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Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Marketing de Performance

Conheça a definição do que é Marketing de Performance ou marketing de desempenho. Veja como ele difere das estratégias de marketing tradicionais.

 

Marketing de Performance (também conhecido como marketing de desempenho) é um segmento do marketing digital voltado para a obtenção de resultados.

Neste formato, as empresas pagam somente pelos resultados alcançados. Isto difere do marketing tradicional onde as empresas pagam de forma antecipada, independentemente da campanha de anúncios atingir seus objetivos ou não.

Sendo assim, o objetivo do investimento é ser o mais preciso e rentável possível.

Portanto, não é difícil de concluir que, para muitos, o retorno sobre investimentos (ROI) seja a principal coluna do marketing de performance.

Marketing de Performance É Sobre Resultados Reais

 

Como já identificado pelo seu nome, o marketing de performance está diretamente focado no desempenho das campanhas publicitárias.

Isto significa que é uma estratégia de marketing focada em métricas de resultados e KPIs.

Mas, que resultados são esses?

Pode ser a venda de um produto, a contratação de um serviço, a assinatura de uma newsletter ou qualquer outra ação definida por sua empresa como conversão.

Resultados no marketing de performance

Desta forma, vemos que não se trata de um marketing onde a empresa paga pelas impressões de anúncios.

Portanto, de modo geral, as campanhas de branding não costumam ser enquadradas no marketing de desempenho.

Neste segmento do marketing digital, o que realmente importa são os resultados.

Logo, a análise rigorosa e acompanhamento detalhado de relatórios de desempenho são obrigatórias no marketing de performance.

Veículos Online de Marketing de Performance

 

Existem plataformas de publicidade para veicular anúncios do marketing de performance e oferecer relatórios sobre as métricas de desempenho.

Por exemplo, existe o Facebook Ads.

O Facebook Ads permite que as empresas exibam sua publicidade dentro da rede social, por meio de banners laterais ou anúncios no feed de notícias.

O Instagram Ads é outra plataforma para exibir anúncios focados no marketing de performance. No Instagram, os anúncios são exibidos em formato de imagens, GIFs e vídeos.

Google Ads – O Principal Veículo Para Campanhas de Marketing de Desempenho

 

Agora, vamos falar um pouco sobre Google Ads – o principal canal para a publicidade de performance.

A plataforma oferece uma série de canais onde os anúncios podem ser exibidos. Os principais são os seguintes:

Rede de Pesquisa

 

No mecanismo de busca do Google, os anúncios são exibidos de acordo com os termos digitados pelos usuários, e somente para quem estiver procurando por aquilo que sua empresa tem a oferecer.

Rede de Display

 

Conglomerado de milhões de sites e aplicativos parceiros do Google que veicula anúncios de texto, vídeos e banners.

YouTube

 

O maior site de vídeos do planeta é usado por muitas empresas em suas estratégias de marketing de performance.

Google Play

 

Oferece espaço para as empresas divulgarem seus aplicativos corporativos. Desta forma, quando as pessoas procurarem por aplicativos relacionados ao seu negócio, podem ver seus anúncios em destaque.

Google Shopping

 

Plataforma onde os anúncios são exibidos com fotos, preços e outros detalhes dos produtos anunciados.

Benefícios do Marketing de Desempenho

 

As oportunidades oferecidas por esta disciplina do marketing digital são muito grandes. Ela pode ajudar sua empresa a expandir seus negócios.

Não se trata de uma moda passageira – este marketing veio pra ficar.

Como visto, o marketing de performance está concentrado no desempenho. E, certamente, um bom desempenho é algo que você espera para sua empresa.

No entanto, para tirar pleno proveito deste segmento do marketing é necessário contratar uma agência especializada em marketing de performance.

Uma agência Google Partner é responsável por criar os anúncios do Google Ads. Neste processo, ela está focada em aspectos importantes para a conversão final, a saber:

  • Quem são seus clientes
  • O que eles querem agora

Analisando todo este contexto, os anúncios são criados focados em performance.

Fatores igualmente importantes para o bom desempenho dos seus anúncios são: segmentar corretamente o público-alvo, qualidade e relevância.

Além disso, é preciso definir os KPIs corretos para medir os resultados, e realizar quaisquer ajustes necessários para otimizar as campanhas.

Portanto, alinhar a publicidade dia após dia, visando os melhores resultados, são premissa para campanhas focadas em performance e excelência.