Regras Automatizadas do Google Ads: O que são e como funcionam?

02/03/2022 by in category Ferramentas, Links Patrocinados with 0 and 2
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Como funcionam as regras automatizadas do Google Ads? Como esta ferramenta ajuda o anunciante a poupar seu tempo?

Gerenciar uma conta no Google Ads é algo que dá muito trabalho. Para complicar, alguns gerenciam mais de uma conta ao mesmo tempo, tornando a tarefa ainda mais desafiadora.

Por este motivo, as ferramentas de automação são práticas e ajudam a economizar muito tempo. Entre elas, podemos citar as Regras Automatizadas.

Neste artigo, você vai entender o que são as regras automatizadas do Google Ads. Além disso, veja alguns exemplos de como usar esta ferramenta de automação de forma estratégica.

O que são as regras automatizadas do Google Ads?

Regras Automatizadas é um recurso que permite que você faça diversas alterações nas campanhas de forma automática com um alto nível de personalização. O Google executa as tarefas desde que se atinja determinadas condições. Por exemplo, você pode criar uma regra para aumentar o lance sempre que seu anúncio não aparecer na primeira página do Google.

Assim, com as Regras Automatizadas você otimiza seu tempo, diminuindo a necessidade de fazer mudanças manuais.

Como usar as regras automatizadas

Pensando de forma estratégica, você precisa primeiro listar as tarefas que realiza manualmente em sua conta, de forma regular.

A partir daí, você precisa definir as condições, ou seja, quando você realize estas mudanças.

Por fim, basta criar as regras automatizadas para que o Google realize estas alterações de forma automática.

Como acessar as regras automatizadas

Para começar a programar estas tarefas, siga os passos abaixo:

  • Acesse o Google Ads.
  • Em seguida, clique em Ferramentas e Configurações.
  • Por fim, na guia Ações em massa, clique em Regras.

acessar regras automatizadas

Em seguida, você precisa clicar no botão de + e escolher em qual nível você deseja criar as alterações personalizadas.

Os níveis disponíveis são os seguintes:

  • Campanha
  • Grupo de anúncios
  • Anúncio
  • Palavra-chave
  • Palavra-chave da Rede de Display
  • Tópico
  • Canal
  • Público-alvo
  • Faixa etária
  • Sexo
  • Status parental
  • Faixa de renda

Cada nível possui suas próprias regras personalizadas disponíveis.

Uma outra forma de criar regras automatizadas é acessar a página da campanha, grupo de anúncios ou palavras-chave. Em seguida, clique no ícone de 3 pontos na tabela de estatísticas e escolha Criar uma regra automatizada.

É possível editar regras automatizadas?

Sim. Depois de criada, você pode pausar, editar ou remover uma regra sempre que quiser.

É possível desfazer regras depois de executadas?

Em alguns casos, sim.

Para verificar se isto é possível no seu caso, basta acessar a página de Regras e verificar se o botão “Desfazer” aparece ao lado da regra.

Como sou informado de que uma regra foi executada?

Ao criar uma regra automatizada, você pode indicar seu e-mail no menu suspenso Resultados Por E-mail. Desta forma, sempre que uma regra for executada, o Google envia uma notificação para seu e-mail.

Além disso, a lista de regras que o Google executou ficam disponíveis na página Histórico de Regras.

Quais são os status das regras automatizadas?

A coluna Status é útil para verificar se deu tudo certo com a execução das regras. Os status que a coluna apresenta são os seguintes:

  • Em execução: a regra está realizando alterações neste momento.
  • Concluída: a regra foi executada com sucesso.
  • Completa, com erros: o Google executou a regra, porém, houve alguns erros na execução.
  • Não concluída – erro de sistema: o Google não executou a regra.
  • Não concluída – tempo limite: o Google não executou a regra dentro do tempo.

Exemplo de regras

Mas, que tipo de alterações você pode aplicar de forma automática?

Veja apenas alguns exemplos:

  • Alteração no orçamento diário. Por exemplo, você pode aumentar seu orçamento em R$ 10,00 sempre que a posição média dos seus anúncios for inferior a 5.
  • Modificar os lances de CPC com base nas taxas de conversão ou CTR.
  • Criar e-mails de alerta. Assim, o Google pode te enviar uma notificação sempre que você gastar metade do orçamento diário antes do meio-dia.
  • Pausar campanhas que esgotaram orçamento antes do período desejado. De fato, esta regra evita que campanhas muito dispendiosas e com pouco retorno continuem ativas.
  • Pausar anúncios ou palavras-chave que tenham um desempenho insatisfatório, como por exemplo, um alto custo por conversão.

Sem dúvida, podemos dizer que a lista é praticamente infindável.

De fato, são regras com um nível tão profundo de personalização que muito depende da criatividade do anunciante.

Concluindo

Portanto, as Regras Automatizadas do Google Ads foram feitas para ajudar o anunciante a gerenciar suas contas de forma mais flexível e eficiente.

Assim, se você precisa realizar mudanças manuais de forma regular em suas campanhas, pode ser que as regras automatizadas sejam a solução para simplificar o trabalho e ajudar a poupar muito tempo.

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