– Em nosso atual cenário de rápida evolução dos negócios, a capacidade de inovação de uma empresa está entre seus principais ativos. Inovar coloca uma empresa em um patamar estratégico. E é de vital importância para mantê-la a frente da concorrência, e gerar lucros.
– Em alguns casos, no entanto, a inovação pode parecer um conceito abstrato. E pela dificuldade em transformar este conceito em ações práticas e estratégicas, muitas empresas perdem a oportunidade de serem inovadoras.
– Mas certamente você está aqui porque este assunto muito lhe interessa. Você quer que sua empresa integre o time das empresas inovadoras. E a boa notícia é que a inovação é algo que está ao seu alcance.
– No entanto, o que caracteriza uma empresa inovadora? Que ações é preciso colocar em prática para que seu negócio acompanhe o processo de evolução do mercado e ambiente corporativo?
– Veja a seguir alguns dos princípios que caracterizam uma empresa inovadora.
– Como ser capaz de antecipar mudanças no cenário? Empresas inovadoras parecem ter esta capacidade em seu cerne.
– Mas na maioria dos casos, a capacidade de “prever” o futuro está na proatividade da empresa. Como assim?
– Pense em uma empresa que adota a cultura de que mudanças são constantes, e que ela também precisa mudar. Isso faz com que a empresa adote uma postura de sempre procurar tendências e formas de se adaptar a estas.
– Para tais empresas, o mundo está em constante evolução. Se a empresa está parada, então, na verdade, ela está regredindo.
– Por este motivo, ser proativo envolve estar antenado com todas as fontes de dados e insights para encontrar tendências do seu mercado. E estas fontes podem ser tão variáveis como pesquisas, dados disponíveis no mercado e até mesmo comentários de clientes. Somadas, estas informações apresentam um “desenho” do que está acontecendo no cenário, e é mais fácil se adaptar.
– Até mesmo a interação das pessoas com o seu site revelam mudanças no comportamento dos clientes. Uma empresa pode perceber que o interesse por determinado serviço tem diminuído, ao passo que outro tem crescido de forma intensa. Estas informações são relevadoras. Elas ajudam a mostrar em que direção as pessoas estão indo. Uma visão atenta a estes movimentos ajuda as empresas inovadoras a perceberem tendências no comportamento do mercado.
– A criação dentro de empresas inovadoras depende de mentes inovadoras. Sua empresa aproveita a inspiração coletiva para produzir soluções para seus negócios? Muito pode ser conseguido ao adotar esta cultura.
– Pode ser que sua empresa possua diversos departamentos. Já utilizou as mentes criativas de todos estes departamentos para extrair ideias e soluções?
– Muito pode ser conseguido com isso. Na verdade, empresas inovadoras adotam esta postura como uma cultura interna. Quando se envolvem mentes de diferentes setores da empresa no processo criativo, a empresa consegue compreender melhor os desafios organizacionais. E isto, por sua vez, cria oportunidades para melhorias.
– Por este motivo, é importante envolver colaboradores e funcionários. Estes devem ser incentivados a fazer perguntas, dar opiniões e fazer sugestões para problemas específicos. Processos sistemáticos podem ser implementados para extrair estas ideias e fazer com que as melhores sejam colocadas em prática.
– Para tanto é importante quebrar barreiras dentro da empresa. A transferência de conhecimento entre diferentes departamentos ajuda a melhorar a produtividade.
– Algumas empresas utilizam a tecnologia a seu favor neste respeito, por exemplo, implementando ferramentas de mensagens instantâneas corporativas. Assim, todos os funcionários conseguem se manter conectados em tempo real. Mas é claro que, para que a tecnologia seja útil, é vital que haja dentro da empresa uma cultura de inovação que incentive este compartilhamento de ideias e soluções.
– As ideias podem vir até mesmo de outras fontes. Por exemplo, dos próprios clientes. Permitir uma linha de comunicação aberta com os clientes por meio de diversos canais é o primeiro passo. Além disso, os clientes precisam ser incentivados a dar opiniões e sugestões. Evidentemente, deve existir uma equipe para avaliar todo este feedback para que sejam aproveitados para a evolução corporativa da empresa.
– Não há como ser inovador se a empresa está isolada em seu próprio ciclo.
– Independentemente de qual seja o seu segmento de atuação, certamente existem diversos cursos, seminários e treinamentos em andamento que lhe interessarão.
– Além do conhecimento disponibilizado no currículo de tais eventos, eles também oferecem a oportunidade de rico networking.
– Além disso, manter a mente aberta para novas ideias envolve aproveitar as ricas oportunidades oferecidas pela tecnologia moderna. Considere o Google.
– O Google é o site mais visitado do planeta. Isto significa que as pessoas que são valiosas para seu negócio (clientes, leads e interessados em seus produtos/serviços mas que nunca ouviram falar de sua empresa) estão ali.
– As pessoas vão ao Google diariamente em busca de soluções. E quando elas procuram por soluções que são oferecidas por sua empresa, é essencial que a sua empresa seja exibida nos resultados de busca.
– Por isso, empresas inovadoras investem em anúncios exibidos no Google. Estes anúncios são contextuais. Isto significa que eles são exibidos somente se a busca do usuário tiver relação direta com o que sua empresa tem a oferecer.
– Desta forma, você não perde tempo e dinheiro exibido publicidade para pessoas que não estão interessadas nos seus produtos ou serviços.
– A questão é: quando uma pessoa fizer uma pesquisa no Google hoje, procurando por uma solução oferecida por você, sua empresa aparecerá em destaque, na primeira página do Google?
– Se quiser que sua empresa seja inovadora, e se mantenha a frente da concorrência no atual cenário em constante evolução, acredite: o Google não pode ser ignorado.
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