar para melhorar suas campanhas de Remarketing.

5. Explorar o espaço de trabalho Publicidade

Além disso, o Google Analytics 4 oferece um espaço de trabalho chamado Publicidade para que você possa acompanhar de perto os dados mais valiosos sobre seus clientes ao longo do funil de conversão.

Em Publicidade, você vê quais canais estão trazendo mais lucro para sua empresa, além de comparar os modelos de atribuição e os caminhos de conversão.

6. Uso da codificação automática

A codificação automática oferece diversas vantagens. Afinal, você elimina todo o trabalho de adicionar codificação manual, além de diminuir as chances de acontecerem erros.

Assim, por meio da codificação automática, você consegue relatórios mais detalhados e em dimensões adicionais como Formato do anúncio, Tipo de correspondência, Grupos de anúncios e outras.

Como vincular o Google Ads ao Analytics

3 pré-requisitos

Primeiro, você precisa ter um endereço de e-mail do Google.

Segundo, este mesmo endereço precisa ter permissão para edição no Google Analytics e como administrador no Google Ads.

Terceiro, para fazer este vínculo, a conta no Google Ads precisa estar ativa.

Se qualquer um destes requisitos não forem atendidos, não será possível conectar as duas contas.

Vincular Analytics e Google Ads passo a passo

  1. Acesse o Google Analytics.
  2. Em seguida, clique em Administrador e vá até a propriedade que deseja vincular ao Google Ads.
  3. Na coluna Propriedade, clique na opção Vinculação do Google Ads.
  4. Em seguida, clique no botão +Novo grupo de contas vinculadas.
  5. No passo seguinte, ele vai listar as contas do Google Ads que você tem acesso como administrador. Selecione a conta e clique em Continuar.
  6. Dê um nome para as contas vinculadas.
  7. Ative a vista de propriedade.
  8. Além disso, o Google recomenda que você ative a Codificação Automática.
  9. Após isso, marque a caixa para Compartilhar os dados do Analytics com a conta do Google Ads.
  10. Finalmente, clique em Vincular Contas.

passo a passo para vincular google ads e google analytics

Parabéns, suas contas do Google Ads e Analytics estão vinculadas!

Como desvincular o Google Ads e Analytics

No entanto, se você deseja fazer o processo inverso, ou seja, desvincular as duas contas, siga os passos abaixo:

  1. Realize os passos de 1 a 3 no subtópico anterior.
  2. Após isso, clique na conta que você deseja desvincular.
  3. Em seguida, clique em Excluir grupo de contas vinculadas e confirme a exclusão.

A partir daí, todo o fluxo de dados entre as duas contas são interrompidas.

Limites de contas vinculadas

  • Você consegue vincular cada propriedade do Analytics com no máximo 400 grupos de contas.
  • Um grupo de contas pode ter até 1.000 contas do Google Ads.

No entanto, se você precisar de um limite maior, vai ser necessário criar uma conta MCC e depois vinculá-la ao Analytics.

Problemas ao vincular as contas?

No entanto, caso não consiga vincular as contas ou tiver problemas em visualizar os relatórios após finalizar o processo, acesse este solucionador de problemas do Google.

Em seguida, basta indicar o problema e a ferramenta vai apresentar a solução.

Alguém mais vai ter acesso ao Google Ads?

De fato, trazer sua conta do Google Ads para dentro do Analytics pode gerar esta dúvida.

Por exemplo, suponhamos que diversas pessoas tenham acesso à sua conta no Analytics. Assim, será que criar este vínculo abre as portas para que elas acessem também a conta no Google Ads?

A resposta é não! Elas não podem acessar esta conta. No entanto, elas ainda podem visualizar os relatórios do Ads.

Concluindo

Portanto, seguindo os passos acima, você consegue unir Google Ads e Analytics.

Assim, a partir daí, é hora de usar a criatividade e experiência para tirar proveito da união destes dois gigantes.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso