– Com o lançamento das campanhas avançadas do Google Ads, cresceram os comentários, boatos e teorias nas comunidades mundiais de marketing de busca. Isto não é para menos já que as campanhas avançadas são a maior e mais impactante atualização realizada pelo Google Ads nos últimos dez anos.
– Entre os boatos que circularam pela web é que as campanhas avançadas não passaram de uma manobra do Google para elevar o valor do custo por clique (CPC). Diversos comentários na internet apontaram que, em algumas indústrias, o CPC médio já teria aumentado.
– No entanto, os recentes resultados divulgados pelo Google destacam o oposto: queda no CPC médio. Segundo os dados compartilhados, houve uma queda no CPC da rede de pesquisa e Rede de Display de aproximadamente 6% em relação ao segundo trimestre de 2012, e uma queda de 2% em relação ao primeiro trimestre de 2013. Esta informação foi divulgada quando 75% das contas do Google Ads já haviam migrado para as novas campanhas avançadas.
– Apoiando-se nestes dados, surge então a pergunta: será que as campanhas avançadas derrubaram o CPC médio dos Links Patrocinados na rede de pesquisa e Rede de Display? O que explicaria estas alterações?
– Ainda é cedo para chegar a conclusões definitivas. Mas podemos pensar em algumas possibilidades reais que tem impactado o CPC médio desta forma.
* A influência dos cliques móveis: Acredita-se que esta é a principal razão para estes números. Os valores de CPC divulgado pelo Google são uma média combinada dos cliques em Links Patrocinados exibidos em dispositivos móveis e computadores desktop. Devido à baixa concorrência, o CPC dos dispositivos móveis ainda são mais baratos. O crescimento nas buscas móveis aliado à baixa concorrência pode fazer com que o valor médio do CPC caia.
* Novas ferramentas: a quantidade de novas ferramentas disponibilizadas pelo Google Ads foi muito grande neste primeiro semestre, incluindo alterações nos anúncios da lista de produtos (PLA). No entanto, os valores de CPC dependem em grande parte da concorrência. Com os novos formatos de anúncios, talvez a demanda não tenha crescido tão rápido, de modo que muitas destas ferramentas ainda estão com o CPC baixo. Em resultado, a média do custo por clique médio pode sofrer uma ligeira queda.
* Campanhas Pausadas: Assim que foi lançada, as campanhas avançadas geraram polêmica entre os profissionais de marketing de busca, conquistando a simpatia de uns e provocando descontentamento em outros. Acredita-se que uma parcela dos profissionais descontentes passaram a experimentar outros mecanismos de busca, pausando muitos de seus anúncios (ou campanhas inteiras) no Google Ads. Ainda que temporariamente, uma diminuição da concorrência no Google teria contribuído para esta diminuição do CPC.
* Crescimento da Rede de Display: Em algumas indústrias, os cliques na rede de conteúdo vem crescendo em um ritmo maior do que na rede de pesquisa. Atualmente, os cliques da Rede de Display são mais baratos do que na rede de pesquisa, de modo que este também pode ser um fator importante para os números divulgados.
– Para o mercado de ações, este tipo de baixa pode ser até decepcionante. No entanto, para os anunciantes, especialmente empresas que estão começando agora a anunciar no Google, CPCs médios mais baratos são bastante convidativos.
– O que acha de aproveitar estes preços mais baixos e iniciar (ou intensificar) seu investimento em publicidade digital por anunciar nos Links Patrocinados do Google Ads?
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