Como funciona o marketing de escassez? Ele se baseia em algo simples: o medo de perder. Um produto ou serviço é lançado no mercado, porém, por tempo limitado. Se o consumidor não adquiri-lo no prazo especificado, perderá esta oportunidade.
Por isso, pode-se dizer que o marketing de escassez é uma estratégia bem simples. Se um produto está sempre disponível, ele é uma mercadoria. Quando fica à disposição dos consumidores por um período limitado, torna-se um produto especial.
Veja o que levar em consideração na hora de criar uma estratégia de marketing de escassez.
Vivemos em uma era onde as pessoas não estão mais acostumadas a esperar, especialmente no tocante ao ambiente online. Sim, os clientes estão apressados.
E o marketing de escassez vai exatamente na mesma direção. Isto porque ele está alicerçado na ideia de que você precisa adquirir algo, e agora. Depois, não serve.
Por isso, se você pensa em utilizar esta estratégia de marketing para sua empresa, a era em que vivemos oferece um excelente contexto.
Pense no seguinte: aquilo que tem qualidade, de modo geral, leva mais tempo e esforço para ficar pronto. Assim, em muitos casos, a qualidade tem uma relação inversa com a quantidade. Quanto maior for a qualidade de um produto, menor será sua produção. Por exemplo: os melhores e mais caros vinhos também são os mais difíceis de serem encontrados.
Por isso, ao desenvolver uma estratégia de marketing de escassez, priorize os produtos de maior qualidade. Afinal, escassez e qualidade combinam entre si. E este é o recado que você quer transmitir para seu público-alvo quando divulgar um produto com disponibilidade limitada.
Outra característica que o marketing de escassez cria é o senso de exclusividade. Devido a limitação de um produto (seja na quantidade ou no tempo de disponibilidade), apenas poucas pessoas acabam tendo acesso a ele.
O senso de exclusividade é algo que mexe com muitas pessoas. Possuir algo que poucos têm acesso, atrai a atenção dos consumidores.
Portanto, se você desenvolver uma estratégia de escassez para divulgar seus melhores produtos, pode trabalhar o senso de exclusividade em seu favor.
Como você pode criar uma campanha de marketing de escassez para divulgar seus produtos? Use o Google Ads.
O Google Ads é uma plataforma de publicidade que funciona exibindo anúncios somente para pessoas que estão interessadas no produto que você tem a oferecer. Com base nos termos utilizados pelo internauta em suas pesquisas, o Google Ads exibe o anúncio certo para ele.
Assim, sempre que as pessoas estiverem procurando por um produto incluído em seu marketing de escassez, seu anúncio poderá ser exibido. O anúncio, por sua vez, deve indicar a produção limitada (por exemplo, número de itens ainda disponíveis) ou o tempo limitado (por apenas alguns dias ou algumas horas).
Os anúncios do Google Ads oferecem recursos que são uma mão na roda para isso. Por exemplo, existem os anúncios com contagem regressiva.
Você define quando a contagem regressiva deve começar e quando deve terminar. Depois disso, o Google Ads exibe, em tempo real, quanto falta para sua promoção acabar.
O Google Ads permite que você defina uma data para os anúncios começarem a ser exibidos e quando devem ser interrompidos. Assim, quando a data expirar, os anúncios deixarão de ser exibidos, automaticamente.
Se você nunca anunciou no Google, pode ser que se sinta um pouco intimidado com a novidade. Mas não se preocupe. O Google Ads é o formato publicitário mais indicado para você alcançar seu público-alvo na hora certa – quando estiverem precisando de você.
Portanto, lembre-se que o marketing de escassez deve ser trabalhado em cima de produtos/serviços limitados e de qualidade.
Escolhendo os produtos certos e criando a estratégia certa, você conseguirá aumentar significativamente o valor percebido de sua oferta. E isto resultará em consumidores correndo atrás do que você tem a oferecer.
Se quiser uma ajuda para desenvolver sua estratégia de marketing de escassez no Google Ads, entre em contato que poderemos ajudá-lo.
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