– Desde que o Google Ads anunciou as impactantes mudanças no layout de exibição dos resultados patrocinados nas buscas, muito se perguntou sobre quais seriam os resultados. Na verdade, ainda muito se questiona sobre os efeitos práticos desta atualização e o impacto dela.
– Em Fevereiro, o Google Ads anunciou o fim dos anúncios de texto laterais no mecanismo de busca, bem como a adição de um quarto Link Patrocinado acima dos resultados orgânicos. O quarto anúncio acima da busca orgânica já estava sendo testada, e com esta atualização ela foi oficializada.
– Muitas agências de pesquisa, desde então, estão fortemente empenhadas em analisar o impacto destas mudanças sobre as campanhas de Links Patrocinados. Embora a atualização seja muito recente, alguns dados interessantes já foram recolhidos, analisados e divulgados.
– Dados preliminares apontam que o quarto Link Patrocinado está se revelando bastante lucrativo para as empresas que anunciam no Google.
– Segundo dados divulgados pela EliteSem, a taxa de conversão para os dois primeiros Links Patrocinados manteve-se no mesmo patamar. Mas a taxa de conversão do quarto resultado teve um grande aumento. Isto mostra que a quarta posição se tornou mais valiosa do que no layout anterior, como as estimativas já apontavam.
– O CPC oscilou nas primeiras semanas da mudança no Google, mas não tanto como previsto. O CPC para as três primeiras posições, de modo geral, manteve-se estável. A nova quarta posição, acima dos resultados orgânicos, cresceu 22%. A quinta posição – primeira do segmento inferior – teve um aumento de 15%, segundo dados da agência de pesquisa.
– Outra fonte apontou que os Links Patrocinados na posição superior tiveram um aumento de 5% na taxa de CTR. Quanto aos anúncios do Google Shopping, listados na posição lateral, o aumento foi de 10%. Os anúncios da quinta à sétima posição tiveram uma queda de 8% na CTR.
– Outras agências de pesquisa também comprovaram aquilo que já havia sido destacado como tendência assim que o anúncio foi dado pelo Google: CTRs mais altas dos Links Patrocinados superiores.
– A quantidade de dados, no entanto, ainda é pequena para se estabelecer um padrão absoluto para o futuro. Mas certamente revela uma tendência quanto ao desempenho das posições de Links Patrocinados neste novo layout, o que deve auxiliar as empresas anunciantes na configuração de suas estratégias. A análise criteriosa de mais dados ajudará consultores de web marketing a quantificarem melhor a efetividade desta atualização do Google Ads.
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