O Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC, do inglês user generated content) refere-se a uma técnica de marketing digital visando melhorar o posicionamento de um site nos motores de busca, como o Google. Com um site melhor posicionado, você terá mais visitas e, consequentemente, mais conversões.
O UGC tem outra vantagem interessante. Ao permitir que o conteúdo seja gerado pelos usuários, as pessoas criam uma ligação maior com o site da empresa. Isto gera um senso de comunidade que pode trazer bons resultados para o marketing digital da marca.
Como mencionado, o Conteúdo Gerado Pelos Usuários podem ajudar a melhorar o posicionamento do seu site. De que forma?
Quando o rastreador do motor de busca chegar ao seu site, ele encontrará um maior número de informações. Ou seja, além do conteúdo que você criou (que contextualiza o tema da página), haverá também informações postadas pelos usuários.
Em outras palavras, estamos falando de conteúdo relevante combinado. Isto pode fazer com que seu site seja indexado para novos termos de pesquisa. Isto porque os usuários podem utilizar palavras-chave importantes que não foram usadas por você na criação de sua página.
Quando uma empresa decide utilizar a estratégia do conteúdo gerado pelos usuários, existem diversas opções disponíveis. Algumas delas são as seguintes:
Quando uma pessoa faz um comentário sobre seu produto ou serviço, ela utiliza palavras-chave associadas ao que você está disponibilizando.
Em muitos casos, à medida que mais e mais comentários forem postados, novas palavras-chave de cauda longa aparecerão em suas páginas. Algumas delas talvez até sejam surpresa para você.
Criar um fórum pode aumentar a quantidade de conteúdo em seu site. Isto porque os fóruns estimulam a “conversação”. Ou seja, isto vai muito além de um simples comentário. Um fórum gera conversas, discussões – um conteúdo específico que vai crescendo e crescendo, e pode aumentar a relevância das páginas.
Outra vantagem dos fóruns é que os próprios usuários respondem às dúvidas de outros usuários sobre os produtos ou serviços de sua marca. Assim, o suporte acaba sendo realizado pelos próprios clientes, diminuindo as tarefas de sua equipe interna.
Sabemos que nem todas as buscas na internet são feitas usando palavras-chave. Algumas delas são buscas visuais, como as realizadas no Google Imagens.
Portanto, uma página com conteúdo rico em imagens pode ajudar seu site a ser encontrado por seus prospectivos clientes.
Neste respeito, páginas que permitem que os usuários façam upload de imagens e vídeo podem otimizar as buscas para este tipo de pesquisa visual.
Mas, nem tudo são flores na estratégia de marketing do UGC.
Como percebido, utilizar esta estratégia de marketing significa abrir mão de certo controle sobre o conteúdo que você produz. Este controle acaba passando para as mãos dos usuários. E é aí que podem surgir alguns problemas.
Para início de conversa, se as páginas abrirem espaço para o conteúdo gerado pelo usuário, spammers poderão aproveitar esta porta. Se as páginas do seu site tiverem conteúdo de spam, isto terá um efeito contrário junto aos mecanismos de busca. Spammers podem usar suas páginas para criar links para outras páginas com malwares e vírus. Ou seja, seu site pode ser classificado de forma negativa e cair no posicionamento do Google.
Você pode pensar em colocar um pessoal para moderar o conteúdo, filtrando spams. Esta é uma opção. No entanto, com isso, você perde a grande vantagem oferecida pelo UGC – que é a geração automática de conteúdo para seu site. Com a moderação, você coloca um fardo adicional sobre sua equipe, o que significará tempo e investimento.
Além disso, outro fator que precisa ser levado em consideração é a qualidade do conteúdo gerado pelos usuários. Não adianta você ter centenas de comentários em uma página, se as postagens não agregarem conteúdo de qualidade.
Por exemplo, em um fórum, os usuários podem criar diversos tópicos redundantes, e isto afetará negativamente o SEO do seu site.
No caso das imagens e vídeos, tenha em mente que os usuários poderão fazer upload de conteúdo impróprio. Talvez, quando você se der conta disso, diversos clientes já terão sido expostos a este conteúdo.
Como visto, em muitos casos, o UGC pode ser mais trabalhoso do que vantajoso. Você precisará empregar pessoal e tecnologias para monitorar e filtrar o conteúdo, garantindo que as informações geradas pelos usuários estejam alinhadas à sua marca.
Diante do que foi apresentado, está pensando em alguma alternativa mais rentável e menos problemática?
Muitas empresas preferem empregar seu investimento de outra forma mais rentável. Isto pode ser feito com o Google Ads.
Se o seu objetivo é aumentar o tráfego de qualidade em seu site, e gerar mais vendas, o Google Ads é a melhor solução.
Com esta publicidade, você pode colocar seu site na primeira página do Google, de forma rápida.
Os anúncios (conhecidos como Links Patrocinados) são exibidos quando as pessoas pesquisam por palavras-chave do seu ramo de negócio. E os anúncios são personalizados de acordo com a pesquisa feita.
Por exemplo, digamos que você tenha um e-commerce de roupas. Se alguém pesquisar por “camisas masculinas” o anúncio será de camisas masculinas, apontando para a página correspondente. Mas se a busca for por “calças femininas”, ele será impactado pelo anúncio certo e direcionado para a página de calças femininas.
E você só paga quando as pessoas clicarem nos seus anúncios. Assim, a publicidade do Google Ads é o formato de marketing digital que oferece o melhor custo-benefício.
O que acha de começar a investir no mais vantajoso formato de marketing online? Entre em contato para esclarecer todas suas dúvidas.
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