– Conforme divulgado recentemente, o primeiro índice móvel do Google deve ser lançado somente em 2018.
– No entanto, em recente hangout com webmasters do Google, foram destacadas algumas dicas e novidades interessantes. Elas devem interessar a todos os proprietários de website, incluindo aqueles que anunciam nos Links Patrocinados do Google Ads.
– O vídeo destaca o interesse de algumas empresas na migração de seus sites m-dot (m-ponto) para uma tecnologia inteiramente responsiva.
– Por que isto é relevante?
– Os sites m-dots fazem parte da primeira geração de solução móvel. Quando as pessoas iniciaram sua navegação na internet a partir de dispositivos móveis, os sites eram muito lentos. Isto ocorria porque o conteúdo dos sites estava inteiramente desenvolvido para a plataforma desktop.
– Surgiram então os m-dots. Trata de uma versão simplificada do site desktop, com menos conteúdo e oferecendo uma navegação mais simples. Assim, a empresa trabalha com dois sites, um voltado para computadores e outro para dispositivos móveis.
– É aí que entra em cena as grandes vantagens oferecidas pelos sites responsivos. Eles utilizam a mesma URL e oferecem o mesmo conteúdo em todas as telas. O que a tecnologia faz é adaptar a aparência e ordem do conteúdo de acordo com dispositivo utilizado pelo internauta.
– De modo geral, um site responsivo é mais lento que um m-dot. Isto se dá porque ele carrega todo o conteúdo do site desktop para veiculação no dispositivo móvel.
– Pode ser que sua empresa pretenda manter o site m-dot, com URL separada.
– No entanto, e se estiver planejando fazer a migração para um site responsivo, quando deve fazê-lo? O conselho dos webmasters do Google pode ser visto no hangout, especialmente a partir do minuto 25. O conselho é migrar o site antes da implantação do índice mobile. Por quê?
– Atualmente, o Google faz a indexação completa somente de sites desktops. Ou seja, ele não indexa os m-dots. O que ele faz é apenas uma anotação da URL, porém, sem verdadeiramente indexar todo o conteúdo mobile. Se seu site for migrado agora para o www, isto significará que o Google não precisará indexá-lo novamente, em sua totalidade. Ele precisará apenas atualizar as anotações indicando que seu site agora é responsivo, mobile-friendly.
– No entanto, se esperar até o lançamento do índice mobile, o Google fará a indexação completa do seu site m-dot. Todas as páginas, conteúdo e sinais precisarão ser reindexados. Isto, por sua vez, gerará um tempo maior de espera até que suas páginas estejam devidamente indexadas, e prontas para serem exibidas nos resultados das pesquisas.
– É verdade que manter um site m-dot, simplificado, tem suas vantagens. Carregamento mais rápido e maior funcionalidade estão entre elas.
– No entanto, quando pensamos na jornada do consumidor, podemos perceber vantagens em oferecer páginas móveis equivalentes ao desktop. Isto se dá porque um usuário pode ser impactado por um Link Patrocinado de sua empresa enquanto pesquisa no computador. Posteriormente, talvez no mesmo dia ou semana, ele volta ao seu site – no entanto, desta vez, utilizando um smartphone. Se ele for impactado pela mesma experiência (conteúdo e funcionalidades), independentemente da tela que estiver utilizando, será mais fácil para ele continuar com a sequência de passos que o levarão à compra.
– Assim, as empresas que anunciam seus sites nos Links Patrocinados, devem analisar os prós e contras de manter duas URLs ou apostar em um único site responsivo.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner