– Um gerenciamento detalhado dos usuários que clicam nos Links Patrocinados e chegam às páginas de destino é essencial para encontrar os clientes que são realmente valiosos para o anunciante.
– Para identificar estes clientes, é necessário utilizar as métricas corretas, de acordo com as metas publicitárias. Este é um passo importante para garantir que a empresa obtenha lucros com sua publicidade online.
– Métricas claras precisam ser definidas antes de iniciar uma campanha. Isto orientará a criação dos Links Patrocinados, o setup das campanhas, e a geração de relatórios.
– As métricas devem estar diretamente relacionadas aos objetivos do marketing online, entre eles:
– Por exemplo, ao criar campanhas de branding, a agência de Links Patrocinados mantém-se focada em canais de marketing específicos, como campanhas publicitárias no formato de vídeo, Rede de Display, etc. Sondagens Brand Lift e engajamento com vídeos estão entre as métricas utilizadas para acompanhar a performance.
– Por outro lado, metas de geração de leads fazem com que o consultor dê atenção a outras métricas, tais como CPA.
– Isto significa que diferentes objetivos de marketing trazem consigo diferentes métricas alinhadas às metas da empresa.
– Com a fragmentação do ciclo de compras dos consumidores, torna-se um desafio para as empresas identificarem o desempenho de cada canal de marketing. Considere o seguinte em uma campanha que visa aumentar as vendas de uma loja:
– Um usuário visualiza um Link Patrocinado de uma máquina de lavar roupas e visita a página de destino do anunciante. Embora interessado, este usuário não costuma realizar compras pela internet. Tendo em vista que há uma loja física do anunciante em sua cidade, o usuário faz uma visita presencial e compra a máquina de lavar.
– Neste exemplo, o retorno sobre investimento não aparecerá como resposta direta ao clique no Link Patrocinado. A conversão foi fragmentada. Se despercebido, o canal perderá seu valor ao computar os lucros.
– Pesquisas realizadas na loja são uma das soluções para compreender os canais de marketing que estão trazendo as pessoas ao estabelecimento.
– O fato é que se torna necessário uma reestruturação onde ferramentas analíticas online e offline são utilizadas para que as métricas realmente funcionem, e os canais valiosos sejam identificados.
– Por outro lado, o consultor do Google Ads precisa estar concentrado na qualidade do tráfego que está chegando ao site. Assim, se estamos falando em leads, precisamos ver o valor de cada um deles, se havemos de interpretar o real impacto dos anúncios online. (Por exemplo: Impressões visíveis são importantes em uma campanha de branding, mas desde que os clientes potenciais sejam impactados).
– O valor dos clientes que estão se engajando com a publicidade dos Links Patrocinados é muitíssimo relevante. O que está envolvido nisso?
– É preciso levar em consideração não somente o lucro que cada cliente traz para a empresa na compra atual, mas também sua fidelidade que gerará compras futuras. Para isso, deve-se utilizar métricas como LifeTime Value que está focada em satisfação e benefícios a longo prazo.
– Em uma análise detalhada, pode-se descobrir que uma pequena parcela dos clientes é responsável pela maioria das vendas. Se identificar quem são esses, é possível aproveitar melhor o investimento no Google Ads e aumentar as vendas.
– Por isso, é preciso conhecer o cliente, identificar aqueles que voltam a comprar da empresa, aqueles que demonstram lealdade à marca. Deve-se medir clientes, e não somente transações.
– Com isso em mente, é possível concentrar-se nas métricas e performances apropriadas e identificar o valor dos clientes a longo prazo.
– Isto é de ajuda para aproveitar melhor o investimento na publicidade dos Links Patrocinados, resultando em maiores lucros para a empresa que anuncia na internet.
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