– Em tempos de crise, todos esforços necessários devem ser aplicados com o objetivo de melhorar as vendas em sua loja. Você está consciente da necessidade de uma publicidade online eficaz. Talvez até mesmo já tenha contratado a consultoria de uma agência de Links Patrocinados.
– Ainda assim, talvez se pergunte se há campos para ampliar ou melhorar sua publicidade na internet. Será que todo o potencial dos anúncios no Google Ads estão sendo aproveitados? Como acompanhar e aumentar as vendas realizadas em sua loja física?
– Vamos analisar dois conceitos sobre o acompanhamento de vendas na loja: o upload direto e o parceiro de dados. Primeiramente, vejamos a importância deste processo.
– Por que é importante acompanhar as ferramentas de vendas ocorridas na loja? Com esta análise, o empresário consegue ter uma visão melhor de como a publicidade dos Links Patrocinados está impactando as vendas na loja física. Afinal, embora o Google Ads exiba anúncios na internet, as vendas podem acontecer presencialmente ou por meio de telefonemas.
– Se você possui uma loja física, então, as receitas de vendas presenciais e/ou por telefone precisam ser consideradas ao avaliar o desempenho dos Links Patrocinados.
– Por esta razão, de modo geral, existem duas formas de acompanhar as conversões no ambiente offline. O Google Ads define-as como: upload direto e parceiro de dados. Do que se tratam?
– No Upload Direto, as informações das vendas na loja física, disponíveis em um Sistema de Gerenciamento de Relacionamento Com o Cliente (CRM), por exemplo, são importadas para o Google Ads. O administrador de sua conta pode fazer o upload manual ou ainda utilizar a API do Google Ads.
– Cabe ressaltar que a empresa tem a obrigação de disponibilizar para upload somente dados próprios. Ou seja, as informações disponíveis sobre seus clientes no CRM e loja física.
– Após isso, o Google compara os dados dos seus clientes nas transações offline com as informações de usuários na internet.
– Os dados podem ser classificados de acordo com dispositivos ou campanhas publicitárias (tanto Google Shopping quanto rede de pesquisa).
– É importante destacar que a precisão e relevância destes relatórios dependerá de alguns fatores como:
– No acompanhamento de conversões Parceiro de Dados, a empresa compartilha suas informações de vendas off-line registradas em um sistema CRM. A agência, por sua vez, instala uma tag de acompanhamento no seu website. Com esta tag, é mais fácil identificar a correspondência entre vendas off-line e os cliques nos Links Patrocinados.
– Em seguida, a agência faz o upload das vendas presenciais para a sua conta do Google Ads. A partir daí, é mais identificar quais palavras-chave, anúncios, grupos de anúncios e campanhas estão desempenhando um papel ativo em aumentar as vendas na loja física.
– O Google Ads tem disponibilizado este recurso somente para grandes anunciantes que possuem lojas físicas em diversos locais.
– O processo para se inscrever no programa Parceiro de Dados envolve contatar o consultor de Links Patrocinados para verificar se a empresa está habilitada. Posteriormente, é necessário fazer toda a configuração do recurso, o que inclui:
– Otimizar as campanhas do Google Ads envolve melhorar os resultados não apenas nas vendas online, mas também nas vendas ocorridas em sua loja física. A publicidade é online, mas os resultados estão nos âmbitos on e off.
– Para planejar ações de marketing visando os melhores resultados, é necessário compreender o impacto dos canais publicitários em suas vendas.
– Isto envolve uma compreensão profunda dos dados obtidos pela empresa e de como podem ser desenvolvidas estratégias eficientes. Lembre-se que, provavelmente, seus concorrentes estão desenvolvendo (ou já desenvolveram) estratégias semelhantes. Em outras palavras, isto significa que eles estão capturando grande parte dos clientes valiosos nas imediações de sua loja.
– O que você pode fazer para reverter esta situação?
– Uma forma é permitir que agências parceiras do Google Ads (conhecidas como agências Google Partner) gerenciem suas campanhas publicitárias. Este pode ser o diferencial que você precisa para colocar sua empresa à frente da concorrência. O conhecimento e experiência destas agências (avaliadas e aprovadas diretamente pelo Google Ads) serão traduzidos em otimização para gerar mais visitas e vendas em sua loja.
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