Quais são algumas técnicas que você pode aplicar em seu site e conteúdo para deixá-lo devidamente preparado para as buscas por voz e assistentes virtuais?
A pesquisa por voz é uma forma de busca que cresce a cada dia. Alguns estudos apontam que cerca de 30% e 50% das buscas são iniciadas por comandos de voz.
Por isso, é importante que sua empresa tenha páginas e conteúdo otimizado para buscas por voz.
Quais são algumas técnicas que você pode aplicar em seu site e conteúdo para deixá-lo devidamente preparado para as buscas por voz e assistentes virtuais?
O Que É Pesquisa Por Voz
A pesquisa por voz é uma tecnologia que permite ao usuário realizar buscas nos mecanismos de pesquisa utilizando somente a voz, sem precisar digitar.
Com estas funções, é possível realizar buscas comuns no Google, criar lembretes e também obter rotas até um local.
No Google, o sistema é “despertado” por meio do comando de voz: “Ok, Google” ou tocando no ícone de microfone à direita do campo de pesquisas
Estude as Perguntas dos Clientes Para Aparecer em Destaque nas Pesquisas Por Voz
Independentemente de qual seja o segmento da sua empresa, as técnicas para otimizar conteúdo para pesquisa por voz são basicamente as mesmas.
Uma delas está relacionado às perguntas feitas pelos clientes e leads. Afinal, as perguntas são a força motriz das pesquisas realizadas por voz.
Neste estudo, é preciso identificar quais são as perguntas que seu público-alvo está fazendo. Que palavras e termos são utilizados? Lembre-se que as palavras que as pessoas usam em uma busca por voz são diferentes das pesquisas digitadas. Na verdade, o número de palavras usadas na pesquisa por voz é maior do que quando as pessoas fazem buscas manuais. O uso de perguntas é dominante, diferentemente do que acontece nas buscas digitadas. Portanto, para realizar este estudo, não se baseie em relatórios de pesquisas digitadas.
Um outro ponto para ter em mente: note que muitas perguntas principais podem ter pequenas variações de pessoa para pessoa. Sendo assim, desenvolva uma lista com estas variações, ou seja, perguntas que sejam relacionadas às perguntas principais.
Após isso, você conseguirá escrever um artigo capaz de responder cada uma destas perguntas de forma coesa. Isto ajudará a melhorar o posicionamento das suas páginas nas buscas do Google.
Conteúdo Otimizado Para Voz + Google Ads = Mais Clientes e Mais Vendas
Faça uma busca por voz para os produtos ou serviços oferecidos por sua empresa. Seu site aparece nas primeiras posições?
Se a resposta for “não”, existe uma forma de colocar seu site nas primeiras posições. Isto é feito por meio do Google Ads.
Como Funciona o Google Ads nas Pesquisas Por Voz
Nas campanhas do Google Ads, seu anúncio (conhecido como Links Patrocinados) só aparece quando as perguntas feitas pelos clientes tiverem relação direta com o que você está oferecendo. Assim, você consegue impedir que seu site apareça em consultas que não tenham relevância direta para seu negócio.
O Google Ads funciona com base em leilão sobre as palavras-chave. Isto significa que você dá um valor máximo que está disposto a pagar por cliques recebidos em seu anúncio. Este valor é você quem decide, levando em consideração seu orçamento publicitário.
Evidentemente, para os termos mais rentáveis, você dará um lance maior. Se a pessoa clicar, você pagará um valor igual ou menor do que o lance dado. Se a pessoa visualizar seu anúncio e não clicar, você não pagará nada por isso.
As campanhas são criadas com muita precisão. Isto é feito para que o anúncio exibido tenha relação direta com a busca por voz do cliente. Além disso, a página de destino (página para onde o cliente vai após clicar no anúncio) também tem relação direta com os termos usados na pesquisa por voz.
O que acha de realizar um teste e colocar seu site na primeira página do Google (tanto para pesquisas digitadas quanto para buscas por voz)? Se você nunca anunciou no Google, talvez esta seja uma grande oportunidade. Uma agência Google Partner pode ajudá-lo nesta tarefa.