Uma das ações que as empresas esperam dos visitantes em seu site é o preenchimento de um formulário de contato. Estes visitantes passam a integrar a base de dados da empresa e se tornam leads.
Se você utiliza formulários em seu site, provavelmente, utiliza as informações recolhidas para fazer ligações para seus leads. Estes contatos também podem ser utilizados em campanhas de publicidade digital, por exemplo, o e-mail marketing.
Mas é evidente que nem todos os visitantes que chegam a um site preenchem o formulário. Mas, por que será que eles abandonam o site sem realizar esta conversão?
Talvez um dos motivos é que seus formulários precisam ser otimizados.
Se perceber que um número considerável de visitantes está chegando ao seu site, mas saindo sem preencher seus formulários, talvez você precise seguir as 9 dicas que alistamos abaixo.
O tamanho do formulário é realmente importante. Quantos campos devem fazer parte de um formulário otimizado?
Não há valores definidos. Isto muito depende do ramo de atuação de sua empresa. Muitos negócios B2B exigem um preenchimento mais detalhado. Por exemplo, muitos websites costumam solicitar diversas informações sobre as empresas que entram em contato, que vão desde dados genéricos, como ramo de atuação, até a quantidade de empregados.
De qualquer forma, é importante reduzir ao máximo o número de campos. Reavalie quais são as informações realmente importantes neste contato. Cuidado para não ceder ao desejo de obter diversos detalhes do usuário por simples curiosidade. Há casos de empresas que aumentaram o número de conversões em 120% simplesmente por reduzir o número de campos de seu formulário de 11 para 4. Se achar que vale a pena sacrificar a quantidade de informação extra em troca de maiores conversões, então considere realizar tal redução.
Pedir informações bancárias, como dados sobre cartão de crédito, devem ser feitos somente quando estritamente necessário.
Além disso, cuidado com o campo “Telefone”. A menos que realmente realize ligações pós-contato ou pós-venda, fuja deste campo. Ele costuma derrubar o número de conversões. A maioria das pessoas manifestam certo receio em informar seu telefone, temendo serem insistentemente importunadas. Se o campo “Telefone” for essencial para o seu negócio, utilize-o. Do contrário, deixe-o de fora. Uma alternativa, é deixá-lo no formulário como preenchimento opcional.
Quem nunca inseriu informações erradas ao preencher um formulário?
O problema é que muitas pessoas só são informadas disso quando terminam todo o preenchimento e clicam no botão Enviar.
Para otimizar seus formulários, informe os erros em tempo real. Isto significa também informar o usuário quando uma área do formulário for preenchida corretamente.
Isto é importante para garantir que a experiência seja suave para o usuário em seu site.
Existem informações realmente necessárias, e outras que são apenas interessantes.
Você pode inserir no seu formulário os campos que solicitam informações interessantes, sem torná-los obrigatórios.
Para todos os campos necessários, inclua um asterisco (*) e informe seus visitantes de que seu preenchimento é obrigatório.
Se você possui um aplicativo corporativo, também precisa se preocupar com os teclados adaptados às entradas de texto.
Na imagem abaixo, vemos duas situações distintas.
Em uma delas, o usuário precisa clicar no botão numérico para ativar o teclado numérico. Na imagem ao lado, no formulário otimizado, a entrada numérica é automaticamente ativada quando o campo requer o preenchimento de números.
Que tipo de informações são importantes para facilitar o preenchimento?
Por exemplo, ao escolher uma data, os usuários gostam do contexto onde um calendário é exibido. Assim, em vez de digitar uma data, o usuário clica na data desejada.
Facilitar o preenchimento do usuário, diminui o abandono do processo e evita distrações.
Avise os usuários de que eles não serão bombardeados com spams de sua empresa. Mas, por que isso é importante?
Informá-los quanto ao uso que será feito com os dados recebidos pode diminuir o receio deles em preencher os dados pessoais.
De modo geral, estamos acostumados com o famoso “Enviar”.
No entanto, o texto deste botão pode ser aproveitado para criar call-to-actions chamativos e esclarecedores.
Isto significa realizar diversos testes para ver quais variações são mais eficientes. Se estiver disponibilizando um e-book pós-preenchimento, o que acha de testar um texto tal como “Receber meu e-book agora” em vez de simplesmente usar “Enviar”?
Os testes mostram que utilizam call-to-actions esclarecedores ajudam a aumentar a taxa de conversão em formulários.
E por falar em esclarecedor, teste o design para encontrar o tamanho e a cor ideal do botão de chamada à ação. Afinal, botões destacados são muito mais eficientes do que utilizar apenas um link de texto. Além disso, verifique o tamanho do botão realizando testes em computadores e dispositivos móveis.
Atente também para a mensagem de envio concluído. Para que o internauta saiba que o processo de envio foi concluído, é importante a exibição de uma mensagem de agradecimento.
Isto evitará que o usuário fique na dúvida se conseguiu enviar a mensagem corretamente, talvez até repetindo o processo outras vezes.
A melhor forma de avaliar e melhorar o desempenho dos seus formulários é testá-los constantemente. Varie o tipo de informações solicitadas, o design e a quantidade de dados requeridos.
Estes são passos importantes para ajudar os visitantes do seu site a preencherem um formulário e tornarem-se leads que, por sua vez, poderão se tornar clientes leais.
Além de tudo o que foi mencionado, não deixe de conferir nosso guia sobre como criar formulários para cada estágio do funil de Conversão. Ali você verá como criar diferentes formulários para pessoas que estão no estágio de Conscientização, Consideração e Decisão do funil de compras.
No entanto, antes de preencher um formulário, é necessário que seu público-alvo o encontre. Para isso, você precisa anunciar no Google.
Assim, você consegue exibir seu site em posições destacadas no Google, exatamente quando as pessoas estiverem procurando pelos produtos e serviços oferecidos por sua empresa. Estes anúncios são chamados de Links Patrocinados.
Os anúncios do Google Ads são ativados de acordo com os termos digitados pelos usuários. Assim, a publicidade é exibida levando em consideração o contexto.
Portanto, não perca mais tempo nem dinheiro. Comece hoje mesmo a anunciar no Google e seja encontrado pelos futuros clientes na hora certa: quando eles precisarem de você.
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