Como faço para tornar o conteúdo do meu site acessível para os deficientes visuais? Quais são os recursos de acessibilidade para pessoas cegas?
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o número de deficientes chega a 15% da população mundial. Entre estas deficiências estão as visuais, auditivas, físicas e cognitivas.
Agora, vamos voltar um pouco mais nossa atenção para pessoas com deficiências visuais. Estima-se que centenas de milhões de pessoas no mundo todo sofram de algum distúrbio visual.
Agora, você deve estar se perguntando: como eu faço para tornar o conteúdo do meu site acessível para os deficientes visuais? Quais são os recursos de acessibilidade para pessoas cegas?
Neste artigo, veja como adaptar seu conteúdo para pessoas que são inteiramente cegas ou sofrem com outro tipo de deficiência visual.
O Que É Marketing Inclusivo
Entra em cena o marketing inclusivo, e suas aplicações para empresas de todos os portes. O marketing inclusivo se preocupa, entre outras coisas, com o desenvolvimento de conteúdo online que seja acessível para pessoas com deficiências, incluindo os visuais.
O marketing inclusivo cria um ambiente favorável para que estas pessoas também possam se envolver com as marcas. Maximizando sua presença inclusiva, você consegue atingir um mercado até então inexplorado de clientes em potencial.
Portanto, veja algumas dicas para tornar seu website acessível para pessoas com deficiência visual.
Otimizar Imagens Com Descrições de Texto
Provavelmente, seu site possui muito conteúdo não-textual, incluindo imagens. Por meio do recurso de texto alternativo (alt text) é possível melhorar a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Como isso acontece?
Quando um programa de leitura de tela encontra uma imagem no site, o que ele faz? O programa faz a leitura em voz alta do texto alternativo. Desta forma, a imagem é compreendida pela pessoa com deficiência visual.
Além disso, isto pode ajudar a posicionar melhor suas páginas nos mecanismos de busca da internet, como o Google. Afinal, quanto maiores e mais claras forem as informações em seu site, melhor será para o mecanismo de busca entender seu conteúdo.
Assim, visto que um programa não consegue interpretar uma imagem, eles se baseiam nas informações escritas que você disponibiliza sobre ela. Portanto, as descrições de sua imagem devem ser as mais claras possíveis.
Veja algumas dicas para isso.
Dicas Para Escrever Textos Alternativos (Alt Text) Eficientes Para Suas Imagens
- Seja preciso e conciso.
- Evite redundâncias. Procure fazer com que o texto da imagem complemente o que está sendo descrito ao redor.
- Não há necessidade de descrever sua imagem como “imagem de…” ou “foto de…”.
- Se sua imagem for um texto, utilize o texto desta imagem no seu alt text.
- Se sua imagem for um link, mencione isso na sua descrição.
Dê Atenção ao Nome dos Arquivos
Não podemos nos concentrar somente na descrição. Os nomes dos arquivos também ajudam a tornar seu site acessível para deficientes visuais.
O nome dos arquivos deve ser simples e, ao mesmo tempo, descritivo. Por exemplo, certifique-se de que as palavras-chave da página que está promovendo estejam no nome do arquivo.
Portanto, nada de usar nomes automáticos, como os gerados por máquinas fotográficas (por exemplo, DSCN0001.JPG).
Aplique os Mesmos Princípios Em Outros Arquivos
Certamente, seu site possui outros formatos de arquivos disponíveis para seu público, como arquivos de vídeo e PDFs.
Independentemente de quais sejam os formatos, você conseguirá utilizar os textos como uma forma de auxiliar pessoas com deficiência visual.
Por exemplo, no caso dos vídeos, você pode criar legendas para eles. Lembre-se que blocos de legendas costumam ser lidos pelos mecanismos de buscas, o que facilita sua indexação.
E pensando nos mesmos princípios destacados sobre as imagens, ao criar arquivos para seu site (sejam eles vídeos, PDFs, apresentações Power Point ou outros) escolha nomes e descrições que auxiliem os deficientes visuais.
Uso de Marcação Para Dados Estruturados
O objetivo desta marcação é facilitar a pesquisa, a organização e a forma como seu site é apresentado nos mecanismos de buscas.
Em outras palavras, a marcação identifica para os mecanismos de buscas o que são exatamente os dados apresentados.
Por exemplo, digamos que você tenha um evento que será realizado em diferentes dias da semana, em locais diferentes. Com a marcação para dados estruturados, o Google não encontra problemas em apresentar estas informações de forma organizada, como por meio de rich snippets.
Este tipo de apresentação organizada do site facilita para que as pessoas com deficiência visual encontrem o que realmente estão procurando.
Colocar Seu Site nos Primeiros Resultados do Google
Mas precisamos ser francos. Pouco adianta ter um site com conteúdo acessível se, em uma pesquisa no Google, suas páginas não aparecerem nos primeiros resultados.
Mas você não precisa se preocupar. O Google Ads coloca os links do seu site nos primeiros resultados do Google. Isto é feito por meio dos anúncios conhecidos como Links Patrocinados.
Desta forma, sempre que uma pessoa pesquisar pelo produto/serviço oferecido por sua empresa, independentemente dela ser deficiente visual ou não, o seu site aparecerá em destaque nos primeiros resultados. E você só vai pagar se a pessoa clicar no seu site.
Quer saber mais como funciona este serviço de publicidade? Entre em contato e veja como divulgar seu site para todas as pessoas dentre seu público-alvo, sejam deficientes visuais ou não.